Mildreda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Santa Mildreda
Mildreda
Representação de Mildreda em um vitral na Igreja de Santa Mildreda, em Preston, Kent.
Nascimento c. 660
Morte c. 716/733
Minster-in-Thanet, Kent, Inglaterra
Veneração por Igreja Católica
Principal templo Minster-in-Thanet (anteriormente)
Abadia de Santo Agostinho, Cantuária (atual)
Festa litúrgica 13 de julho
Atribuições Coroa de princesa, báculo de abadessa, corça
Portal dos Santos

Mildreda (em inglês antigo: Mildþrȳð; em inglês: Mildrith; Mildthryth; Mildryth; 694 - Minster-in-Thanet, c. 716/733) foi uma abadessa anglo-saxã. Mildreda era a filha do rei Merevaldo de Magonsaete, um sub reino de Mércia, e de Santa Eormemburga,[1] filha do rei Etelberto de Kent e, como tal, personagem das lendas reais de Kent.

Suas irmãs, Milburga e Mildgida também foram canonizadas. Goscelino, se baseando numa história agora considerada perdida dos governantes do Reino de Kent, escreveu uma hagiografia sobre Mildreda.

A família materna de Mildreda possui laços íntimos com os monarcas merovíngios da Gália, e acredita-se que Mildreda tenha sido educada na prestigiosa Abadia de Chelles.[1] Ele entrou na abadia de Minster-in-Thanet, a qual sua mãe havia estabelecido, e da qual se tornou abadessa em 694. Acredita-se que seus laços com a Gália foram mantidos, já que uma série de dedicações a Mildreda existem em Pas-de-Calais, incluindo em Millam. Mildreda morreu em Minster-in-Thanet e foi enterrada lá.

Seus restos mortais foram transferidos para a Abadia de Santo Agostinho, na Cantuária, em 1030,[1] a data é comemorada em 18 de maio. Mildreda parece ter sido substituída na função de abadessa por Edburga of Minster-in-Thanet, correspondente de São Bonifácio.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Mildreda

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) santo(a) ou um(a) beato(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.