Miguel Couto (Nova Iguaçu)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Miguel Couto é um bairro do município brasileiro de Nova Iguaçu.[1] É centro administrativo da Unidade Regional de Governo URG IX - Miguel Couto.

História[editar | editar código-fonte]

O bairro faz limite com o município de Belford Roxo, tendo como bairro adjacentes Grama, Geneciano, Forte, Ambai, vila Borgeth, parque Fluminense e Boa esperança e Possui um comércio bastante movimentado de médio porte, [carece de fontes?] sendo juntamente Comendador Soares, Austin e Vila Nova os bairros que mais arrecadam ICMS para a cidade.

Foi dado este nome ao bairro devido ao médico sanitarista Miguel Couto Filho (filho do também méedico sanitarista Miguel de Oliveira Couto), na época Miguel Couto filho era ministro da saúde e foi responsável pela finalização da obra da adutora que corta o bairro e fazendo testes pela qualidade da água da região.(fonte moradores do bairro que nasceram ou moram no bairro a mais de 50 anos).

Miguel Couto é um dos principais Bairros de Nova Iguaçu na Baixada Fluminense, com uma população de aproximadamente 90 mil moradores, uma economia sólida proporcionada por um comércio bem desenvolvido. O bairro já existia no período do Império, mas obteve acentuado progresso com a transferência do povoado de Vila Iguassú para Machambomba (hoje Nova Iguaçu) ocasião em que era conhecido como Barro Branco, nome esse adquirido graças as grandes jazidas de tabatinga, uma espécie de argila utilizada na fabricação de louças e porcelanas, que eram exploradas na região, posteriormente se chamou Retiro, Bom Retiro e atualmente Miguel Couto.

Delimitação[editar | editar código-fonte]

Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Decreto Municipal de Nova Iguaçu 6629 de 2003

070 – BAIRRO MIGUEL COUTO - Começa no encontro do Ramal Ferroviário Auxiliar da RFFSA com a Av. Henrique Duque Estrada Meyer. O Limite segue pela Av. Henrique Duque Estrada Meyer (incluída) até a Estr. do Iguaçu, segue por esta (incluída) até Estr. de Ferro Leopoldina, segue pelo eixo desta até a Estr. do Mato Grosso, Divisa municipal com o Município de Belford Roxo – Lei n.º 2003, de 07 de maio de 1992, segue por esta divisa municipal, até a Av. Itapemirim, segue por esta (excluída) até a Rua Oscar, segue por esta (excluída) até o Ramal Ferroviário Auxiliar da RFFSA, segue pelo eixo deste até o ponto inicial desta descrição.

Referências

Brasão de Nova Iguaçu.svg Este artigo é um esboço sobre a cidade de Nova Iguaçu. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.