Michael Higgins

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Michael Higgins
9º presidente da Irlanda República da Irlanda
Período de governo 11 de novembro de 2011
a presente
Antecessor(a) Mary McAleese
Vida
Nascimento 18 de abril de 1941 (73 anos)
Dados pessoais
Partido Partido Trabalhista
Profissão Escritor

Michael Daniel Higgins (em irlandês: Micheál D. Ó hUigínn, Limerick, 18 de abril de 1941) é um político, poeta, escritor e radialista irlandês.

Estudou na Universidade de Galway (Irlanda), na Universidade de Manchester (Inglaterra) e na Universidade de Indiana (Estados Unidos).

É o atual Presidente da Irlanda, ao ter vencido a eleição presidencial irlandesa de 2011[1] realizada em 27 de outubro. Foi presidente do Partido Trabalhista da Irlanda até que ganhou a eleição presidencial. Fora antes Teachta Dála (TD) pelo círculo de Galway West[2] e foi ministro das artes, cultura e do "Gaeltacht" entre 1993 e 1997, nos governos de Albert Reynolds e John Bruton.

Eleição presidencial de 2011[editar | editar código-fonte]

Foi nomeado candidato à eleição presidencial irlandesa de 2011 no dia 19 de junho de 2011 durante uma reunião do comité nacional executivo do grupo parlamentar trabalhista no Oireachtas[3] . No dia 27 de outubro realizaram-se as eleições, cujo resultado foi anunciado no dia 29[4] : contados as primeiras preferências, uma vez que na República da Irlanda os eleitores listam os candidatos pela ordem da sua escolha e não fazem um voto só num candidato, Higgins obteve 39,6% dessas primeiras escolhas, seguido do candidato independente Seán Gallagher (28,5%) e de Martin McGuinness (13,7%) do Sinn Féin, o vice-primeiro-ministro da Irlanda do Norte que agitou a campanha, ao entrar na corrida pela presidência com o propósito de lutar pela unificação da ilha.

Referências


Precedido por
Mary McAleese
Presidente da Irlanda
2011 - presente
Sucedido por
Incumbente


Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.