Microrregião do Entorno do Distrito Federal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Entorno do Distrito Federal
Unidade federativa Goiás
Microrregiões limítrofes Anápolis, Catalão, Ceres, Chapada dos Veadeiros, Pires do Rio, Paracatu (MG), Porangatu, Unaí (MG), Vão do Paranã e Brasília (DF)
Área 38.131,576 km²
População 1.144.025 hab. Est. IBGE/2013
Densidade 28,0 hab/km²
Indicadores
PIB R$ 8.524.070.000,07 bilhões IBGE/2010
PIB per capita R$ 7.832,10 IBGE/2008

A microrregião do Entorno do Distrito Federal é uma das microrregiões do estado brasileiro de Goiás pertencente à mesorregião Leste Goiano. Sendo o município mais populoso Luziânia.

Demografia[editar | editar código-fonte]

A população da Microrregião, segundo o Censo de 2010 do IBGE, é de 1.015.010 habitantes[1] . Compreende vinte municípios em uma área total de trinta e oito mil km².

Construção Civil[editar | editar código-fonte]

O Entorno está vivendo uma explosão demográfica e com isso um imenso crescimento no setor da construção civil, o visual e inovador com grandes construções verticais e grandes condomínios renomados entre eles o Alphaville Brasília, que se encontra em Cidade Ocidental.

Comércio[editar | editar código-fonte]

O comércio da região desde o ano de 2008, vem sendo impulsionado com novas lojas em todos os ramos e diversos novos Shoppings

Industrialização[editar | editar código-fonte]

A região tem se tornado um atrativo para grandes indústrias dos mais diversos ramos entre eles o Alimentício, por exemplo a Bonduelle do Brasil, Incotril, Asa Alimentos,Fuginni, Brasfrigo, entre outras.

Abandono e Descaso[editar | editar código-fonte]

O crescimento da região, principalmente populacional, se deve a sua proximidade com a capital federal, Brasília, e a presença do governo do Estado de Goiás, como elemento de geração de desenvolvimento, é reduzida. Os serviços públicos são de qualidade precária no contexto de saúde e educação. Os municípios possuem grande carência de infraestrutura como: asfalto, sistemas de coleta de águas pluviais, coleta de lixo, água tratada e rede de esgoto. Além disso a falta de segurança pública tem sido um problema crescente e crítico.


Municípios[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Erro de citação: Tag <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas IBGE_Pop_2010