Microsoft Office XP

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Microsoft Office XP
Desenvolvedor Microsoft
Lançamento 5 de março de 2001 (13 anos)
Versão estável 10.0 (Service Pack 3) (20 de março de 2004; há 549 semanas e 4 dias)
Sistema operativo Microsoft Windows
Gênero(s) Suíte de escritório
Licença Microsoft EULA
Estado do desenvolvimento Ativo
Página oficial Office.com.
Cronologia
Último
Último
Microsoft Office 2000
Microsoft Office 2003
Próximo
Próximo

O Microsoft Office XP é um pacote de produtividade para escritório produzido pela Microsoft para sistemas operacionais Windows. Lançado em 5 de março de 2001, é o sucessor do Office 2000 e o antecessor do Office 2003 e era conhecido como Office 10 nas fases iniciais do seu ciclo de desenvolvimento. Apesar da sigla "XP", o Windows XP não é o único sistema compatível com o Office XP. A sigla "XP" era apenas um termo de marketing da época. O Assistente do Office, incluído no Microsoft Office 97 e versões superiores, até o Office 2007, está desabilitado por padrão no Office XP. Um elemento-chave da campanha publicitária da Microsoft para o Office XP foi a remoção do Clippit e outros assistentes do Office.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O Office XP foi liberado para fabricação (RTM) em 5 de março de 2001.[1] Ele recebeu três pacotes de serviços durante a sua vida. O suporte para o Office XP foi encerrado em 11 de julho de 2006, com o suporte estendido com término previsto para 12 de julho de 2011.[2]

Convenções de nomenclatura[editar | editar código-fonte]

O Microsoft Office XP foi lançado em conjunto com o Windows XP, embora este último não foi lançado até outubro do mesmo ano. Apesar de suas semelhanças de nomenclatura, o Office XP é compatível não só com o Windows XP, mas também com o Windows NT 4.0 (Service Pack 6a), Windows 98, Windows 98 SE, Windows 2000, Windows ME, Windows Vista e Windows 7. Não é compatível com Windows 95 sendo que o Office 2000 é a última versão suportada. É também a última versão com suporte para Windows 98, Windows 98 SE, Windows Me e Windows NT 4.0 . Os componentes individuais do Office XP são atribuídos a "2002" de sufixos em vez de "XP", por exemplo, Word 2002 e Excel 2002.

Recursos[editar | editar código-fonte]

O Microsoft Office XP, lançado em 2001, é uma grande atualização com diversas melhorias e mudanças:

  • Safe Mode: Este recurso permite que aplicativos como o Outlook para iniciar quando eles poderiam fracassar. Safe Mode permite que o Office para detectar e reparar ou ignorar a origem do problema, como um corrompido Registro ou um comportamento inadequado add-in.
  • Smart tag: Nova tecnologia entregues com o Office XP. Algumas etiquetas inteligentes funcionam com base na atividade do usuário, como ajudando com erros de digitação . Essas etiquetas inteligentes são fornecidos com os produtos e não são programáveis. Para os desenvolvedores, porém, existe a possibilidade de criar etiquetas inteligentes personalizadas. No Office XP, o costume etiquetas inteligentes poderiam funcionar apenas em Word e Excel .
  • Ativação de Produto: Office XP incorpora tecnologia de ativação de produto para evitar a pirataria de software. Esse recurso também é implementada no Windows XP (e versões posteriores do Windows e Office).
  • Discurso e reconhecimento de escrita: são novos recursos para o Office XP, compartilhada entre todos os aplicativos do Office, bem como Internet Explorer e Outlook Express. O recurso de reconhecimento de fala engloba duas funções diferentes, de ditado e comando de voz. Ditado oferece aos usuários a capacidade de ditar palavras que serão transcritas para o texto digitado em um programa do Office, enquanto a voz de comando é usado para chamar as opções de menu e comandos via voz. O reconhecimento de manuscrito permite aos usuários inserir texto escrito em vez de digitar.
  • Texto Services Framework de apoio: O Office XP, especificamente, o Word 2002 oferece suporte a serviços de texto tornando possível para os serviços implementados usando TSF para ser usado no Word. O reconhecimento de fala do Office, reconhecimento de escrita e suporte a Tablet PC tinta e correção de tinta são esses serviços.
  • Clipboard: Funcionalidade foi melhorada. A área de transferência agora armazena até 24 itens e está localizado no painel de tarefas. O painel de tarefas Área de Transferência também exibe uma miniatura de vista de um item copiado, quer se trate de texto, números ou um gráfico.
  • Uma mudança importante para a aplicação do ambiente Office XP é a introdução de painéis de tarefas. Um painel de tarefas é um multi-purpose vidraça que aparece no lado direito da janela de um aplicativo do Office. Um painel de tarefas é utilizado basicamente para a casa de uma série de recursos que antes eram controlados usando caixas de diálogo, como a abertura de um novo arquivo ou inserir clip-art em um documento do aplicativo.
  • Office XP ostenta um alisador, racionalizado olhar em relação às versões anteriores do Microsoft Office. Ele foi projetado para ser usado em combinação com o Windows Whistler Aquarela do tema, que foi abandonado em favor de Luna quando o Windows XP foi lançado.

Edições[editar | editar código-fonte]

Os produtos que o compõem foram empacotados juntos em várias suites. Algumas dessas edições estavam disponíveis como pacotes de varejo para qualquer ou atualizar de versões, outros são versões OEM para a inclusão de novos PCs e ainda outros como as versões de licença de volume que não requer ativação. Todas as edições desde que os componentes do núcleo do Word, Excel e Outlook, e todas as edições, exceto a edição do Small Business desde PowerPoint.[3]

Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]