Miguel Payá y Rico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde junho de 2009).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

Miguel Payá y Rico (Beneixama, 20 de dezembro de 1811 - Toledo, 24 de dezembro de 1891) foi um religioso espanhol. Foi arcebispo de Santiago de Compostela e Patriarca das Índias Ocidentais, e sob seu pontificado se "redescobriram" os restos mortais do apóstolo Santiago, que foram escondidos no século XVI por temor às incursões do pirata Francis Drake nas costas galegas. Ele é considerado o impulsor do Caminho de Santiago em nossos dias. Arcebispo de Toledo e Primado de Espanha, batizou o rei de Espanha Alfonso XIII.


Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Beneixama, em 1811. Em Valência se graduou em bacharel e depois em Filosofia e Teologia na Universidade de Valência. É ordenado sacerdote em 1836 e em 1841 pe nomeado pároco de sua cidade natal e ali constrói a igreja central.

Em 1844 atua conjuntamente de professor da Universidade e do Seminário de Valência. Por esta época funda o periódico "O eco da religião", em que prega sua cristandade.

Em 1857 é nomeado bispo de Cuenca.

Em 1870 elevou sua fama como teólogo com sua intervenção no Concílio Vaticano I, onde defendeu a infabilidade do Papa como dogma de fé.

Em 16 de janeiro de 1874 é nomeado arcebispo de Santiago de Compostela, tomando posse em 25 de fevereiro de 1875. O papa Pio XI nomeou-o cardeal em 1877, e como tal intervindo na eleição do papa Leão XIII.

Miguel Payá y Rico foi um grande orador parlamentar e nas legislaturas de 1871 e 1877 foi eleito senador pela província de Guipúscoa.

Durante seu arcebispado em Santiago de Compostela foram redescobertos os restos do apóstolo São Tiago: empreendendo obras no altar maior em janeiro de 1879, encontram uma urna com ossos humanos, e parecia possível que estivessen diante dos restos do apóstolo São Tiago. Payá encarregou a Universidade de analisar os restos e, com os resultados obtidos, o papa Leão XIII en 1884 anuncia a todo o mundo católico o descobrimento dos restos do apóstolo por meio da bula Deus Omnipotens.

Em 7 de junho de 1886 é nomeado arcebispo de Toledo e Primaz da Espanha. Neste mesmo ano batizou o rei Afonso XIII da Espanha.

Comandou esta arquidiocese até sua morte, aos 80 anos, em dezembro de 1891.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Miguel Payá y Rico