Micrastur

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Como ler uma caixa taxonómicaMicrastur
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Falconidae
Género: Micrastur
Espécies
Ver texto
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Micrastur

Micrastur é um género de aves falconiformes da família Falconidae, onde se classificam sete espécies de falcões endémicos do Novo Mundo. Os falcões Micrastur habitam zonas de floresta tropical e subtropical do México, Guatemala, Argentina, Paraguai e Brasil. São aves muito difíceis de observar, no seu habitat natural de vegetação densa.

Estes falcões estão muito bem adaptados a um ambiente de vegetação densa: com asas curtas que permitem um vôo rápido, cauda longa que confere agilidade e um sentido de audição muito apurado. As espécies de Micrastur alimentam-se de outras aves, pequenos mamíferos e répteis. Tipicamente, permanecem imóveis em ramos de árvore, até que passa uma presa ao seu alcance. Então, lançam-se num ataque imediato que utiliza as vantagens da surpresa e rapidez. Estes falcões são, no entanto, muito flexíveis quanto ao modo de captura das presas, adaptando os métodos às situações que se apresentam. São também capazes de apanhar pequenos animais no solo.

A plumagem dos falcões Micrastur é muito variável de acordo com a espécie. A maioria apresenta um dorso escuro, contrastante com a zona ventral mais clara, cabeça escura e uma coleira branca em torno dos pescoço. Aspectos comuns a todas as espécies são: patas altas e amarelas, cauda longa com listas horizontais brancas, zona facial desprovida de penas e amarela.

Nenhuma destas espécies inspira cuidados de conservação.

Espécies[editar | editar código-fonte]