Mick Hucknall

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mick Hucknall
Mick Hucknall em 2010
Informação geral
Nome completo Michael James Hucknall
Também conhecido(a) como Mick "Red" Hucknall
Nascimento 8 de junho de 1960 (54 anos)
Origem Denton, Lancashire
País  Reino Unido
Gênero(s) Pop, soul, R&B
Ocupação(ões) Músico, compositor e produtor
Outras ocupações Viticultor
Gravadora(s) WEA Records (1985–1990)
EastWest Records (1991–2002)
simplyred.com (2003–presente)
Afiliação(ões) Simply Red
(1984–2010)
Página oficial Simply Red Official Site

Michael James Hucknall (Denton, 8 de junho de 1960), conhecido como Mick Hucknall, é vocalista e foi o principal membro e compositor da banda Simply Red.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Mick Hucknall nasceu em Denton, Lancashire, Reino Unido, a 8 de Junho de 1960, único filho de Reginald Hucknall (1935-2009), e de Maurren Hucknall. Estudou na Audenshaw School, em Audenshaw, próximo a Manchester. Quando Mick tinha 3 anos, a sua mãe, Maureen, abandona a família e, Mick foi criado sozinho pelo pai, que era proprietário de uma barbearia em Stockport, nos arredores de Manchester. Reencontrou a mãe poucas vezes depois disso: em 1990, em Dallas, Texas, onde ela vivia e 18 anos depois, mais uma vez chamando a atenção da mídia. Mick tem uma filha, Romy True Hucknall, nascida em 14 de junho de 2007, com a sua companheira Gabriella Wesberry.[1] Hucknall e Wesberry casaram em 25 de maio de 2010, no Castelo Forter, do século XVI, em Glenisla, Perthshire, Escócia. Ele passa uma considerável quantidade de tempo na Irlanda, onde ele comprou uma propriedade (Glenmore Estate) no condado de Donegal. O seu nome artístico surgiu de um mau entendido. Quando perguntado pelo apresentador de um show sobre o seu nome, Hucknall disse "Vermelho (Red)". Devido ao alto barulho, o apresentador voltou a perguntar seu nome, e Hucknall gritou "Apenas Vermelho (Simply Red)". O apresentador entendeu mal e anunciou "Simply Red".

Carreira[editar | editar código-fonte]

Mick começou a carreira como DJ e o seu primeiro contato com o meio artístico foi através do cenário inglês setentista do punk, com a banda Frantic Elevators. quando surgiriam bandas como Sex Pistols e Joy Division. O seu sucesso veio, no entanto, com o grupo Simply Red, através do qual conseguiram o primeiro grande hit, que foi "Holding Back the Years". Atualmente, além da música, Mick também produz vinho tinto em Itália, chamado "Il Cantante" (O cantor) e é um dos donos do restaurante Man Ray, em Paris, ao lado de Johnny Depp, John Malkovich e Sean Penn. É reconhecido ainda como grande fã e sócio colaborativo do time inglês de futebol Manchester United.[1] Mick é ainda proprietário do selo simplyred.com e um dos fundadores do selo de reggae Blood and Fire.

Em 2008, lançou um álbum a solo Tribute to Bobby, que foi o primeiro da sua carreira a solo, com a descontinuidade dos Simply Red no final de 2010, após 26 anos de consecutivos sucessos.

Em 2012, lançou o segundo álbum a solo, uma compilação dos seus temas soul favoritos, com o titulo American Soul.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • McGIBBON, Robin e McGIBBON, Rob. Simply Mick: Mick Hucknall of Simply Red: the inside story. Reino Unido: Weidenfeld & Nicolson, 1994.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]