Microglossia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A microglossia é uma alteração incomum do desenvolvimento, de causa desconhecida, caracterizada por língua anormalmente pequena.[1] Em casos raros, a língua pode estar ausente (aglossia). A microglossia isolada pode ocorrer e um pequeno grau de microglossia pode ser difícil de diagnosticar e não ser notado.

No entanto, grande parte dos casos relatados são relacionados a um grupo de condições associadas conhecidas como síndromes de hipogênese dos membros oromandibulares. Tais síndromes são caracteristicamente associadas a alterações dos membros, tais como hipodactilia (ausência de dedos) e hipomelia (hipoplasia de parte ou de todo o membro). Outros pacientes apresentam anomalias simultâneas, tais como fenda palatina, bandas intra-orais e transposição das vísceras. Em muitos casos a microglossia está associada com a hipoplasia da mandíbula e os incisivos inferiores podem estar ausentes.

Tratamento[editar | editar código-fonte]

O tratamento do paciente com microglossia depende da natureza e da gravidade da condição. A cirurgia e a ortodontia podem melhorar a função oral. Surpreendentemente, muitas vezes o desenvolvimento da fala é bom, porém depende do tamanho da língua.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «microglossia». Merriam-webster. Consultado em 22 de julho de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.