Microsoft OneDrive

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
OneDrive
SkyDrive.png
Nomes anteriores SkyDrive, Windows Live SkyDrive, Windows Live Folders
Requer pagamento? Não
Gênero Hospedagem de arquivos
Cadastro Público
País de origem Estados Unidos
Idiomas Multi Idiomas.
Desenvolvedor Microsoft
Proprietário Microsoft
Página oficial Página oficial

OneDrive, Microsoft OneDrive (antes chamado de SkyDrive) é um serviço de armazenamento que faz parte da linha Windows Live da Microsoft. Com ele é possível armazenar e hospedar qualquer arquivo, usando uma Windows Live ID. Também é possível definir arquivos públicos (qualquer pessoa poderá acessar a pasta definida como pública), somente amigos (apenas os amigos podem acessar a pasta definida como para amigos da rede Windows Live), usuários definidos (apenas usuários predeterminados podem acessar a pasta definida para eles/ele acessar) ou privados (somente o usuário que hospedou poderá acessar a pasta definida). O serviço oferecia 25 GB de armazenamento até 24 de Abril de 2012, hoje apenas 7 GB e carrega arquivos de até 50 MB. A versão final foi lançada dia 21 de fevereiro de 2008. Em 27 de Janeiro de 2014, a Microsoft anunciou a mudança de nome do serviço de Skydrive para Microsoft OneDrive. [1]

História[editar | editar código-fonte]

Em seu lançamento, o Windows Live SkyDrive, conhecido como Windows Live Folders na época, foi apresentado como uma versão beta limitada disponível para alguns testes nos Estados Unidos.[2] Em 1 de agosto de 2007, o serviço foi ampliado para um público mais amplo. Pouco depois, em 9 de agosto de 2007 o serviço foi rebatizado Windows Live SkyDrive e disponibilizados aos testadores no Reino Unido e Índia.[3] A partir de 22 de maio de 2008, o Windows Live SkyDrive está disponível para 62 países e regiões.[4] [5] No final de 2008, a capacidade de uma conta individual SkyDrive foi atualizado a partir de 5 GB para 25 GB.

Windows Live SkyDrive foi atualizado para a "Wave 4", lançado em 7 de junho de 2010, e adicionou suporte para Office Web Apps bem como a integração com Windows Office Live, Oferecendo suporte de versão. Nesta atualização, devido à interrupção da Windows Live Toolbar, A capacidade de sincronizar e compartilhar links favoritos na web entre usuários via SkyDrive também foi interrompido. No entanto, os usuários ainda são capazes de usar o Windows Live Mesh para sincronizar os seus favoritos entre os computadores.

Funcionalidades[editar | editar código-fonte]

Windows Live Photos[editar | editar código-fonte]

Windows Live Photos é um aplicativo que faz parte do SkyDrive, que permite aos usuários efetuarem upload de fotos e que permite aos outros usuários acessá-los através de um navegador. Ele exibe as fotos enviadas do usuário em álbuns (pastas no SkyDrive). Tem a mesma funcionalidade básica do SkyDrive, tais como a habilidade de mover, copiar e apagar arquivos e pastas e usa o espaço de armazenamento disponibilizado no ambiente virtual do Skydrive.[6]

Outras funcionalidades do aplicativo são:

  • Tags pessoais (que trazem informações pessoais da das fotos relacionadas à sua rede de contatos, plenamente integrada com o Windows Live;
  • Galeria de fotos, que dão suporte a arquivos no formato ZIP, e formatos de arquivos digitais do tipo imagem. A ferramenta tem recursos como "slide show", que exibe as fotos e imagens serem exibidas em modo "tela cheia", utilizando a tecnologia Silverlight.

Windows Office Live[editar | editar código-fonte]

Windows Live Office é uma suíte on-line que compõe o SkyDrive, e permite aos usuários carregar, criar, editar e compartilhar documentos de texto, planilha eletrônica, apresentações multimídia e anotações que podem ser coletas e compartilhadas em grupo.

Cada uma das funcionalidades acima é atendida por um programa específico, que faz parte do pacote on-line. A proposta é, na verdade, apresentar os tradicionais Microsoft Word, Microsoft Excel, Microsoft Powerpoint e Microsoft One Note em sua versão on-line, sem a necessidade de instalação no computador local, porém com funcinalidades reduzidas. Podemos dizer que ele é funcional, porém sem muitos dos recursos dos aplicativos desktop.

A versão on-line recebe nome específico, para diferenciação com o pacote tradicional, a saber: Microsoft Word Web App, Microsoft Excel Web App, Microsoft Powerpoint Web App e Microsoft One Note Web App.

A ligação com a área de armazenamento do Skydrive dão uma aplicabilidade muito grande à Suíte do Windows Office Live, permitindo a edição e compartilhamento de documentos, sem contar a praticidade do acesso aos dados, a partir de qualquer computador conectado à rede mundial de computadores.

Para editar o arquivo criado pelos programas Web App, no aplicativo desktop, é necessário baixar bibliotecas de configuração, para haver a compatibilidade entre os programas.

Integração do Bing[editar | editar código-fonte]

Windows Live SkyDrive integra-se com Bing Save & Share recurso, permitindo que os usuários salvem os históricos de busca em uma pasta no SkyDrive.

Windows Live integração Grupos[editar | editar código-fonte]

Cada grupo dentro Windows Live Grupos são fornecidos com 5GB de espaço de armazenamento no SkyDrive para ser compartilhado entre os membros do grupo. Os membros do grupo têm permissão para acessar, criar, modificar e apagar arquivos dentro de pastas SkyDrive do grupo, bem como outras funcionalidades que SkyDrive oferece.

RSS[editar | editar código-fonte]

É possível inscrever-se RSS do conteúdo das pastas públicas. Os alimentos que contêm imagens de visualização dos arquivos adicionados - ou uma miniatura de uma imagem ou um ícone representando o tipo de arquivo - e links para páginas de download de arquivos.

Fazer download como .zip[editar | editar código-fonte]

Diretórios inteiros pode ser baixado como um único arquivo zip. Com esse recurso. Este recurso é encontrado no menu dropdown "Mais".

Armazenamento Sincronizado Do SkyDrive[editar | editar código-fonte]

É um serviço de sincronização de arquivos e pastas entre dispositivos, através do Windows Live Mesh, que é fornecido junto com os outros programas do Windows Live. Oferece 5 GB gratuitos para esta finalidade, e existe a possibilidade de carregar arquivos maiores de 50 MB.

Referências

  1. http://www.baboo.com.br/web/skydrive-se-chama-onedrive/
  2. Thurrott, Paul (June 27, 2007). Windows Live 2007: A Look at the Next Generation. Paul Thurrott's SuperSite for Windows. Penton Media, Inc.. Página visitada em November 27, 2010.
  3. Introducing Windows Live Skydrive!. Windows Live SkyDrive team blog. Microsoft Corporation (August 9, 2007). Página visitada em November 27, 2010.
  4. Welcome to the bigger, better, faster SkyDrive!. Windows Live SkyDrive team blog. Microsoft Corporation (February 21, 2008). Página visitada em November 27, 2010.
  5. Hot new updates to SkyDrive!. Windows Live SkyDrive team blog. Microsoft Corporation (May 22, 2008). Página visitada em November 27, 2010.
  6. Thurrott, Paul (6 October 2010). Office 2010 Review, Part 3: Office Web Apps. Paul Thurrott's Supersite for Windows. Penton Media. Página visitada em 25 July 2012.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]