Microfiltração

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Microfiltração é um processo de separação por membranas em que a força diretriz é a diferença de pressão através da membrana e os poros da membrana. Uma membrana típica de microfiltração possui tamanho de poros entre 0,1 a 10µm.

Aplicações[editar | editar código-fonte]

A microfiltração - empregada em tratamento de águas em algumas indústrias- até algum tempo eram consideradas técnicas alternativas de tratamento de água abastecimento somente para casos mais restritos. Entretanto, sua viabilidade técnica/econômica tem aumentado sensivelmente devido, entre outros fatores, a:

Industria de Bebidas

Este processo permite realizar a clarificação de bebidas sem a utilização de métodos químicos, mantendo a qualidade e o sabor do produto. A filtração com membranas retém microrganismos, sólidos suspensos e demais componentes responsáveis pela turbidez de sucos, vinhos e cervejas. Este processo elimina a necessidade de centrifugação, sedimentação, filtros prensa e outras operações caras, demoradas e trabalhosas.

Tratamento de Água[editar | editar código-fonte]

Usado largamente em tratamento de água para abastecimento, este processo remove a maioria dos patógenos e contaminantes, como cistos de Giardia lamblia, oocistos de Cryptosporidium, protozoários, bactérias maiores e vírus.

Seu emprego no tratamento de águas para abastecimento constitue técnica recente.

As vantagens potenciais em relação ao tratamento convencional são:

  • Produção de água com qualidade superior
  • Adição de quantidade bem menor de produtos químicos
  • Requer menor energia para operação e manutenção
  • Proporciona projeto e construção de sistemas compactos, fáceis de serem implantados