Michael Dorn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade. (desde março de 2013)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Michael Dorn
Michael Dorn
Nascimento 9 de Dezembro de 1952 (61 anos)
Luling, Texas, Estados Unidos Estados Unidos
Ocupação Ator
Dublador
IMDb: (inglês)

Michael Dorn (Luling, 9 de dezembro de 1952) é um ator norte-americano.

No início de sua carreira começou atuando em filmes e séries famosas do final dos anos 70, como por exemplo no filme Rocky, de 1976, onde foi um dos seguranças de Appolo Creed e no seriado CHIPS, onde representou o Oficial Jebediah Turner em 31 episódios de 1979 à 1982. Também fez participações em outras séries dos anos 80, como Punky Brewster e Parker Lewis Can't Lose até conseguir um papel fixo no seriado Star Trek: The Next Generation onde representou o klingon Worf nas telesséries Star Trek: The Next Generation e Star Trek: Deep Space Nine e nos longa-metragens para o cinema relacionados à primeira. É o ator com maior número de atuações em Star Trek, com 176 dos 178 episódios da The Next Generation e 101 dos 176 de Deep Space Nine, além de participar dos últimos cinco filmes (desde Star Trek VI: The Undiscovered Country até Star Trek: Nemesis). Também atuou como o Presidente dos EUA em dois episódios do seriado Heroes.

Graças a sua excelente voz, fez muitas dublagens de desenhos animados. Dentre os vários trabalhos como dublador, emprestou sua voz para o Minotauro no desenho animado da DisneyHercules, para Kalibak em Superman: The Animated Series e para o caçador Kraven em Spider-Man: The New Animated Series. Foi também o narrador do desenho animado Johnny Bravo além de ter feito algumas dublagens para séries famosas de desenhos animados como Liga da Justiça e Family Guy. Também fez parte da dublagem de Fallout 2 nas vozes do sheriff Marcus e na do último chefe do jogo Frank horrigan.Ele reprisou o papel do sheriff Marcus em Fallout: New Vegas

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.