Microrregião de Pajeú

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pajeú
Unidade federativa Pernambuco
Microrregiões limítrofes Cariri Ocidental (PB), Itaparica, Salgueiro, Serra do Teixeira (PB), Sertão do Moxotó
Área 8.778 km²
População 325.564 hab. IBGE/2013[1]
Densidade 37,08 hab/km²
Indicadores
PIB R$ 2 026 15 IBGE/2011[2]
PIB per capita R$ 5 275,97 IBGE/2011[2]

A Microrregião do Pajeú, ao norte do estado de Pernambuco, é composta por dezessete municípios, tem clima semiárido na maioria de seu território, sendo exceção a área de brejo de altitude, que compõe, por exemplo, a cidade de Triunfo, ponto mais alto do estado com mil duzentos e sessenta metros. Tem a agropecuária mais desenvolvida do sertão brasileiro. A pequena atividade econômica da microrregião é em sua maioria movimentada pelo comércio, seguido da agropecuária. Na região de brejo de altitude, a atividade agrícola tem mais diversidade, inclusive fruticultura. Nas regiões baixas, a pecuária caprina e bovina prevalece e a agricultura predominante é a de subsistência.

A cidade mais populosa é Serra Talhada, seguida de Afogados da Ingazeira, São José do Egito e Tabira. O Vale do Pajeú está retratado no livro de Luís Cristóvão dos Santos, Caminhos do Pajeú.

O nome da Microrregião, vem do Rio Pajeú, que tem sua nascente na cidade de Brejinho - PE e serpenteia dezessete cidades em seu percurso.

Municípios[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Pernambuco é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. Estimativa Populacional 2013 Censo Populacional 2013. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (outubro de 2013). Página visitada em 27 de outubro de 2013.
  2. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2011 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 17 dezembro 2013.