Mileva Marić

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mileva Marić
Nascimento 19 de dezembro de 1875
Titel
Morte 4 de agosto de 1948 (72 anos)
Zurique
Nacionalidade Sérvia Sérvia
Cônjuge Albert Einstein
Filho(s) Lieserl Einstein, Hans Albert Einstein, Eduard Einstein
Ocupação Matemática
Casa onde viveu Mileva Einstein-Marić em Zurique.

Mileva Marić (em sérvio cirílico: Милева Марић; 19 de dezembro de 1875Zurique, 4 de agosto de 1948) foi uma matemática sérvia, a primeira esposa de Albert Einstein, com quem teve três filhos: Lieserl Einstein, Hans Albert Einstein e Eduard Einstein. Divorciaram-se em 1914.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Mileva Marić nasceu em 19 de dezembro de 1875 na cidade de Titel na atual Sérvia. Filha mais velha de um oficial do Governo do Império Austro-Húngaro, nasceu com um luxação nas pernas que não poderia ser corrigida pela medicina da época. Por causa disso mancou pelo resto da vida. Em 1894 foi enviada pelo pai para Zurique para completar sua educação. Em 1896 entrou na Universidade de Zurique para estudar medicina. Entretanto no mesmo ano mudou de planos e mudou para o Polytechnikum de Zurique (renomeado ETH em 1911) para estudar física e matemática, onde conheceu Einstein.

Mileva servia como uma espécie de caixa de ressonância para as ideias científicas de Einstein e checava a parte matemática de seus artigos, mas o relacionamento enquanto casal acabou se deteriorando. Einstein quis se separar e, numa negociação longa e complicada, acabou prometendo que se ganhasse o prêmio Nobel algum dia, lhe daria o dinheiro do prêmio, em troca do divórcio, para pagar ao menos alguma parte de sua dívida científica perante os cálculos matemáticos da mesma. Einstein ganhou efetivamente o prêmio, em 1922 (referente a 1921), e ela recebeu o dinheiro.

Referências

  1. M. Popović (2003). In Albert's Shadow: The Life and Letters of Mileva Marić, Einstein's First Wife, p. xv: "The Family Tree of Mileva Marić-Einstein."
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

[carece de fontes?]