Microclina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Microclina ou microclínio, (KAlSi3O8) é um importante mineral tectossilicato constituinte de rochas ígneas. Também designado por "feldspato alcalino", é comum no granito e rochas relacionadas e em rochas metamórficas.

Microclina

A Microclina é quimicamente idêntica à ortoclase mas cristaliza no sistema triclínico, sendo o ângulo prismático ligeiramente inferior a 90º e daí o nome "microclina" do grego "pequena inclinação". A microclina é idêntica à ortoclase em todas as suas propriedades físicas e apenas se pode distinguir daquela por meio de microscópio de luz polarizada ou por difracção de raios X; ao microscópio de luz polarizada a microclina exibe uma pequena e múltipla macla de carlsbad que resulta de uma estrutura em grelha que é inconfundível. É provável que muita da ortoclase seja realmente microclina.

Variedade de microclina (Amazonita)

A Pertita é microclina ou ortoclase com finas lamelas de albita exsolvida.

A pedra do Amazonas, ou amazonita, é uma bela variedade verde de microclina. Não se encontra em nenhum lugar da Bacia do Amazonas, no entanto, os exploradores espanhóis que lhe deram o nome a terão confundido com um outro mineral verde dessa região.

Conhece-se uma microclina sódica denominada anortoclase a qual é uma mistura isomorfa de KAlSi3O8 e NaAlSi3O8, com o silicato de sódio e alumínio em maior proporção.

ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]