Mikhail Kalashnikov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Mikhail Kalashnikov
Mikhail Kalashnikov, em 2009
Dados gerais
Nome de nascimento Михаил Тимофеевич Калашников
Nacionalidade Rússia Russo
Residência Federação Russa
Nascimento 10 de Novembro de 1919
Local Kuriya, Krai de Altai, URSS
Morte 23 de Dezembro de 2013 (94 anos)
Local Ijevsk, Udmúrtia, Rússia
Prêmio(s) Prêmio Stalin (1949)
Ficheiro:Mikhail Kalashnikov.jpg
Mikhail Kalashnikov, em 1949

Mikhail Timofeevich Kalashnikov, em russo: Михаил Тимофеевич Калашников (Kurya, Altai, 10 de Novembro de 1919Ijevsk, 23 de dezembro de 2013) foi um militar russo, notável por projetar armas, especialmente o célebre fuzil de assalto AK-47, e pai do engenheiro Victor Kalashnikov.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Kalashnikov foi recrutado para o Exército Vermelho em 1938. Foi designado como motorista/mecânico de carros de combate, sendo promovido a sargento (comandante de carro de combate T-34) no 24º Regimento de Carros de Combate, da 12ª Divisão de Cavalaria Blindada do Exército Vermelho.

Foi ferido na Batalha de Briansk e hospitalizado em função disto. No hospital escutou reclamações de soldados sobre os fuzis utilizados pelos infantes. Projetou um protótipo de submetralhadora que não foi aceito pelas forças armadas soviéticas. Entretanto o seu talento natural para criação de armas foi reconhecido e ele foi designado para trabalhar no Centro de Desenvolvimento Científico de Armas Leves da URSS.

Neste centro, em 1944, projetou uma carabina operada a gás para cartuchos 7,62 x 39 mm sendo a arma base utilizada para uma competição de armas leves ocorrida em 1946. Este processo culminou no projeto do AK-47 (Avtomat Kalashnikova - 1947), que viria a se tornar o rifle de assalto padrão da infantaria soviética. Após isso, retirou-se da vida militar. Embora existam cerca de 100 milhões de rifles de assalto originados do AK-47, Kalashnikov não recebeu nenhum direito relativo a sua criação. Entretanto, parte de sua renda vem do uso do seu nome na vodka kalashnikov[1] .

Posteriormente foi promovido honorificamente a Coronel em 1971. Recebeu o título de Doutor honorário em Engenharia (sem defesa de Tese). Em 1994 (seu 75º aniversário), foi promovido honorificamente a Major-General[2] . Em função de suas realizações, o então Sargento Kalashnikov se tornou um Tenente-General reformado do Exército Soviético e Russo. Viveu na cidade de Izhevsk, Udmurtia até sua morte.

Condecorações[editar | editar código-fonte]

-- Prêmio Stalin de Primeira Classe (1949)

-- Ordem de Lenin (3 vezes)

-- Ordem da Grande Guerra Patriótica de Primeira Classe

-- Ordem da Estrela Vermelha

-- Herói do Trabalho Socialista (duas vezes)

-- Ordem de Santo André (Rússia)

Morte[editar | editar código-fonte]

Kalashinov vinha sofrendo de problemas no coração e intestinais, e morreu no dia 23/12/2013 aos 94 anos de idade, na cidade de Ijevsk.

Frases[editar | editar código-fonte]

Cquote1.svg Para que um soldado ame a sua arma, ele deve compreendê-la e saber que ela não o trairá.

Quando vejo na televisão Bin Laden com seu AK-47, fico revoltado. Mas o que posso fazer? Os terroristas não são tolos: também escolhem as armas mais confiáveis.

Eu gostaria de ter inventado um aparador de grama. (Referindo-se à sua invenção numa declaração ao The Guardian, em 2002).

Cquote2.svg
Mikhail Kalashnikov

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bandeira de Moçambique que exibe o desenho de um fuzil AK-47.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências


Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Mikhail Kalashnikov