Mikhail Bakhtin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mikhail Bakhtin
Mikhail Bakhtin
Nascimento 17 de novembro de 1895
Orlovsky, Império Russo
Morte 7 de março de 1975 (79 anos)
Moscou, RSFS da Rússia
Residência Rússia
Sepultamento Cemitério Vvedenskoye
Nacionalidade russo
Cidadania Império Russo, República Socialista Federativa Soviética da Rússia, União Soviética
Alma mater
Ocupação Filósofo
Empregador(a) Mordovia State University
Obras destacadas polifonia
Movimento estético filosofia ocidental

Mikhail Mikhailovich Bakhtin (russo: Михаи́л Миха́йлович Бахти́н; 17 de novembro de 1895, Oriol — 7 de março de 1975, Moscou) foi um filósofo e pensador russo, teórico da cultura europeia e das artes.[1] Bakhtin foi um verdadeiro pesquisador da linguagem humana, seus escritos, em uma variedade de assuntos, inspiraram trabalhos de estudiosos em um número de diferentes tradições (o marxismo, a semiótica, estruturalismo, a crítica religiosa) e em disciplinas tão diversas como a crítica literária, história, filosofia, antropologia e psicologia. É conhecido por ter desenvolvido o conceito de dialogismo, uma propriedade constitutiva da linguagem humana, conforme o autor.

Embora Bakhtin fosse ativo nos debates sobre estética e literatura que tiveram lugar na União Soviética na década de 1920, sua posição de destaque não se tornou bem conhecida até que ele foi redescoberto por estudiosos russos na década de 1960. É criador de uma nova teoria sobre o romance europeu, incluindo o conceito de polifonia em uma obra literária. Explorando os princípios artísticos do romance, François Rabelais, Bakhtin desenvolveu a teoria de uma cultura universal de humor popular.

Ele é dono de conceitos literários como polifonia e cultura cômica, cronotopo, carnavalização, menippea (um eufemismo em relação à linha principal e levando o desenvolvimento do romance europeu no "grande momento"). Bakhtin é autor de diversas obras sobre questões teóricas gerais, o estilo e a teoria de gêneros do discurso. Ele é o líder intelectual de estudos científicos e filosóficos desenvolvidos por um grupo de estudiosos russos, que ficou conhecido como o "Círculo de Bakhtin".

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Oriol, localidade a sul de Moscovo, de família aristocrática em decadência, cresceu entre Vínius e Odessa, cidades fronteiriças com grande variedade de línguas e culturas. Mais tarde, estudou Filosofia e Letras na Universidade de São Petersburgo, abordando em profundidade a formação em filosofia alemã.

Viveu em Leningrado após a vitória da revolução em 1917. Entre os anos 24 e 29 conheceu os principais expoentes do Formalismo russo e publicou Freudismo (1927), O método formal nos estudos literários (1928) e Marxismo e Filosofia da Linguagem (1929), sendo esta última talvez a sua obra mais célebre. Assinada com o nome de seu amigo e discípulo Voloshinov, só a partir dos anos 70 teve difusão e reconhecimento importantes, e apenas recentemente é que veio a ser confirmada a sua autoria (Bakhtin concedeu a atribuição de diversos de seus textos a colegas). Em 1929, foi obrigado ao exílio interno no Cazaquistão acusado de envolvimento em atividades ilegais ligadas à Igreja Ortodoxa, o que nunca viria a ser demonstrado. Ficaria no Cazaquistão até 1936.

Mais tarde, ver-se-ia forçado ao exílio a Saransk (capital da Mordóvia) durante a purga de 1937. Em 1941 lê a tese de doutoramento no Instituto Gorki, de Moscovo, voltando a Saransk como catedrático após a Segunda Guerra Mundial, e sendo redescoberto como teórico por estudantes da capital russa a seguir à morte de Stalin (1953) e sobretudo na década de 1960. Os seus trabalhos só foram conhecidos no Ocidente progressivamente a partir da década de 1980, atingindo grande prestígio e referencialidade póstuma na década de 1990 e até à atualidade.

Seu trabalho é considerado influente na área de teoria literária, crítica literária, sociolinguística, análise do discurso e semiótica. Bakhtin é, na verdade, um filósofo da linguagem e sua linguística é considerada uma "translinguística" porque ela ultrapassa a visão de língua como sistema. Isso porque, para Bakhtin, não se pode entender a língua isoladamente, mas qualquer análise linguística deve incluir fatores extralinguísticos como contexto de fala, a relação do falante com o ouvinte, momento histórico, etc.

Marxismo e Filosofia da Linguagem[editar | editar código-fonte]

Círculo de Bakhtin. Sentados, da esq. à dir.: Bakhtin, Maria Yúdina, Valentin Voloshinov, Lev Pumpianski, Pável Medvédev. Em pé Constantino Váguinov e esposa (Petrogrado por volta da metade da década de 1920).

Bakhtin compôs seus principais estudos sobre a linguagem, entre os anos 1920 e 1930, em contraposição a duas correntes dominantes do pensamento filosófico-linguístico da época: o subjetivismo idealista (Humboldt e Vossler) e o objetivismo abstrato (Ferdinand de Saussure). Os diversos integrantes do chamado Círculo de Bakhtin contribuíram nas articulações do pensamento bakhtiniano. Em “Marxismo e Filosofia da Linguagem”, por exemplo, que inicialmente foi assinado por Volochínov, e que possui contribuições dele, são tecidas críticas a essas duas correntes dominantes, argumentando em favor de uma abordagem marxista da linguagem, ou seja, eles empreendem a busca de uma aplicação do método sociológico na linguística.[2][nota 1]

A pretensão exprimida por Valentin Voloshinov em Marxismo e Filosofia da Linguagem é a de dotar a teoria marxista de uma formulação coerente em relação à ideologia e à psicologia, superando em simultâneo o objetivismo abstrato ou positivista e o subjetivismo idealista. Para tal, descobre no signo linguístico um signo social e ideológico, que põe em relação a consciência individual com a interação social. O pensamento individual não cria ideologia, é a ideologia que cria pensamento individual. Literalmente, afirma que "Uma das tarefas mais essenciais e urgentes do marxismo é constituir uma psicologia verdadeiramente objetiva. No entanto, seus fundamentos não devem ser nem fisiológicos nem biológicos, mas sociológicos".

Apesar de ter sido escrito no fim da década de 1920, a obra mantém uma atualidade espantosa e faz parte dos fundamentos da mais atual teoria textual e semiótica. De caráter interdisciplinar, abre portas para uma nova interpretação do signo, da linguagem, da comunicação e da ideologia, de base social e material mas não mecânica nem positivista. Aplica o materialismo dialético ao campo da linguística de maneira fértil e original.

De facto, Bakhtin professa uma abordagem que transcende a abordagem marxista da língua e da linguística, combinando-o com o freudismo, o estruturalismo, o evolucionismo, a física relativista e a biologia. Para ele “a palavra é o signo ideológico por excelência” e também "uma ponte entre mim e o outro".

Teoria literária[editar | editar código-fonte]

Conceitos fundamentais associados à obra de Bakhtin incluem o dialogismo, a Polifonia (literatura), a heteroglossia e o carnavalesco.

Todos eles se afirmam na sua teoria literária, formulada principalmente na sua tese de doutoramento: A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais (1941), em que rechaça a norma unívoca e a rigidez dos padrões e estilos. Reivindica a ambivalência, o discurso carnavalesco, amplo, polifónico e dialógico. Opõe-se à unidirecionalidade da retórica clássica e reivindica uma interpretação participativa, integradora, social, diversa e múltipla na construção da obra literária.

Principais obras[editar | editar código-fonte]

Em português[editar | editar código-fonte]

  • Freudismo. SP: Perspectiva, 2004.
  • Marxismo e Filosofia da Linguagem. SP: Hucitec, 2009.
  • Cultura Popular na Idade Média: o contexto de François Rabelais. SP: Hucitec, 2010.
  • Estética da Criação Verbal. SP: Martins Fontes, 2010.
  • Problemas da poética de Dostoiévski. SP: Forense, 2010.
  • Questões de Literatura e de Estética . SP: Hucitec, 2010.
  • Para uma filosofia do ato responsável. SP: Pedro & João Editores, 2012.
  • Teoria do romance I: a estilística. SP: Editora 34, 2015.
  • Os gêneros do discurso. SP: Editora 34, 2016.
  • Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. SP: Editora 34, 2017.
  • Teoria do romance II: as formas do tempo e do cronotopo. SP: Editora 34, 2018.
  • Questões de estilística no ensino da língua. SP: Editora 34, 2019.
  • Teoria do romance III: o romance como gênero literário. SP: Editora 34, 2019.

Notas

  1.  Este artigo incorpora texto de um trabalho de conteúdo livre. Licenciado em CC BY-4.0 Declaração da licença: Setlik, Joselaine; Silva, Henrique César da (9 de fevereiro de 2021). «Circulação de Conhecimentos e a Produção de Fatos Científicos: Propondo uma Trajetória Analítica para Textos em Educação em Ciências». Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências: e24858–33. ISSN 1984-2686. doi:10.28976/1984-2686rbpec2021u97129. Consultado em 8 de fevereiro de 2022 , Para aprender como acrescentar texto de licenças livres a artigos da Wikipédia, veja em agregar textos em licença livre na Wikipédia. Para mais informações sobre como reutilizar texto da Wikipédia, veja as condições de uso.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Em português[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Mikhail Bakhtin». Encyclopædia Britannica Online (em inglês). Consultado em 27 de novembro de 2019 
  2. Setlik, Joselaine; Silva, Henrique César da (9 de fevereiro de 2021). «Circulação de Conhecimentos e a Produção de Fatos Científicos: Propondo uma Trajetória Analítica para Textos em Educação em Ciências». Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências: e24858–33. ISSN 1984-2686. doi:10.28976/1984-2686rbpec2021u97129. Consultado em 8 de fevereiro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre filosofia/um(a) filósofo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.