Michuim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O mixuim ou meshwi (em árabe: مشوي; romaniz.:mašwī, «assado») é prato típico de origem norte-africana.


No Brasil[editar | editar código-fonte]

O “Michuim” é um prato árabe e foi introduzido na gastronomia através dos franceses que se estabeleceram no município de Fraiburgo.

Michuim quer dizer assado, grelhado. O michuim deve ter como único acompanhamento o pão, umedecido com temperos e recheado com fatias de carne, ficando parecido com um sanduíche.

É um prato típico de Fraiburgo, Santa Catarina, instituído pela lei 1788 de 01 de junho de 2004.[1]

Entende-se por “Michuim” adaptado à cultura, costumes e culinária do Município de Fraiburgo, a carne de cordeiro, temperada e recheada com manteiga, vinho branco, conhaque de uva, sal refinado e não refinado (sal grosso), alecrim (rosmarinus officinalis), cominho (cuminum cyminum) , coentro (coriandrum sativum), sálvia (salvia officinalis), alho (allium sativum), manjerona (origanum majorana), salsa (petroselinum crispum), noz-moscada (myristica bicuhyba schoot), louro (laurus nobilis), levada assada inteira ao calor produzido por brasas de madeira carbonizada ou in natura, em espeto único ou rolete.

Referências

  1. Digitalle, Info. «gedocnet - Consulta da Legislação Municipal Online - Busca De Leis - Fraiburgo» (PDF). www.legislacaomunicipal.com (em inglês). Consultado em 3 de novembro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

http://www.legislacaomunicipal.com/gedocnet/imagens/82947979000174/lei01788.pdf

http://fraiburgo.sc.gov.br/

Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.