Microcosmo (Cern)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Placa alusiva à invenção da Web

Micromosmo é o nome de uma grande local de exposição normalmente relacionadas com a física de partículas aberta ao público todos os dias no Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN) às portas de Genebra na Suíça. Mesmo se renovado periodicamente e muitas vezes em função de períodos especiais da organização como para aniversários relacionado com pessoas ou datas importantes da organização ou de máquinas e/ou experiências, de uma maneira geral tem sempre uma parte dedicada à história do CERN.

Fundamentalmente com fins didácticos, o Microcosmo tenta mostrar o que se faz, como se faz e para que serve o que faz no CERN. Das inúmeras exposições temáticas pode salientar-se :

O globo[editar | editar código-fonte]

Globo da Ciência e da Inovação

O Globo da Ciência e da Inovação, uma esfera de madeira oferecida pelo governo Suiço depois da sua Exposição nacional, a Expo.02 em Neuchâtel, e que serve para as grandes reuniões de apresentação e de comunicação públicas.[3]

É de uma certa maneira a outra metade do MICROCOSMO para apresentar grandes máquinas e a sua história ou ainda para exposições com objectivos específicos.

Jardim do microcosmo[editar | editar código-fonte]

No exterior do museu, na Praça Van Hove, alguns dos aparelhos que ajudaram a fazer do CERN aquilo que ele é hoje.

  1. O pistão da BEBC
  2. É preciso um começo a tudo. Primeiros aceleradores de partículas
  3. Utilizado no LEP
  4. O detector Gargamela onde se descobriu a força nuclear fraca

Referências