Micromalthidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaMicromalthus debilis
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Coleoptera
Subordem: Archostemata
Família: Micromalthidae
Barber, 1983
Género: Micromalthus
Espécie: M. debilis
Nome binomial
Micromalthus debilis
LeConte, 1878

Micromalthus debilis é um coleóptero nativo do Este dos Estados Unidos da América e a única espécie da família Micromalthidae, dentro da primitiva subordem Archostemata.

A família possui ainda um género fóssil, Cretomalthus.[1]

Características[editar | editar código-fonte]

Trata-se de um escaravelho com de 1,5 a 2,5 mm de comprimento e cor castanha escura, com patas e antenas amarelas. A cabeça é maior que o tórax, com grandes olhos que sobressaem de ambos os lados.

História natural[editar | editar código-fonte]

As larvas são devoradoras de madeira, alimentando-se de troncos de várias espécies sob condições de humidade. Também se sabe que causam danos a edifícios e postes; no entanto, as informações sobre a espécie são pouco frequentes e é desconhecido se são raros ou comuns e infrequentes. O ciclo vital é pouco usual visto que a larva pode se desenvolver numa fêmea adulta ou dar à luz outras larvas. A espécie espalhou-se para variadas partes do mundo, provavelmente na madeira.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Nativo do Este dos Estados Unidos da América. Também presente no Oeste do Canadá, Cuba, Brasil, Hawaii, Hong Kong e África do Sul.[2]

Posição taxonómica[editar | editar código-fonte]

A classificação de Micromalthus debilis é controversa e instável. A espécie, anunciada pela primeira vez por LeConte em 1878, foi durante muito tempo considerada como parte da subordem Polyphaga, e situada juntamente às famílias Lymexylidae ou Telegeusidae, ou como uma família dentro da superfamília Cantharoidea. No entanto, as características da larva, as asas e a genitália masculina demonstram que deve estar na subordem Archostemata.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Arnett, R. H. Jr. & Thomas, M. C. (2001). American Beetles. CRC Press, cap. 2
  1. Kirejtshuk_Azar_2008_Alavesia_NewBeetlesLebaneseAmber.pdf (Objecto application/pdf). fossilinsects.net. Página visitada em 8 Fevereiro 2010.
  2. MICROMALTHIDAE.pdf (Objecto application/pdf). canacoll.org. Página visitada em 8 Fevereiro 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Micromalthidae