Midelburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Midelburgo
Prefeitura municipal de Midelburgo
Prefeitura municipal de Midelburgo
Bandeira oficial de Midelburgo
Brasão oficial de Midelburgo
Bandeira Brasão
LocatieMiddelburg.png
Coordenadas 51° 30' N 3° 37' E
País  Países Baixos
Província Zelândia
Área  
  Total 53,05 km²
    Água   4,41 km²
População  
  Cidade (1 de junho de 2007) 47.308
    Densidade   973/km²
  Statistics Netherlands, Statline.
Fuso horário
  Verão (DST)
CET (UTC+1)
CEST (UTC+2)
Portal A Wikipédia possui o
Portal dos Países Baixos

Midelburgo1 ou Midleburgo (Middelburg, em neerlandês) é uma cidade e município no sudoeste dos Países Baixos. Capital da província da Zelândia, encontra-se na península de Walcheren e conta com uma população de cerca de 46 600 habitantes.

História[editar | editar código-fonte]

A história de Midelburgo tem início no princípio do século IX ou no final do século VIII. A mais antiga menção à cidade faz referência a três vilarejos fortificados ("borgs") erguidos em Walcheren (na época, uma ilha) para enfrentar incursões viquingues. Em 844, construiu-se um mosteiro no local, que continuou em uso até a Guerra dos Oitenta Anos, quando o norte dos Países Baixos ganhou a sua independência da Espanha.

Midelburgo recebeu privilégios municipais em 1217. Durante a Idade Média, tornou-se um importante centro mercantil no comércio entre a Inglaterra e as cidades de Flandres. Posteriormente, no século XVII, foi um centro de relevo para a Companhia Holandesa das Índias Orientais.

Grande parte da cidade antiga foi arrasada por bombardeios em 17 de maio de 1940, pela Luftwaffe alemã, para forçar a rendição dos exércitos neerlandeses na Zelândia. Após a guerra, procurou-se restaurar, tanto quanto possível, o centro; os arquivos municipais, porém, foram perdidos para as chamas.

Após a reconstrução, a Midelburgo moderna recuperou muito de seu caráter histórico. Grandiosas casas e armazéns mercantis dos séculos XVII e XVIII alinham-se ao longo dos canais, num estilo semelhante ao encontrado em cidades como Amsterdã. O fosso da cidade velha ainda existe, bem como um dos portões municipais, o Koepoort. Parte do fosso do século XVIII e as obras defensivas foram demolidos no século XIX para permitir a abertura de um canal que cruza o Walcheren de Vlissingen a Veere. A abadia medieval é usada hoje como museu e é a sede do governo provincial.

Referências

  1. A forma vernácula é atestada pelo DOELP, verbete "Midelburgo".

Ligações externas[editar | editar código-fonte]