Microsoft Office XP

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Microsoft Office XP
Desenvolvedor Microsoft
Lançamento 5 de março de 2001 (13 anos)
Versão estável 10.0 (Service Pack 3) (20 de março de 2004; há 548 semanas)
Sistema operativo Microsoft Windows
Gênero(s) Suíte de escritório
Licença Microsoft EULA
Estado do desenvolvimento Ativo
Página oficial Office.com.
Cronologia
Último
Último
Microsoft Office 2000
Microsoft Office 2003
Próximo
Próximo

O Microsoft Office XP é um pacote de produtividade para escritório produzido pela Microsoft para sistemas operacionais Windows. Lançado em 5 de março de 2001, é o sucessor do Office 2000 e o antecessor do Office 2003 e era conhecido como Office 10 nas fases iniciais do seu ciclo de desenvolvimento. Apesar da sigla "XP", o Windows XP não é o único sistema compatível com o Office XP. A sigla "XP" era apenas um termo de marketing da época. O Assistente do Office, incluído no Microsoft Office 97 e versões superiores, até o Office 2007, está desabilitado por padrão no Office XP. Um elemento-chave da campanha publicitária da Microsoft para o Office XP foi a remoção do Clippit e outros assistentes do Office.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O Office XP foi liberado para fabricação (RTM) em 5 de março de 2001.[1] Ele recebeu três pacotes de serviços durante a sua vida. O suporte para o Office XP foi encerrado em 11 de julho de 2006, com o suporte estendido com término previsto para 12 de julho de 2011.[2]

Convenções de nomenclatura[editar | editar código-fonte]

O Microsoft Office XP foi lançado em conjunto com o Windows XP, embora este último não foi lançado até outubro do mesmo ano. Apesar de suas semelhanças de nomenclatura, o Office XP é compatível não só com o Windows XP, mas também com o Windows NT 4.0 (Service Pack 6a), Windows 98, Windows 98 SE, Windows 2000, Windows ME, Windows Vista e Windows 7. Não é compatível com Windows 95 sendo que o Office 2000 é a última versão suportada. É também a última versão com suporte para Windows 98, Windows 98 SE, Windows Me e Windows NT 4.0 . Os componentes individuais do Office XP são atribuídos a "2002" de sufixos em vez de "XP", por exemplo, Word 2002 e Excel 2002.

Recursos[editar | editar código-fonte]

O Microsoft Office XP, lançado em 2001, é uma grande atualização com diversas melhorias e mudanças:

  • Safe Mode: Este recurso permite que aplicativos como o Outlook para iniciar quando eles poderiam fracassar. Safe Mode permite que o Office para detectar e reparar ou ignorar a origem do problema, como um corrompido Registro ou um comportamento inadequado add-in.
  • Smart tag: Nova tecnologia entregues com o Office XP. Algumas etiquetas inteligentes funcionam com base na atividade do usuário, como ajudando com erros de digitação . Essas etiquetas inteligentes são fornecidos com os produtos e não são programáveis. Para os desenvolvedores, porém, existe a possibilidade de criar etiquetas inteligentes personalizadas. No Office XP, o costume etiquetas inteligentes poderiam funcionar apenas em Word e Excel .
  • Ativação de Produto: Office XP incorpora tecnologia de ativação de produto para evitar a pirataria de software. Esse recurso também é implementada no Windows XP (e versões posteriores do Windows e Office).
  • Discurso e reconhecimento de escrita: são novos recursos para o Office XP, compartilhada entre todos os aplicativos do Office, bem como Internet Explorer e Outlook Express. O recurso de reconhecimento de fala engloba duas funções diferentes, de ditado e comando de voz. Ditado oferece aos usuários a capacidade de ditar palavras que serão transcritas para o texto digitado em um programa do Office, enquanto a voz de comando é usado para chamar as opções de menu e comandos via voz. O reconhecimento de manuscrito permite aos usuários inserir texto escrito em vez de digitar.
  • Texto Services Framework de apoio: O Office XP, especificamente, o Word 2002 oferece suporte a serviços de texto tornando possível para os serviços implementados usando TSF para ser usado no Word. O reconhecimento de fala do Office, reconhecimento de escrita e suporte a Tablet PC tinta e correção de tinta são esses serviços.
  • Clipboard: Funcionalidade foi melhorada. A área de transferência agora armazena até 24 itens e está localizado no painel de tarefas. O painel de tarefas Área de Transferência também exibe uma miniatura de vista de um item copiado, quer se trate de texto, números ou um gráfico.
  • Uma mudança importante para a aplicação do ambiente Office XP é a introdução de painéis de tarefas. Um painel de tarefas é um multi-purpose vidraça que aparece no lado direito da janela de um aplicativo do Office. Um painel de tarefas é utilizado basicamente para a casa de uma série de recursos que antes eram controlados usando caixas de diálogo, como a abertura de um novo arquivo ou inserir clip-art em um documento do aplicativo.
  • Office XP ostenta um alisador, racionalizado olhar em relação às versões anteriores do Microsoft Office. Ele foi projetado para ser usado em combinação com o Windows Whistler Aquarela do tema, que foi abandonado em favor de Luna quando o Windows XP foi lançado.

Edições[editar | editar código-fonte]

Os produtos que o compõem foram empacotados juntos em várias suites. Algumas dessas edições estavam disponíveis como pacotes de varejo para qualquer ou atualizar de versões, outros são versões OEM para a inclusão de novos PCs e ainda outros como as versões de licença de volume que não requer ativação. Todas as edições desde que os componentes do núcleo do Word, Excel e Outlook, e todas as edições, exceto a edição do Small Business desde PowerPoint.[3]

Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]