Mikhail Fradkov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde maio de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mikhail Fradkov
Михаи́л Ефи́мович Фрадко́в
Mikhail Fradkov durante visita a Brasília em 2006.
Primeiro-ministro da  Rússia
Período de governo 5 de março de 2004 -
12 de setembro de 2007
Sucessor(a) Viktor Chernomyrdin
Vida
Nascimento 1 de setembro de 1950 (64 anos)
Samara,  União Soviética
Dados pessoais
Profissão Desenhista industrial e Político

Mikhail Yefimovich Fradkov, em russo: Михаи́л Ефи́мович Фрадко́в, (Samara, 1 de setembro de 1950) é um político russo[1] . Ocupou o cargo de primeiro-ministro da Rússia[2] , de 5 de março de 2004 a 12 de setembro de 2007[1] , quando apresentou a sua demissão.

Nascido numa família judaica, estudou Desenho Industrial no Instituto de Desenho de Ferramentas de Moscovo e também é formado em Comércio Exterior. Em 1971, era representante econômico da Rússia na embaixada do país na Índia, aonde ficou até 1973, voltando depois a Rússia, onde ocupou diversos cargos no governo. Em 1991, foi o representante da Rússia no Acordo Geral de Tarifas e Comércio o GATT. Finalmente em março de 2004 Fradkov foi indicado primeiro ministro, posteriormente aprovado pela Duma.

Sua nomeação como primeiro ministro foi tida como uma surpresa por vários analistas, tendo em vista que ele não é uma pessoa muito ligada ao núcleo do governo de Vladimir Putin. Alguns observadores russos declararam que seu "status" de relativa neutralidade no cenário político foi um fator determinante na sua escolha. É tido pelo governo como uma pessoa séria, profissional e experiente.

Referências

  1. a b Prominent Russians: Mikhail Fradkov (em inglês) Russiapedia. Visitado em 27 de maio de 2012.
  2. Putin Appoints New Prime Minister (em inglês) (3 de janeiro de 2004). Visitado em 27 de maio de 2012.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Mikhail Fradkov
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.