Miguel Asen IV da Bulgária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Miguel Asen IV
Co-imperador da Bulgária
Ivan Alexander with Michael Asen IV (coin).jpg
Moeda de João Alexandre e seu filho Miguel Asen IV
Governo
Reinado 1332-1355
Consorte Irina Paleóloga
Antecessor João Alexandre
Sucessor João Alexandre
Dinastia Shishman
Vida
Nome completo Михаил Асен
Nascimento 1322
Morte 1355 (33 anos)
Pai João Alexandre
Mãe Teodora

Miguel Asen (em búlgaro: Михаил Асен - Mihail) era o filho mais velho do imperador João Alexandre (r. 1331-1371) com sua esposa Teodora da Valáquia.

História[editar | editar código-fonte]

Um ano depois que seu pai ascendeu ao trono, em 1332, o jovem príncipe foi proclamado co-imperador, o herdeiro aparente do pai, e iria reinar com o nome de Miguel Asen IV1 .

No mesmo ano, Belaur, um irmão de Miguel Asen III, se revoltou em Vidin, provavelmente em apoio ao seu sobrinho, João Estêvão, que havia sido deposto pelo imperador João Alexandre. Contudo, o avanço do imperador bizantino Andrônico III Paleólogo contra a Bulgária no verão de 1332 impediu que João Alexandre agisse contra os rebeldes. Os bizantinos esmagaram as defesas da Trácia, mas o imperador búlgaro marchou rapidamente para o sul com um pequeno exército e rapidamente alcançou Andrônico III em Rusocastro2 .

Depois de dar a impressão que queria negociar, João Alexandre, reforçado por uma cavalaria mongol, derrotou o menor e melhor organizado exército bizantino na Batalha de Rusocastro3 . As cidades da região se renderam aos búlgaros enquanto Andrônico III buscava refúgio nas muralhas de Rusocastro. A guerra terminou com João e Andrônico se encontrando para firmar uma paz baseada no status quo. Para selar a aliança, o imperador bizantino noivou sua filha de sua segunda esposa, Ana de Saboia, Maria (Irene), com Miguel Asen, um casamento que ocorreria finalmente em 13393 4 .

Por volta de 1332, João Alexandre coroou Miguel IV como co-imperador, talvez para assegurar a sucessão no trono dentro da família5 .

Em 1354-1355, os turcos otomanos invadiram a Bulgária e marcharam direto para Plovdiv e Sófia. Um relato numa crônica anônima búlgara menciona que Miguel Asen reuniu os búlgaros e deu combate aos otomanos perto de Sófia, mas foi acabou sendo morto numa pesada derrota para a Bulgária6 . Contudo, a batalha não foi em vão: os otomanos não conseguiram capturar as cidades e não voltaram a atacar os búlgaros até 1370. No folclore búlgaro, diz-se que o filho do imperador teria morrido a morte dos bravos.

Família[editar | editar código-fonte]


Ver também[editar | editar código-fonte]

Miguel Asen IV da Bulgária
Nascimento: 1322 Morte: 1355
Precedido por:
João Alexandre
Imperador da Bulgária
1332–1355
com João Alexandre (1332–1355)
Sucedido por:
João Alexandre

Referências

  1. Andreev, Bǎlgarija prez vtorata četvǎrt na XIV v., pp. 23–52.
  2. Fine, Late Medieval Balkans, p. 274.
  3. a b Delev, Istorija i civilizacija za 11. klas
  4. Božilov, Familijata na Asenevci, pp. 192–197.
  5. Andreev, Bǎlgarija prez vtorata četvǎrt na XIV v., pp. 23–52.
  6. Andreev, Bǎlgarija prez vtorata četvǎrt na XIV v., pp. 67–75.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]