Midrash Rabá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Midrash Rabá, também transliterado como Midraxe Rabá, é o termo que designa parte ou todo o conjunto de midrashim agádicos dos livros do Tanakh. Geralmente apresentam o termo "Rabá" (רבה), que significa "grande", como parte do seu nome.

Durante a época da elaboração e compilação do Talmude (século I a V d.C.) e séculos posteriores a produção de midrashim foi intensa, sendo que até hoje existe produção de midrash . Uma compilação do século V, entretanto se propôs a reunir as que existiam até então, focando-se especificamente sobre os cinco livros da Torá. Tal compilação conhecida por Midrash Rabá vem sendo constantemente reeditada durante os séculos, possuindo ela mais de uma dezena de volumes. Esta é uma compilação de diversos relatos, citados por diversos rabinos, de midrashim que já existiam, entretanto ela é formada no que seria definido de midrash expositivo, já que segue uma ordem dos assuntos tratados igual à ordem que as passagens se encontram na Torá, tendo assim o objetivo de perpassar por toda a Torá.

Nesta compilação, dentro da parte referente ao Bereshit Rabá (Livro do Gênese) há uma série de midrashim sobre a maior variedade de temas possíveis, todas partindo do texto da Torá, reinterpretando os espaços vazios. O Midrash Rabá, entretanto, não se caracteriza por uma ampla utilização de elementos lendários ou místicos. Por ser a primeira grande coletânea de midrashim ele possui certo cuidado ao entrar com interpretações que pudessem parecer por demais míticas ou muito diversas da interpretação tradicional. Os midrashim medievais, especialmente os que ocorrem durante a época das cruzadas, são muito mais ricos em elementos narrativos míticos e lendários, mostrando que realmente a mesma história ao ser reinterpretada no decorrer dos anos se enriquece de elementos narrativos e ganha mais liberdade.

A um desavisado que fosse pegar o Midrash Rabá para ler se sentiria bem no meio de uma discussão rabínica, já que, a todo momento, existe a citação dum rabino, muitas vezes remontado ao que teria ouvido de seu mestre, fazendo com que o texto seja repleto de uma dinâmica oral. Não existe, ao menos aparentemente um autor central, mas sim uma compilação de diversas opiniões sobre um mesmo verso

Ícone de esboço Este artigo sobre judaísmo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.