Michael Widenius

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Michael Widenius (também conhecido por Monty Widenius) é um programador finlandês, conhecido por ser o principal autor da versão original do SGBD de código aberto MySQL, e um membro fundador da empresa MySQL AB.

Após os estudos (que não concluiu) na Universidade de Tecnologia de Helsínquia, Widenius começou a trabalhar para a empresa Tapio Laakso em 1981. Em 1985 fundou a TCX DataKonsult, uma empresa de armazenamento de dados (data warehousing) juntamente com Allan Larsson. Em 1995 começou a escrever a primeira versão da base de dados MySQL com David Axmark, lançada em 1996. Widenius é o co-autor do "MySQL Reference Manual", publicado pela editora O'Reilly em junho de 2002 e 2003.

Em 2004 tornou-se director técnico (CTOchief technical officer) da MySQL AB e continua a ser uma das principais figuras por trás do desenvolvimento do MySQL. Foi trabalhar para Sun quando esta adquiriu a MySQL AB e a deixou logo após o lançamento da versão 5.1, com a qual ficou insatisfeito[1] . Vive em Helsínquia com a segunda mulher e dois filhos.

References[editar | editar código-fonte]

  1. Widenius, Michael (2008-11-29). Oops, we did it again (MySQL 5.1 released as GA with crashing bugs) Monty says. Visitado em 2009-02-18.