Micro-oxigenação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção sobre vinhos não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Junho de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A micro-oxigenação é uma técnica que começou a ser usada entre 1985 e 1990 com o propósito de ser uma alternativa ao amadurecimento - ou envelhecimento - do vinho em barris. Ela consiste em acrescentar uma pequena quantidade de oxigênio ao vinho melhorando sua cor, sua suavidade e seu equilibrio sempre de forma controlada.

Em geral, usam-se doses entre um a três mililitros por mês durante seis meses. Segundo os fabricantes, essa técnica não substitui o envelhecimento em barris mas é uma opção a mais no momento de fazer o "corte" do vinho que se pretende produzir.

Ícone de esboço Este artigo sobre Vinhos é um esboço relacionado ao Projeto Vinhos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.