Michael Voslensky

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Michael Voslenski (Mikhail Sergeyevich Voslensky, em russo: Михаил Сергеевич Восленский) (Berdyansk, Ucrânia, 6 de dezembro de 19208 de fevereiro de 1997, Bonn) foi um escritor da antiga União Soviética, cientista e diplomata, um dos autores do livro Nomenklatura: A Classe soviética dominante, sobre a nomenklatura soviética, traduzido em 14 línguas e impresso em várias edições.

Michael Voslensky foi um intérprete da União Soviética durante o Julgamento de Nuremberg. Entre 1953-1955, trabalhou no Conselho Mundial da Paz. Mais tarde trabalhou na Academia de Ciências da União Soviética.

Em 1974, após 4 anos de vida na Alemanha Ocidental, foi despojado da cidadania soviética (restaurada em 1990) e trabalhou no Forschungsinstitut für sowjetische Gegenwart ("Instituto de Pesquisas para a União Soviética").

Seu livro, Nomenklatura foi motivado pelas idéias de Milovan Djilas sobre a Nova Classe emergente na Estado comunista.

Em seu livro, Segredos Revelados: Falam os Arquivos de Moscou apresenta o papel do terror no sistema soviético, a evolução da KGB e da polícia secreta na União Soviética bem como o papel da "nomenklatura" na hierarquia da burocracia do Estado.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Michael Voslensky. Nomenklatura: The Soviet Ruling Class. 1st edition. ed. [S.l.]: Doubleday, 1984. ISBN 0-385-17657-0.
  • Michael Voslensky. Nomenklatura: Anatomy of the Soviet Ruling Class. 1st edition. ed. [S.l.]: The Bodley Head Ltd, London, 1984. ISBN 0-370-30471-3.
  • Original em Russo escrito em 1970, ddistribuído por samizdat, (eventually printed as Восленский М.С., Номенклатура. Господствующий класс Советского Союза. М., 1991).
  • Alemão: Nomenklatura : der herrschende Klasse der Sowjetunion
  • Восленский М. С. Из истории политики США в германском вопросе (1918–1919 гг.). М., 1954. (em russo)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]