Mickey - O Príncipe e o Mendigo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde abril de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
The Prince and the Pauper
O Príncipe e o Mendigo (BR)
 Estados Unidos
1990 • cor • 24 min 
Direção George Scribner
Roteiro Mark Twain, Gerrit Graham and Sam Graham
Elenco Wayne Allwine Arthur Burghardt Bill Farmer Elvia Allman Tony Anselmo
Género infantil
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

O Príncipe e o Mendigo (no original em inglês, The Prince and the Pauper) é uma curta-metragem de animação de aproximadamente 24 minutos, estrelando Mickey Mouse, Pateta e o Pato Donald. Foi inspirado no conto original "O Príncipe e o Mendigo" de Mark Twain. O filme foi lançado em 16 novembro de 1990, juntamente com Bernado e Bianca 2.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Mickey junto de seu amigo Pateta, e seu cachorro Pluto, são pobres camponeses e sonham em viver como reis. Um dia, ao ir ao palácio atrás de seu cachorro, Mickey se encontra com o Príncipe, que é literalmente a sua cara. Os dois resolvem trocar de lugar por um dia, para ver como é a vida do outro, porém, fora do palácio o príncipe descobre que o Capitão da Guarda, João Bafo de Onça, estava roubando de seus súditos em nome do Rei. Enquanto isso, o Rei que estava muito doente, morre, e Mickey que está no lugar do Príncipe, irá ser coroado o novo Rei. Agora o Príncipe, com a ajuda de Pateta, e seu valete Donald, terá de voltar ao palácio antes da coroação, e enfrentar o Capitão Bafo de Onça, e ocupar o seu lugar no trono.

Dubladores[editar | editar código-fonte]

Original
Dublagem brasileira

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Nos anos 90 o filme foi lançado no VHS "Walt Disney Mini-Clássicos" (de 1992) e "Meus Contos Favoritos", e na fita estava incluido o curta "A Lenda da Caverna Adormecida" ("The Legend of Sleepy Hollow"), que já havia sido lançado antes no VHS "Histórias Arrepiantes de Disney" de 1988. Curioso é que "A Caverna Adormecida" foi dublada duas vezes no mesmo estúdio da SC-São Paulo (e com o mesmo narrador, que era Ronaldo Baptista), a primeira dublagem havia sido para o lançamento de "Histórias Arrepiantes", e nesta versão as canções não são traduzidas, já na fita de "O Príncipe e O Mendigo", todas as músicas foram traduzidas, o que ajuda na narração da história. Existe também uma dublagem mais antiga para a história da Caverna Adormecida, que foi feita para o filme "Dois Sujeitos Fabulosos", que trazia o curta junto de outro desenho. As duas dublagens da "SC" são somente para a versão separada da história de Ichabod, lançadas nos VHS, e também incluída no DVD "Fábulas Disney - Volume 1".
  • Na dublagem brasileira do filme "O Príncipe e O Mendigo", o dublador do Mickey, Orlando Viggiani, teve de fazer dois tipos de voz diferentes. Para o "Mickey mendigo", ele fez uma voz mais fina, e para o "Mickey príncipe" uma mais grossa.
  • O Príncipe e o Mendigo foi exibido somente uma vez na TV brasileira, no ano de 1999, pelo SBT, dentro da programação especial de Natal do Bom Dia & Cia.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]