Miley Cyrus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Miley)
Miley Cyrus
Miley Cyrus
Cyrus em 2019
Nome completo Miley Ray Cyrus
Nascimento Destiny Hope Cyrus
23 de novembro de 1992 (31 anos)
Nashville, Tennessee
Estados Unidos
Nacionalidade norte-americana
Progenitores Mãe: Tish Finley
Pai: Billy Ray Cyrus
Parentesco
Cônjuge Liam Hemsworth (c. 2018; div. 2020)
Ocupação
Período de atividade 2001–presente
Prêmios lista completa
Carreira musical
Gênero(s)
Extensão vocal mezzosoprano lírico
Instrumento(s) Vocais
Gravadora(s)
Afiliações
Página oficial
mileycyrus.com

Miley Ray Cyrus, nascida Destiny Hope Cyrus, (Nashville, 23 de novembro de 1992[5][6]) é uma cantora, compositora e atriz estadunidense.[7] Tornou-se mundialmente popular por interpretar Miley Stewart/Hannah Montana na famosa série do Disney Channel Hannah Montana.[7] Em 2008, Miley foi eleita pela revista americana Time como uma das 100 famosas mais bem pagas do mundo.[8] Como cantora, já vendeu mais de 20 milhões de álbuns mundialmente.[9]

Biografia

Miley nasceu Destiny Hope Cyrus.[7][10] Ela é filha de Billy Ray Cyrus (cantor de música country) e Leticia "Tish" Cyrus, e neta de Ron Cyrus.[5] Nasceu no dia 23 de novembro de 1992 no estado norte-americano do Tennessee.[11]Ela tem cinco irmãos: Trace Cyrus (vocalista da banda Metro Station) e Brandi Cyrus, por parte de mãe; Christopher Cody, por parte de pai; além de Noah Cyrus e Braison Chance; Miley também possui ao todo mais de vinte tatuagens.[12]

Carreira

1999–2008: Começo de carreira e sucesso em Hannah Montana

Cyrus começou a se interessar por atuação quando tinha nove anos, e iniciou suas aulas no Armstrong Acting Studio, quando sua família vivia em Toronto, Canadá. Seu começo de carreira foi marcado por papéis pequenos; a primeira personagem que ela interpretou foi uma garota chamada Kylie, na série de televisão Doc, estrelada por seu pai. Em 2003, Cyrus foi creditada com seu nome de nascimento pelo seu papel de "Jovem Ruthie" no filme Big Fish, de Tim Burton.

Quando Cyrus tinha 12 anos, ela fez uma audição para o papel de uma "melhor amiga" em um seriado do Disney Channel sobre uma "pop star secreta". Os executivos do Disney Channel julgaram-a por ser muito jovem, mas Cyrus persistiu, resultando em outra chamada para futuras audições. Ela fez então o teste para o papel principal, Zoe Stewart. Quando ela ganhou o papel, o nome da personagem foi mudado para Miley Stewart. De acordo com o presidente do canal, Gary Marsh, Cyrus o ganhou pela sua energia e sua atuação. Ela tentou perder seu sotaque sulista, mas a Disney decidiu incluí-lo na história. Depois, Cyrus fez a audição com seu pai, Billy Ray Cyrus, para o papel de pai da sua personagem.

Cyrus na Best of Both Worlds Tour em janeiro de 2008.

Hannah Montana foi ao ar em 24 de março de 2006 nos Estados Unidos e alcançou mais de 4 milhões de telespectadores por episódio. A estrela de Hannah Montana tornou-se popular entre as crianças e adolescentes, levando-a a uma carreira musical de sucesso. Sua estreia musical aconteceu no dia 4 de abril de 2006, quando foi lançada a quarta edição do Disney Mania. Cyrus fez um cover da canção "Zip-a-Dee-Doo-Dah", de James Baskett, original do filme de animação de 1946, Song of the South.

Miley em 2007.

Em 24 de outubro do mesmo ano, a Walt Disney Records lançou o primeiro álbum de Hannah Montana. Cyrus cantou oito músicas para a trilha sonora e uma delas foi creditada a ela mesma, um dueto com seu pai, Billy Ray Cyrus, chamado I Learned From You (que acabou entrando na trilha sonora do filme Ponte Para Terabítia). O álbum estreou em #1 no Billboard 200, dos Estados Unidos, vendendo 281 mil cópias em sua primeira semana, ultrapassando artistas como John Legend e a banda de rock My Chemical Romance.[13] Foi um dos oito álbuns mais vendidos nos EUA em 2006, vendendo aproximadamente dois milhões de cópias.[14] Mais tarde, o álbum ganhou dois relançamentos - uma Edição Natalina contendo o cover de "Rockin' Around the Christmas Tree" e uma Edição Especial contendo "Nobody's Perfect". Cyrus abriu 20 dos 39 shows das The Cheetah Girls. Ela ainda gravou um cover da música clássica da Disney, "Part of Your World", para a quinta edição do Disney Mania. Em 26 de junho de 2007, Cyrus lançou o álbum duplo Hannah Montana 2: Meet Miley Cyrus. O primeiro disco era a segunda trilha sonora de Hannah Montana, mas o segundo disco era o primeiro de Miley como ela mesma, que rendeu os singles "Star All Over" e "See You Again". O álbum estreou em #1 no Billboard 200 e vendeu 326 mil cópias em sua semana de estreia.[15] Retornou ao topo do Billboard 200 em dezembro, e vendeu mais de 700 mil cópias durante este período. Foi certificado três vezes em Platina, pela RIAA, depois de ter vendido mais de três milhões de cópias nos EUA. Cinco músicas de seu álbum estrearam no Billboard Hot 100: "See You Again" foi a primeira canção de Miley a entrar no Hot 100, alcançando a #10 posição.

Miley fez uma participação como figurante no filme High School Musical 2, como a "garota da piscina". Ela fez uma participação especial como Yatta na produção do Disney Channel The Emperor's New School. Cyrus cantou como Hannah Montana e ela mesma na turnê Best of Both Worlds Tour, realizada na América do Norte, com um total de 71 shows. Os Jonas Brothers se encarregaram de abrir os shows para ela. Os ingressos da turnê ficaram esgotados em tempo recorde. A turnê foi gravada e lançada nos cinemas em Disney Digital 3-D. O filme/show lucrou 8 651 758 dólares em seu dia de estreia, faturando ao todo 71 281 781 dólares. Depois, as gravadoras Walt Disney Records/Hollywood Records lançaram o álbum ao vivo do show. O álbum incluía canções de Hannah Montana e outras sete dela mesma. O álbum ficou em #3 lugar nos Estados Unidos. No começo de 2010, Miley Cyrus filmou a quarta e última temporada de Hannah Montana.

2008–2009: Breakout, Carreira Cinematográfica e Wonder World Tour

Cyrus em performance de "Hoedown Throwdown" na Wonder World Tour.

Em julho de 2008, Cyrus lançou seu segundo álbum de estúdio, o primeiro que não teve ligação com a personagem Hannah Montana, intitulado Breakout, que rendeu os singles "7 Things" e "Fly on the Wall". Na epóca, ela disse que Breakout tinha sido inspirado no "que aconteceu em sua vida no ano passado". Cyrus co-escreveu as canções e teve duas de própria autoria: "escrever canções é o que eu realmente quero fazer na minha vida para sempre". O álbum estreou em #1 no Billboard 200 nos Estados Unidos, vendendo na primeira semana 371 mil cópias. "7 Things" foi o primeiro single desse álbum. O single estreou em #84 no Billboard Hot 100. Duas semanas depois do lançamento, pulou do número #70 para o #9. O álbum recebeu um disco de platina por vender mais de 1,5 milhões de cópias em seu país natal.[16]

Miley apresentou o CMT Music Awards de 2008 com seu pai, em abril. Ainda em 2008, ela apresentou o Teen Choice Awards. Cyrus gravou uma versão da música "Santa Claus Is Coming to Town" para a compilação All Wrapped Up, também de 2008.

Cyrus emprestou sua voz para a personagem Penny, da animação da Disney, Bolt, um filme sobre um cachorro da televisão. Na semana de estreia, o filme ficou em #3, arrecadando 26 223 128 dólares. Na segunda semana ficou em #2. Em 20 de fevereiro de 2009, o filme havia acumulado 113.643.011 dólares no Estados Unidos e no Canadá, e 286.244.489 dólares no resto do mundo.

Miley cantando no Verizon Center, em Washington D.C, em 2009.

Cyrus co-escreveu e cantou uma das duas canções originais da trilha sonora de Bolt. A música foi cantada por outra estrela de Bolt, o ator John Travolta. Intitulada "I Thought I Lost You", na qual ganhou o Golden Globe Award como Melhor Canção Original. Cyrus volta a interpretar Hannah Montana no filme, Hannah Montana: The Movie, que foi lançado em 10 de abril de 2009, do qual se derivou a trilha sonora de mesmo nome onde rendeu os singles "The Climb" e "Hoedown Throwdown", que vendeu 2 milhões de cópias somente nos Estados Unidos.[17]O filme trata de quando Stewart tem que escolher entre Hannah Montana ou ela mesma. Ele acumulou 155.525.718 dólares ao redor do mundo. Seu single, The Climb alcançou a #4 posição no Billboard Hot 100,[18] ficando na frete de singles como "See You Again" e "7 Things", que ficaram em #10 e #9 respectivamente. A trilha sonora do filme foi o terceiro CD da franquia a ficar em #1 no Billboard 200 e receber certificado de platinum pela RIAA. Em março de 2009, ela publicou a sua autobiografia, Miles to Go. Em junho de 2009, Cyrus mudou de representante de carreira de United Talent Agency para Creative Artists Agency. Ainda em junho, Cyrus começou a gravar seu filme, A Última Música, baseado no livro de Nicholas Sparks, onde ela interpreta uma jovem rebelde que vai passar o verão com seu pai numa calma cidade costeira. O filme estreou por vários países em 2010. O filme foi concebido com a intenção de introduzir Cyrus para o público adulto. Cyrus gravou um música com os Jonas Brothers, intitulada "Before The Storm", para o quarto álbum de estúdio deles, Lines, Vines and Trying Times. Ela lançou outra trilha sonora para Hannah Montana (para a terceira temporada), intitulada Hannah Montana 3, lançada em 7 de julho de 2009, alcançando o 1º lugar nas paradas e quarto com a música "He Could Be The One".

Nesse mesmo ano, lançou seu primeiro EP exclusivo do Wal-Mart, The Time of Our Lives, que rendeu singles como "Party in the U.S.A." e "When I Look at You". O álbum estreou em segundo lugar na parada norte-americana Billboard 200, onde recebeu um disco de platina por vender mais de 1,4 milhões de cópias na região. Na Espanha, também foi disco de platina. Sua música "Party in the U.S.A." foi oficialmente lançada nas rádios no dia 29 de julho de 2009. Ele foi lançado para promover a linha de roupas de Cyrus, intitulada Miley and Max Clothing Line, que foi lançada por ela junto com Max Azria. A música "Party in the U.S.A." alcançou o #1 no Hot Digital Songs, com 226 000 downloads pagos, fazendo dela a artista mais jovem a alcançar o topo do chart, e com uma grande estreia no Billboard Hot 100. Cyrus ainda vendeu mais de 4 000 000 cópias da música pelo iTunes, recebendo três discos de platinum pelo seu single. Esta é a melhor estreia solo feminina desde a música "Inside Your Heaven", de Carrie Underwood. A música foi o single mais bem sucedido da história da Hollywood Records.

Cyrus gravou ao lado de Demi Lovato, Selena Gomez e Jonas Brothers o videoclipe da música Send it On,[19] para a campanha de consientização Disney's Friends for Change. Cyrus anunciou uma Turnê pela América do Norte a Wonder World Tour.[20] A turnê começou no dia 14 de setembro de 2009 em Portland, Oregon e teve 56 datas ao redor do mundo. A turnê foi aberta pela banda de seus irmãos, a banda Metro Station. Dia 9 de dezembro de 2009 Cyrus anunciou que está dando pausa em sua carreira, porém, ela não parou por aí.[21] Em 7 de dezembro de 2009, Cyrus cantou para a Rainha Elizabeth II, no Royal Variety Performance, em Blackpool, North West England.[22] Em dezembro de 2009, Timbaland lançou seu álbum, Shock Value II, com uma colaboração com Cyrus chamada "We Belong to the Music". Os escritores da música The Climb, Jessi Alexander e Jon Mabe, foram nomeados ao Grammy. Cyrus ficou com a quarta posição da lista da Billboard das Melhores Artistas Femininas de 2009.

2010–2012: Can't Be Tamed e novas atuações

Em 2010, depois de dois anos sem lançar um álbum de estúdio, foi lançado seu terceiro, intitulado Can't Be Tamed, que rendeu o single de mesmo nome[23] O primeiro single do álbum é a faixa título, "Can't Be Tamed". O single foi lançado para venda em 18 de maio de 2010, e entrou no Hot 100 da Billboard no número #8. Figurinos de Cyrus e danças, promovendo Can't Be Tamed também foram consideravelmente mais provocativa do que performances anteriores, despertando críticas da imprensa. Depois de lançar o álbum, Cyrus pretende fazer uma pausa da indústria da música, a fim de se concentrar em sua carreira cinematográfica. Ela comentou: "Eu não tenho tido, como, aulas de representação ou qualquer outra coisa, mas não significa que eu não preciso porque eu tenho certeza que não [...] Provavelmente, vou ir um livro agindo treinador. "Cyrus também decidiu optar por sair da faculdade, pela mesma razão, dizendo: "Eu sou um crente firme que você pode voltar em qualquer idade que quiser, porque minha avó voltou para a faculdade aos 62 anos [...] Por agora , eu realmente quero focar na minha carreira.Eu trabalhei duro para chegar onde estou agora, e eu quero aproveitar enquanto dura. "

Cyrus estrelou em A Última Música, que foi lançado em 31 de março de 2010, e recebeu várias críticas pobres, assim como o desempenho de Miley. No entanto, o filme foi bem sucedido comercialmente, arrecadando mais de 88 milhões dólares na bilheteria mundial. De acordo com a bilheteria analista Exhibitor Relations, o filme marcou "uma transição bem sucedida para papéis adultos para Miley Cyrus." A quarta e última temporada de Hannah Montana começou a ser exibida no Disney Channel em 11 de julho de 2010, e lançada junto da trilha sonora Hannah Montana Forever. Encerrou oficialmente em 16 de janeiro de 2011. Miley filmou mais dois filmes: LOLA e A Super Agente em 2010, com algumas cenas extras de A Super Agente gravadas em Agosto de 2011. Apesar de seu anúncio anterior de que ela estaria se concentrando mais no seu futuro em fevereiro de 2011, Cyrus confirmou que ela não tinha linha de filmes e ia sair em turnê.

Em 29 de abril de 2011, Cyrus embarcou em sua turnê internacional Gypsy Heart Tour na América do Sul e terminou a turnê em 2 de julho de 2011, na Austrália. Miley também participou de Saturday Night Live em 5 de março de 2011, onde se apresentou em vários esboços. Ela também cantou uma canção breve sobre suas muitas controvérsias, como o incidente do bong, a foto de sua amiga, ela comendo um Twizzler, e também a pole dance em um pólo de hotel no Teen Choice Awards, dizendo: "Eu sinto muito que eu não sou perfeita." Em 2 de agosto de 2011, pelo Contact Music que Cyrus assinou um contrato para estrelar uma comédia na qual ela interpreta uma mulher que quebrou a promessa de Deus.

Miley no VMA em 2010.

A Rock Mafia lançou no Youtube um remix da música de Cyrus "Liberty Walk" em 23 em novembro de 2011, dedicado ao movimento Ocupar, que ela se referiu como, "as milhares de pessoas que estão de pé para aquilo em que acreditam."

Em 24 de janeiro o álbum "Chimes of Freedom: Songs of Bob Dylan Honoring 50 Years of Amnesty International" foi lançado em homenagem a Bob Dylan, Miley canta o cover de "You're Gonna Make Me Lonesome When You Go", no qual ela também fez um vídeo clipe para a música. Na versão de Cyrus a canção recebeu várias críticas positivas de diversos críticos de música, sendo considera como a voz da nova geração.

Em fevereiro Cyrus abandonou a animação de comédia "Hotel Transylvania", no qual ela foi destinada a desempenhar o papel de Mavis, a filha do Drácula, que é dublado por Adam Sandler. Mais tarde foi anunciado que ela seria substituída pela sua colega da Disney, Selena Gomez. Depois, ela explicou no Twitter o motivo de não ter aceitado o papel para o filme, pois queria se dedicar mais em sua música este ano. Em abril, Miley iniciou as gravações do seu quarto álbum de estúdio, previsto para 2013, trabalhando com produtores e compositores, como: Pharrell Williams, Paul Dawson, Hit-Boy, Mac Miller, Da Internz e Dr. Luke. Em 4 de julho, em parceria com a Rock Mafia, foi lançado um dueto com Cyrus chamado "Morning Sun" que está presente no primeiro álbum da Rock Mafia intitulado Mixtape Vol. 1. Em 10 de agosto aconteceu no Brasil a estreia do filme LOL, que é um remake da comédia francesa de 2008, ambas versões criadas por Liza Azuelos, estrelada por Miley Cyrus. Uma adolescente rebelde que passa o seu tempo conectada em redes sociais e Demi Moore é sua mãe super protetora. O elenco também conta com Ashley Greene, Jean-Luc Bilodeau e Adam G. Sevani.

Cyrus no People's Choice Awards em 2012.

Em 6 de setembro foi lançado uma nova versão do site oficial da Miley, o MileyCyrus.com para uma preparação dos fãs para o novo estilo do álbum e da própria Cyrus. Nesse mesmo dia, junto com o site foi lançado o The Backyard Sessions , onde Cyrus divulga vídeos de covers acústicos, que são liberados a cada mês. O primeiro vídeo dessa sessão acústica foi lançado junto com o novo site de Cyrus, um cover da música Lilac Wine. O segundo vídeo foi lançado no dia 3 de outubro, sendo da música Look What They Done To My Song. Ainda em setembro, Cyrus foi convidada para fazer parte de dois episódios da série Dois Homens e Meio, na qual interpretou a personagem Missi. Os episódios com a participação de Cyrus foram ao ar no dia 18 de outubro e 8 de novembro, registrando os maiores índices de audiência da temporada. Em 1 de novembro foi lançado o videoclipe da música Decisions, uma parceria de Cyrus com o DJ e cantor, israelense, Borgore.

Em 24 de dezembro foi lançado o terceiro vídeo acústico do The Backyard Sessions, dessa vez da música Jolene. Ainda no mesmo mês ocorreu a estreia de seu filme, A Super Agente, em alguns países. Em 2010, após o lançamento e encerramento da divulgação de seu terceiro álbum de estúdio, Can't Be Tamed, Cyrus decidiu dar uma pausa em sua carreira musical, tirar umas férias e decidir o que seria melhor para as suas músicas, já que ela estava sendo impedida de lançar o que queria por ser considerado Maduro demais ou Sexy, sendo bastante reprimida na sua antiga gravadora, a Hollywood Records. Em 2012, durante o processo de gravação de seu novo álbum, Cyrus começou a se reunir com gravadoras e produtores da Sony Music para avaliar qual gravadora seria melhor e a deixaria ser mais livre.

2013–2015: Bangerz e Miley Cyrus & Her Dead Petz

Cyrus em 2013.

Em 2013, foi confirmado pela Revista americana, Billboard, que Cyrus assinou contrato com a RCA Records. Em 14 de fevereiro foi lançado diretamente em DVD o mais novo, até então, filme de Cyrus, A Super Agente, no mesmo mês o filme também estreou nos Estados Unidos. Em 3 de abril foi divulgada a canção Ashtrays and Heartbreaks, o primeiro single do álbum Reincarnated do Snoop Lion, em parceria com Cyrus. Em 15 de abril foi lançado uma parceria entre Will.i.am e Cyrus, intitulada, Fall Down faixa que dá continuidade ao álbum do cantor, #willpower, sendo o 4 single de trabalho do mesmo.

No início de maio o mundo obteve a confirmação oficial de que Miley foi eleita "a mulher mais sexy do mundo" pela revista masculina Maxim, numa votação pelo site da revista. Miley permaneceu na liderança durante todo o período dos votos, ficando na frente de mulheres como Beyoncé e Megan Fox. Após anos de espera, no palco do Billboard Music Awards, dia 19 de maio, Miley Cyrus fez o anúncio oficial de seu single, que se chamaria We Can’t Stop. A música foi lançada no dia 3 de junho com uma divulgação pesada, incluindo a revelação da capa do single num dos telões da Times Square. We Can’t Stop foi sucesso imediato. Com pouco mais de seis horas de lançada, We Can’t Stop atingiu o topo do iTunes de mais de 30 países, incluindo Brasil e Estados Unidos.

No mesmo dia a música foi para o primeiro lugar no iTunes mundial. Miley foi a primeira ex-disney de sua geração a conseguir tal feito. A música ainda conseguiu segundo lugar na conceituada Billboard Hot 100 e um videoclipe polêmico que conseguiu quase 11 milhões de visualizações em um dia. No dia 6 de agosto foi finalmente revelado que o nome do novo CD era “Bangerz”. O álbum traria parcerias com Britney Spears, Big Sean, Ludacris e outros artistas de nome na indústria musical.

No dia 25 de agosto, pela madrugada, foi lançado o segundo single do álbum. A música “Wrecking Ball”, uma balada suave com guitarras pesadas no refrão, também conseguiu #1 no iTunes no dia de seu lançamento. Nesse mesmo dia, aconteceu o Video Music Awards, premiação anual da MTV. Miley subiu no palco da premiação para uma performance aguardada e surpreendeu a todos com o mash-up de “We Can’t Stop” com “Blurred Lines.Outro hit de verão, cantado por Robin Thicke. Miley Cyrus não levou para casa nenhum prêmio no VMA. Ela, no entanto, foi condenada por sua apresentação seminua da com Robin Thicke, no qual ela esfregou seu traseiro o tempo todo em rede nacional numa dança chamada Twerk. A notícia foi choque e polêmica nacional. O Parents Television Council chegou a emitir um comunicado dizendo que sua performance confundiu talento com o sexo.

Cyrus apresentando-se em Vancouver no ano de 2014.

No entanto, ela também recebeu elogios por ter incorporado o estilo próprio do VMA, e por audaciosamente ter chegado em lugares que o pop raramente chegou. Foi uma performance polêmica, que deixou muitos pais nervosos e fez os pulsos de especialistas baterem na mesa. Porém, animou os fãs, inspirando memes épicos e superando a performance de Beyoncé no Super Bowl no nível de tweets por minuto. Passado a polêmica, no dia 9 de setembro veio então o videoclipe de Wrecking Ball que quebrou o recorde de vídeo mais visto da VEVO em menos de 24h horas (19,3 milhões) e vídeo a chegar mais rápido em 100 milhões de visualizações (6 dias). Após seu videoclipe, o single chegou a atingir o topo da Billboard Hot 100. Foi o primeiro single de Miley a conseguir tal feito.

A notícia final sobre o noivado da cantora foi dada no dia 16 de setembro: Miley e o ator Liam Hemsworth não estavam mais juntos. Depois de uma fonte do ator ter revelado que o mesmo estaria embaraçado com a performance de Miley no Video Music Awards, um representante de Miley ainda confirmou infidelidade da parte do australiano. Dia 2 de outubro estreou na MTV um documentário de cerca de uma hora chamado “Miley: The Movement”, que mostrou cenas de Miley no estúdio gravando seu novo álbum, bastidores de apresentações e revelações surpreendentes de Miley sobre a polêmica do VMA. Em 8 de outubro, finalmente Bangerz foi liberado para que o mundo inteiro escutasse.Foi seu primeiro álbum pela RCA Records e trouxe uma mudança sonora e de imagem para Cyrus. O álbum atingiu o primeiro lugar no iTunes de mais de 80 países em sua semana de lançamento. Recebeu críticas agradáveis e vendeu 273 mil cópias só nos Estados Unidos em sua primeira semana, debutando na primeira posição da Billboard 200. No Brasil, o CD recebeu o certificado de Ouro em seu segundo dia de vendas e em Portugal já recebeu o certificado de Dupla Platina, tendo vendido mais de 40 mil cópias.

Cyrus tinha confirmado um novo álbum para 2015 em novembro de 2014, e que ele estaria na gravação, quando a cantora e os produtores EarDrummerS e Wayne Coyne compartilharam fotos no Instagram de Miley num estúdio de gravação.[24] Seu próximo álbum de estúdio, Miley Cyrus & Her Dead Petz (2015), foi lançado apenas digitalmente Em julho de 2015, a artista foi confirmada como apresentadora do MTV Video Music Awards, o qual ocorreu em 30 de agosto do mesmo ano.[25] Nesta data, fez uma apresentação final na premiação e, posteriormente, lançou seu álbum intitulado Miley Cyrus & Her Dead Petz gratuitamente no serviço de streaming SoundCloud,[26] o qual explorou novos gêneros[27] e foi recebido misto pela crítica especializada, tendo uma pontuação de 59/100, baseado em 20 críticas, no Metacritic.[28] Para promover o álbum, Miley esteve no Saturday Night Live em Outubro, junto com a banda The Flaming Lips onde performou "Karen Don't Be Sad" e "Twinkle Song",[29] além de realizar a turnê-limitada "Milky Milky Milk Tour", que contou com 8 shows na América do Norte entre Novembro e Dezembro.[30] No final do ano, Cyrus também participou dos filmes The Night Before (2015) e A Verry Murray Christmas, este último sendo um especial da Netflix, além de lançar a música "Hands of Love" para a trilha sonora do filme Freeheld.[31]

2016–2017: The Voice e Younger Now

Em fevereiro foi anunciado que Cyrus seria conselheira dos técnicos da 10ª temporada do The Voice,[32] e logo em seguida a Sony confirmou que Cyrus se juntaria a Alicia Keys como técnica na 11ª temporada do programa, substituindo Christina Aguilera e Pharell.[33] No fim da temporada foi anunciado que Miley não faria parte da 12ª temporada do programa, retornando na 13ª edição, prevista para o segundo semestre de 2017.[34] Em setembro de 2016, Cyrus co-estrelou a minissérie Crisis in Six Scenes, produzida pela Amazon e dirigida por Woody Allen,[35] e em outubro durante sua participação no Ellen Degeners Show, Miley confirmou que havia retomado o noivado com o ator Liam Hemsworth, com quem havia rompido em 2013.[36]

Miley em 2017 no Today Show.

Em fevereiro de 2017, Cyrus divulgou em seu Instagram uma foto em um estúdio de gravação, levantando rumores de que estaria trabalhando em seu sexto álbum de estúdio.[37] Em Março, seu pai Billy Ray Cyrus começou especulações em sua conta no Twitter de que Miley estaria prestes a lançar novo material,[38] logo depois a cantora começou a ser confirmada em diversos festivais de música nos Estados Unidos,[39] reforçando os rumores de seu retorno para a música. No dia 11 de maio ela lança o primeiro single de seu novo álbum de estúdio intitulado Malibu. Dia 8 de Agosto, ela posta em seu site oficial uma foto com o nome do mais novo álbum chamado "Younger Now" e a data do lançamento para dia 29 de setembro.

Em 2016, após o lançamento de seu quinto álbum de estúdio no ano anterior, Cyrus voltou a trabalhar em seu sexto álbum de estúdio. Ela foi uma conselheira importante durante a décima temporada do concurso de canto The Voice. Em março, Cyrus assinou contrato como treinador para a décima primeira temporada do The Voice como substituto de Gwen Stefani; Cyrus se tornou o treinador mais jovem a aparecer em qualquer encarnação da série. Em setembro de 2016, Cyrus co-estrelou Crisis in Six Scenes, uma série de televisão criada por Woody Allen para a Amazon Studios. Ela interpretou uma ativista radical que causa o caos em uma casa conservadora dos anos 1960 enquanto se escondia da polícia. Em 17 de setembro de 2016, ela apareceu no The Tonight Show com Jimmy Fallon e fez um cover de "Baby, I'm In the Mood for You" de Bob Dylan. Cyrus também teve uma participação especial de voz não creditada como Mainframe no filme de super-heróis Guardians of the Galaxy Vol. 2, lançado em maio de 2017.

Em 11 de maio de 2017, Cyrus lançou "Malibu" como o single principal de seu sexto álbum. O single estreou na 64ª posição na Billboard Hot 100 e alcançou a posição 10 na parada em sua segunda semana. Em 9 de junho, Cyrus lançou "Inspired" após apresentar a música no show beneficente One Love Manchester. Serviu como um single promocional do álbum. Em 8 de agosto, Cyrus anunciou que seu sexto álbum de estúdio se chamaria Younger Now e seria lançado em 29 de setembro de 2017. A faixa-título do álbum foi lançada como o segundo single do álbum em 18 de agosto e estreou e alcançou a 79ª posição no Billboard Hot 100, marcando um retorno ao estilo country-pop da cantora. Em 27 de agosto, Cyrus cantou a faixa no MTV Video Music Awards 2017. Em 15 de setembro, ela cantou "Malibu", "Younger Now", "See You Again", "Party in the U.S.A." e um cover do sucesso de Roberta Flack "The First Time Ever I Saw Your Face" (escrito por Ewan McColl) para a BBC Radio 1 Live Lounge. Em 2 de outubro, como parte de suas aparições musicais regulares de uma semana no The Tonight Show com Jimmy Fallon, Cyrus cantou seu single de sucesso de 2009 "The Climb" pela primeira vez desde 2011 ao lado de um cover de "No Freedom" de Dido para homenagear as vítimas do tiroteio em Las Vegas. O anterior, desde então, foi apresentado em vários eventos de caridade e marchas democráticas como March For Our Lives. Naquele mesmo ano, Cyrus também retornou como treinador na décima terceira temporada do The Voice, após um hiato de uma temporada. Em 5 de outubro de 2017, Cyrus confirmou que ela não voltaria ao The Voice para a temporada quatorze. Em 30 de outubro de 2017, Cyrus revelou que não lançaria mais nenhum single do Younger Now, nem faria turnê com ele.

2018–2019: Black Mirror, She Is Coming e festivais

Antes do lançamento de Younger Now em setembro de 2017, Cyrus expressou que ela "já tinha duas músicas profundas no próximo [álbum]". Os produtores ligados ao seu sétimo álbum de estúdio incluíam o colaborador anterior Mike Will Made It e os novos colaboradores Mark Ronson e Andrew Wyatt. Sua primeira colaboração com Ronson, "Nothing Breaks Like a Heart" de seu álbum Late Night Feelings de 2019, foi lançada em 29 de novembro de 2018, com grande recepção comercial, especialmente na Europa, onde alcançou o número dois no UK Singles Chart como bem como na Irlanda e liderou as paradas em vários países da Europa Oriental, como Hungria e Croácia.

Cyrus em 2019.

Durante o primeiro trimestre de 2019, Cyrus se tornou bastante conhecida por suas canções cover. Já tendo participado do MusiCares Person of the Year em 2018 comemorando Fleetwood Mac, ela voltou ao evento no ano seguinte para homenagear a carreira da estrela country e madrinha Dolly Parton tocando "Islands in the Stream" ao lado do cantor e compositor canadense Shawn Mendes, com quem ela também cantou "In My Blood" alguns dias depois no 61º Grammy Awards. Outras contribuições de Cyrus incluem sua participação no concerto de tributo a Chris Cornell I Am The Highway, onde cantou "As Hope & Promise Fade" como bem como seu álbum cover de Elton John "Don't Let The Sun Go Down On Me", incluído no álbum tributo Revamp: Reimagining the Songs de Elton John & Bernie Taupin .yrus também homenageou John no I'm Still Standing: Concerto de tributo ao Grammy Saudação a Elton John em 2018, onde ela fez um cover de "The Bitch Is Back".

Em 31 de maio de 2019, Cyrus twittou que seu sétimo álbum de estúdio seria intitulado She Is Miley Cyrus e compreenderia três EPs de seis canções, que seriam lançados antes do álbum completo: She Is Coming em 31 de maio, She Is Here no verão, e She Is Everything. She Is Coming, que também incluiu colaborações vocais com RuPaul, Swae Lee, Mike Will Made It e Ghostface Killah, estreou no quinto lugar na Billboard 200 dos EUA com 36.000 unidades equivalentes ao álbum, enquanto o single "Mother's Daughter" entrou no número 54 na Billboard Hot 100 dos EUA. O remix de Wuki de "Mother's Daughter" recebeu uma indicação de Melhor Gravação Remixada no 62º Grammy Awards, enquanto o videoclipe original ganhou dois MTV Video Music Awards. Cyrus promoveu o EP com uma turnê de verão pela Europa que visitou festivais de primeira linha como Glastonbury e Primavera Sound.

Cyrus estrelou em "Rachel, Jack and Ashley Too", um episódio da série de ficção científica da Netflix, Black Mirror, que ela filmou na África do Sul em novembro de 2018. Foi lançado na Netflix em 5 de junho de 2019. No episódio, ela jogou a estrela pop fictícia Ashley O e forneceu a voz para sua extensão de boneca de IA, Ashley Too. O enredo do episódio recebeu comparações notáveis ​​com a tutela de Britney Spears e o movimento Britney Livre, do qual Cyrus tem defendido. O videoclipe da música "On a Roll" do episódio foi lançado em 13 de junho; a própria música e o lado B "Right Where I Belong" foram lançados para plataformas digitais no dia seguinte. Em 27 de junho, foi revelado que Cyrus havia colaborado com Ariana Grande e Lana Del Rey em "Don't Call Me Angel", o single principal da trilha sonora do filme Charlie's Angels de 2019. Foi lançada em 13 de setembro de 2019. Em agosto de 2019, Cyrus lançou "Slide Away", sua primeira música desde o anúncio de sua separação do então marido Hemsworth. A música insinuava o rompimento e continha letras como "Vamos lá, não temos 17 anos, não sou quem costumava ser". Um videoclipe foi lançado em setembro de 2019 que continha outras referências, incluindo um dez de copas jogando cartas no fundo de uma piscina para representar o fim de seu relacionamento de uma década com Hemsworth.

2020–2022: Plastic Hearts e Attention: Miley Live

Miley Cyrus durante a Attention Tour no Lollapalooza Brasil de 2022.

Em 14 de agosto de 2020, Cyrus lançou o single "Midnight Sky" e confirmou o cancelamento dos EPs She Is Here e She Is Everything devido a grandes mudanças recentes em sua vida que não se encaixavam na essência do projeto incluindo seu divórcio de Hemsworth e o incêndio da casa do casal durante o incêndio de Woolsey na Califórnia, bem como a pandemia de COVID-19. "Midnight Sky" se tornou seu single solo de maior sucesso desde "Malibu" em 2017, alcançando a posição 14 na Billboard Hot 100 dos EUA. Internacionalmente, no Reino Unido, a canção alcançou até agora a quinta posição na UK Singles Chart. A faixa foi posteriormente misturada com "Edge of Seventeen" de Stevie Nicks. Em outubro, Cyrus teve uma terceira sessão de Backyard na MTV e anunciou via Instagram que seu sétimo álbum de estúdio, Plastic Hearts, seria lançado em 27 de novembro de 2020. Anteriormente, deveria se chamar She Is Miley Cyrus, completando a série EP assim que finalizada. O álbum foi lançado com críticas positivas da crítica e teve um bom desempenho, estreando no número dois na Billboard 200, com 60.000 unidades, tornando-se sua décima segunda entrada no top dez. Com essa entrada, Cyrus quebrou o recorde de alcançar o maior número de álbuns top-cinco da Billboard 200 nos Estados Unidos no século 21 por uma artista feminina. Plastic Hearts marcou um passo de Cyrus no rock e glam rock e gerou dois outros singles: "Prisoner" com a cantora inglesa Dua Lipa e "Angels like You", que atingiu o pico com 8 e 66, respectivamente, no Reino Unido. O álbum também incluía colaborações vocais com Billy Idol e Joan Jett. Devido à demanda popular e à viralidade das redes sociais, Cyrus incluiu as versões ao vivo de "Heart of Glass" do Blondie e "Zombie" do The Cranberries.

Cyrus ganhou um Prêmio de Realização Especial Webby 2020. Em fevereiro de 2021, Cyrus se apresentou no primeiro show TikTok Tailgate em Tampa, para 7.500 profissionais de saúde vacinados. Ele serviu como um pré-show antes do Super Bowl LV. Foi ao ar na TikTok e CBS. A performance foi incluída no videoclipe de "Angels Like You". Em março de 2021, Cyrus deixou a RCA e assinou com a Columbia Records, uma gravadora irmã da RCA sob a égide da Sony Music. Naquele mesmo mês, Cyrus abraçou seus dias como Hannah Montana e escreveu uma carta aberta à personagem nas redes sociais para o 15º aniversário do programa, apesar de todas as declarações de que seus dias como Montana deram a Cyrus uma crise de identidade. existe desde então. Em 23 de abril de 2021, The Kid Laroi lançou um remix de seu single "Without You" com Cyrus, seu primeiro lançamento pela Columbia Records. Em 3 de abril de 2021, Cyrus se apresentou no NCAA March Madness Final Four em Indianápolis com os profissionais de saúde da linha de frente na platéia. Mais recentemente, ela assinou um acordo geral com a NBCUniversal com o primeiro projeto do acordo sendo o show especial Stand by You Pride a ser transmitido no Peacock. Em junho, Cyrus lançou uma versão cover de estúdio de "Nothing Else Matters" do Metallica, que foi subsequentemente incluída no The Metallica Blacklist, uma versão do disco homônimo da banda, que completa trinta anos em 2021. A faixa também apresenta Elton John no piano, Yo-Yo Ma e Chad Smith do Red Hot Chili Peppers. A cantora inicialmente lançou um álbum inteiro de covers do Metallica em outubro de 2020 e já havia tocado a faixa ao vivo durante seu set em Glastonbury.

Para promover Plastic Hearts, Cyrus provocou uma turnê em torno do lançamento do álbum. A turnê foi adiada devido à pandemia, mas graças às altas taxas de vacinação nos Estados Unidos, Cyrus foi capaz de liderar vários festivais de música no país durante o verão de 2021, incluindo Austin City Limits, Lollapalooza e Music Midtown. Cyrus revelou sua turnê na América do Sul pela primeira vez em sete anos no início de 2022. Em agosto de 2022, foi anunciado que Cyrus iria estrelar um filme de Natal para a televisão, Dolly Parton's Mountain Magic Christmas, produzido por Dolly Parton para a NBC.[40]

2023: Endless Summer Vacation e primeiro Grammy Awards

O colaborador de Cyrus em Bangerz (2013), Miley Cyrus & Her Dead Petz (2015) e She Is Coming (2019), Mike Will Made It, indicou que novas músicas em potencial seriam lançadas em 2023, através de suas mídias sociais.[41] Cyrus continuou a indicar uma nova era musical por meio de uma campanha promocional enigmática - que incluía pôsteres nas principais cidades do mundo, contagens regressivas em seu site e videoclipes - com a legenda "Ano novo, nova Miley". Dias depois, durante a segunda edição da Festa de Ano Novo de Cyrus, foi anunciado o próximo single principal da cantora, "Flowers". Foi lançado em 12 de janeiro de 2023, acompanhado de um videoclipe dirigido por Jacob Bixenman. Em 5 de janeiro, Cyrus anunciou seu oitavo álbum de estúdio, Endless Summer Vacation, no qual trabalhou com Kid Harpoon, Greg Kurstin, Mike Will Made It e Tyler Johnson, com lançamento previsto para 10 de março de 2023. O primeiro esforço de estúdio de Cyrus com a Columbia Records, ela descreveu o álbum como "[sua] carta de amor para [Los Angeles]". A cantora revelou a capa do álbum e lançou um trailer em apoio ao anúncio.[42]

Em 2024 a cantora venceu dois prêmios Grammy Awards com Flowers nas categorias Best Pop Vocal Performance e Record Of The Year.[43][44][45][46]

Vida pessoal

A atriz e cantora solicitou ao Tribunal Superior de Los Angeles a mudança legal de seu nome para Miley Ray Cyrus. Billy Ray Cyrus, seu pai, escreveu na solicitação que a mudança era para "fazer com que o nome pelo qual ela é conhecida normalmente seja o mesmo que o legal". Em ocasiões anteriores, a atriz tinha comentado que o seu pai a chamava de Smiley, quando pequena, por causa de sua personalidade alegre, e desse apelido foi escolhido o nome Miley. Em 29 de janeiro de 2008, ela mudou oficialmente o seu nome para "Miley Ray Cyrus"; o nome do meio foi uma homenagem ao seu pai.[47]

De 2006 a 2007 Miley namorou o ator e cantor Nick Jonas, ao qual ela disse que foi seu primeiro amor.[48]

Miley conheceu o ator Liam Hemsworth nos bastidores do filme A última música, quando contracenaram juntos. Os dois começaram a se envolver em 2010. O relacionamento teve idas e vindas, e em 2018 eles oficializaram uma união. Porém, o casamento durou apenas um ano, em 2019, Miley e Liam se divorciaram.[49]

Em maio de 2015, em entrevista à Associated Press, Cyrus disse que nem todos os seus relacionamentos foram heterossexuais.[50] Sobre sua sexualidade, ela disse que nunca quis se rotular. Em junho de 2015 revelou ter "saído do armário" para sua mãe aos 14 anos.[51] Em 2015, a revista Time reportou que Miley é de gênero fluido[52] e, em julho, foi confirmado que Miley estava em um relacionamento com a modelo belga Stella Maxwell.[53] Em 2016, ela se declarou pansexual.[54] Em 2018, Miley declarou que mesmo se casando com um homem, ela ainda é queer.[55]

A carreira de Cyrus foi repleta de polêmicas, que estendem-se até hoje. Sob os holofotes desde muito jovem, as atitudes da cantora e atriz são observadas e analisadas constantemente pela mídia.

Em 2008, uma polémica iniciou quando Cyrus postou algumas fotos em sua conta privada no MySpace, que vazaram para o público. As fotos mostravam a cantora e uma amiga dividindo um doce e quase se beijando, o que gerou rumores na internet, levando a boatos de lesbianismo. Cyrus comentou: "Para mim, eram só duas garotas, não tem nada demais. Mas elas [as fotos] se espalharam. Como se alguém tivesse copiado e colado, e dito, Oh Meu Deus, veja isso, e bla bla bla."[56]Em abril de 2008, diversas fotos provocantes de Cyrus de roupas íntimas e biquíni vazaram na internet por uma jovem que hackeou a conta Gmail da artista.[57] Cyrus descreveu as imagens como "fotos bobas, inapropriadas" e afirmou, "Eu cometerei alguns erros e não sou perfeita. Nunca quis que nada disso acontecesse e estou profundamente arrependida se desapontei alguém.".[58] O hacker foi descoberto mais tarde pelo FBI: se tratava de Josh Holly, um jovem americano de 19 anos.[58][59]

Cyrus no tapete vermelho do VH1 Divas 2009.

Em abril de 2008, Cyrus, que tinha 15 anos na época, posou sem camisa para uma secção de fotos realizada pela fotógrafa Annie Leibovitz para a revista Vanity Fair.[60] O The New York Times esclareceu que, embora parecesse que a jovem estava sem camisa, ela estava usando um lençol para se cubrir.[61] Alguns pais consideraram um ultraje a atitude da fotógrafa. Um representante da Disney descreveu tudo como "uma situação que foi criada para deliberadamente manipular uma jovem de 15 anos para vender revistas". Gary Marh, presidente de entretenimento do Disney Channel Worldwide disse: "Para Miley Cyrus, ser uma 'boa menina' é agora uma decisão de negócios. Os pais confiaram nela como uma menina religiosa e correta. Se ela acabar com essa confiança, ela não a terá de volta." Em resposta as circulação das fotos pela Internet, Cyrus expôs um pedido de desculpas: "Eu fiz parte de uma sessão de fotos que era para ser 'artística' e agora, vendo as fotos e lendo a história, me sinto tão envergonhada. Nunca quis que nada disso acontecesse e me desculpo aos meus fãs, pelos quais me preocupo tanto." Leibovitz disse: "Me desculpem se a foto da Miley foi mal interpretada. A foto era um retrato simples e clássico, tirado com pouquíssima maquiagem, e eu acho que ela é linda."[62]

Cyrus se apresentando durante a Gypsy Heart Tour no Rio de Janeiro, em 2011.

A performance de Cyrus ao cantar "Party in th U.S.A." durante os Teen Choice Awards de 2009 também causou polémica, com alguns espectadores criticando a roupa provocante usada pela cantora e a inclusão de uma breve pole dance, inapropriada para sua idade (dezesseis anos, na época) e para seus jovens fãs.[63] Ian Drew, editor senior da revista US Weekly, disse que sua sexualização já vinha a algum tempo, "Ela já tinha essa imagem provocante, então não foi uma grande novidade. Foi assim que a Britney [Spears] decolou. Ela era a boa menina que virou má, e isso parece estar funcionando para a Miley também."[64] Cyrus também foi criticada no mesmo ano por namorar Justin Gaston, cinco anos mais velho,[65] e por causa de uma foto com ela e seus amigos fazendo a expressão de "olhos puxados", que a Organização de Chineses Amerianos considerou ofensiva para com a comunidade asiática.[66] A jovem se desculpou pela foto em seu site, defendendo suas ações e dizendo, "De NENHUMA forma eu estava tentando fazer graça com sua etnia! Eu só estava fazendo uma careta."[67]

Mais tarde, em 2010, o site TMZ lançou um vídeo que mostra Cyrus, aos 17 na época, dançando com Adam Shankman, produtor de A Última Canção, de forma provocativa e íntima (em inglês, a chamada lap dance).[68] O pai da jovem defendeu suas ações, dizendo que Miley estava apenas de divertindo e que é o que as pessoas da idade dela fazem.[69]

Em novembro do mesmo ano, uma foto mostrando Cyrus, vestida com roupas provocantes, e o ator Avan Jogia se beijando em sua festa de aniversário também chamou a atenção do público.[70] Um mês depois, o site TMZ lancou outro vídeo. Desta vez se tratava de Cyrus, alguns dias depois de seu aniversário de dezoito anos, em sua casa em Los Angeles, onde ela é vista fumando algo em um bong.[71] Ela alegou que estava fumando a planta psicoativa salvia divinorum, conhecida comumente como sálvia. Sálvia é completamente legal no estado da Califórnia, e Cyrus já era maior de idade quando o vídeo foi gravado.[72] O pai da jovem expressou sua tristeza em relação ao assunto em seu Twitter, dizendo "Desculpe, gente. Eu não tinha ideia. Acabei de ver isso pela primeira vez. Estou muito triste. Há muita coisa fora do meu controle nesse momento."[73]

No início de 2011, em uma entrevista a revista americana GQ, o pai de Miley, Billy Ray Cyrus afirmou que a relação com a família foi muito afetada por causa da série Hannah Montana: "Tudo está se destruindo e as pessoas só querem culpar a Miley por tudo. [A série] destruiu minha família... A droga do programa destruiu minha família. É tanta tristeza." Quando perguntado se estava arrependido de te-la deixado entrar no programa, ele respondeu: "Odeio dizer, mas sim, estou. Eu teria mudado tudo se pudesse. Para a minha família estar bem e todos estarem bem, seguros e parecerem felizes e normais... . É, eu apagaria tudo isso em um segundo se pudesse."[74]

Em agosto de 2013, Miley foi uma das atrações do MTV Video Music Awards 2013 onde performou com Robin Thicke um mashup dos hits We Can't Stop e Blurred Lines. A performance gerou polêmica por Cyrus dançar "twerk" na virilha de Robin, e por seu comportamento geral, gerando críticas negativas que chamavam as atitudes de Miley de "vulgares e desesperadas".

Filantropia

Cyrus celebrou seu aniversário beneficente de 16 anos na Disneylândia, em um evento fechado para 5000 fãs que pagaram 250 dólares por ingresso.[75] A arrecadação foi para o Youth Service America.[76][77][78] Dez voluntários do Youth Service America foram convidados para a festa,[79] e depois do evento, Cyrus presenteou a organização com um cheque de 1 milhão de dólares.[80] Em 2007, Cyrus fez uma grande contribuição para o City of Hope, dando 1 dólar para cada ingresso vendido para os shows de "Hannah Montana". Ela disse que "era uma coisa legal começar a fazer parte do City of Hope, por ser um centro de pesquisas para o cancer.[81]

Cyrus se apresentando durande a Wonder World Tour, em 2009.

Cyrus fez parte uma música em prol da caridade. Cyrus colaborou com outras quatorze cantoras para gravar o single "Just Stand Up!", que elas cantaram ao vivo durante o show Stand Up to Cancer, no dia 5 de setembro de 2008.[82] Em 14 de setembro de 2008, Cyrus, como outros cantores, cantou no Gibson Amphitheatre em Universal City, California, no concerto beneficente do City of Hope para arecadar dinheiro para pesquisa e tratamento do câncer.[83]

Cyrus está envolvida no Disney's Friends for Change, uma organização que promove o comportamento ambiental, e apareceu nos serviços públicos veinculados no Disney Channel.[84] Além disso, ela se juntou com seus companheiros da Disney Demi Lovato, Selena Gomez, e os Jonas Brothers, para gravar "Send It On", um single de caridade que serve para divulgar a campanha Disney's Friends for Change'. "Send it On" chegou ao 20.º lugar no Hot 100.[85][86] A Disney irá converteu 100% dos ganhos com a música para a Disney Worldwide Conservation Fund (DWCF).[85]

Em 2010, Cyrus apareceu em um single de caridade organizado por Simon Cowell com a intenção de conseguir dinheiro para as vitimas do terremoto do Haiti.[87] A gravação é um cover da música Everybody Hurts, da banda R.E.M., e foi lançada digitalmente em 7 de fevereiro na Inglaterra, mas logo foi lançada em todo o mundo.

Miley cantando na Wonder World Tour, em 2009.

E em 12 de fevereiro de 2010, Miley participou do single e do vídeo de "We are the world 25 for Haiti", uma campanha semelhante a anterior, na época realizada por Michael Jackson e Lionel Ritchie com o objetivo de acabar com a fome na África. A nova versão da campanha teve como objetivo arrecadar dinheiro para a reconstrução do Haiti, que foi destruído por um terremoto no dia 12 de janeiro de 2010. No single, Cyrus foi uma das principais solistas, ao lado de artistas como Celine Dion, Jason Mraz, Jonas Brothers, Will.I.Am, The Jacksons, Jamie Foxx, Pink, Janet Jackson e muitos outros.[88] Em 2012, foi homenageada pelo "Make a Wish" com o primeiro prêmio anual do “World Wish Day Star Award”. “Este ano nós gostaríamos de homenagear uma celebridade em especial, que foi acima e muito além de criar o desejo de experiências que tornam a vida melhor para as crianças, famílias e comunidades. Miley realizou dezenas de desejos e continua sendo uma das celebridades mais populares solicitadas, com pedidos de ajuda numerosas em um determinado momento. Desejo olhar e ajudar as crianças como Miley, ela é generosa sempre que pode. A Make-A-Wish presenteou-a com o prêmio em um evento especial em Phoenix, onde ela concedeu vários desejos. Cyrus pelo terceiro ano se junta a "Make-A-Wish" para comemorar o "World Wish Day Star Award" com sua missão de realizar desejos a crianças com risco de vida sem condições médicas. Miley realiza desejos de crianças que viajam de todo o mundo, incluindo Canadá e Austrália. Em reconhecimento pelo apoio incrível de Miley na sensibilização para o mundo e pelo seu excelente desempenho na concessão de 150 votos, a Make-A-Wish a presenteou com o prêmio inaugural da World Wish Day Star Award." disse a fundação.[89] Em maio de 2015, fez uma fundação de apoio a jovens LGBT.[90]

Empreendedorismo

Miley no MTV Video Music Awards, em 2008.

Cyrus começou como porta-voz da Daisy Rock Guitars em 2004, quando ela apresentou a sua primeira guitarra, chamada Daisy Rock.[91] A Disney lançou uma linha de roupas de Hannah Montana no verão de 2007. Cyrus ajudou a desenvolver algumas peças da coleção.[92] Em dezembro de 2007, ela ficou em # 17 na lista da Forbes Top Twenty Earners Superstar menores de 25 anos com um salário anual de 3,5 milhões dólares.[93] Uma estátua de cera de Cyrus foi exposta no Madame Tussauds, na Cidade de Nova Iorque.[94] Em abril de 2008, assinou um contrato para lançar uma autobiografia reflexiva sobre sua vida até seus 16 anos. As memórias foram chamadas de Miles To Go[95] e a autobiografia foi publicada pela Disney-Hyperion Books em março de 2009. As memórias discutem a relação com seu pai, seus pensamentos sobre a midia, sua vida amorosa e suas ambições.[96] Miles to Go ficou em #1 nos mais vendidos do New York Times.[97] Uma impressão inicial de um milhão de cópias de Miles to Go foi planejada.[98]

Em agosto de 2009, Cyrus se juntou a Max Azria para criar um linha para jovens garotas, disponível apenas nas lojas Walmart.[99] Cyrus lançou seu EP The Time of Our Lives em conjunto com a linha.[100]A linha consiste em coletes, tops tie-dye, vestidos e mantas. Críticos afirmam que as roupas são "completamente inofensivas, mas totalmente na moda"[101] e "benignas",[99] mas admitiram que "é o genérico que vende, independentemente de ter o nome de Hannah Montana na etiqueta ou não", e previram que teriam altas vendas.[99]

Discografia

Ver artigo principal: Discografia de Miley Cyrus

Filmografia

Cinema

Ano Título Personagem Notas
2003 Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas Ruthie
2007 High School Musical 2 Garota da piscina Figurante
2008 Bolt Penny Voz
2009 Hannah Montana: O Filme Miley Stewart/Hannah Montana
2010 A Última Música[102] Veronica Ronnie Miller
Sex and the City 2 Ela mesma Participação especial
2012 LOLA Lola
A Super Agente Molly
2017 Guardiões da Galáxia vol. 2 Mainframe

Televisão

Ano Título Personagem Notas
2003 Doc Kylie Participação especial em 3 episódios
2006 Zack & Cody: Gêmeos em Ação Miley Stewart/Hannah Montana "That's So Suite Life of Hannah Montana"
2006–2011 Hannah Montana Miley Stewart/Hannah Montana Protagonista, Finalizada
2007 A Nova Escola do Imperador (Emperor's New School) Yata Voz
Disney Channel Games 2007 Ela mesma Especial do Disney Channel
Os Substitutos Sierra Jones Voz
2008 Studio DC: Almost Live Ela mesma Especial do Disney Channel
2009 Feiticeiros a Bordo com Hannah Montana Hannah Montana Especial do Disney Channel
2011 Saturday Night Live Vários Participação especial
2012 Two and a Half Men Missi[103] Participação especial em 2 episódios
2013 Saturday Night Live Vários Participação especial/Atração Musical
2013 Miley: The Movement Ela mesma Documentário da MTV[104]
2016 Crisis in Six Scenes Lennie Dale Co-protagonista, Dirigida por Woody Allen[105]
2016–presente The Voice Ela Mesma Jurada (temporadas 11 e 13)
2019 RuPaul's Drag Race Jurada Convidada
2019 Black Mirror Ashley Ortiz / Ashley Too Episódio: "Rachel, Jack and Ashley Too"

Prêmios e indicações

Turnês

Referências

  1. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Forbes14
  2. Johnston, Maura (23 de novembro de 2017). «Miley Cyrus: Eight Great Covers That Reveal Her Range». RollingStone. Consultado em 20 de maio de 2019 
  3. Lockett, Dee (21 de fevereiro de 2019). «Miley Cyrus Talkes New Music in 'Vanity Fair' Interview, Miley Cyrus is Going Back to Her Hip-hop Roots». Vulture. Consultado em 21 de maio de 2019 
  4. Cliff, Aimee (31 de maio de 2019). «Miley Cyrus: She Is Coming review – pop chameleon finds her true colours». The Guardian. Consultado em 31 de maio de 2019 
  5. a b David Hiltbrand (14 de maio de 2006). «Miley Cyrus braced for Disney stardom». The San Diego Union-Tribune. Consultado em 1 de outubro de 2006 
  6. «Biografia de Miley Cyrus». Consultado em 20 de outubro de 2007. Arquivado do original em 21 de maio de 2008 
  7. a b c «Miley Cyrus - Biografia». Consultado em 28 de novembro de 2010. Arquivado do original em 30 de junho de 2010 
  8. 100 Pessoas mais influentes do mundo pela revista "Time" de 2008 Folha Online. Acessado em 3 de abril de 2008.
  9. «Miley Cyrus lança novo disco em junho e se afasta de Hannah Montana». Terra. 28 de abril de 2010. Consultado em 28 de abril de 2010 
  10. «Miley Turns Her Back On Destiny». E! Online. 1 de maio de 2008. Consultado em 2 de maio de 2008 
  11. Los Angeles Superior Court documents of name change. PDF (página 4) Arquivado em 20 de agosto de 2008, no Wayback Machine..
  12. «A Complete Guide to (Almost) All of Miley Cyrus' Tattoos». Seventeen (em inglês). 20 de janeiro de 2023. Consultado em 16 de abril de 2023 
  13. "'Hannah Montana' Trumps My Chem, Legend At No. 1". (em inglês). Página visitada em 01-11-2006.
  14. "High School Musical Was Top Album of 2006" Arquivado em 6 de setembro de 2007, no Wayback Machine.. (em inglês). Página visitada em 05-01-2007.
  15. "Cyrus Sidesteps Clarkson To Debut At No. 1". (em inglês). Página visitada em 4-07-2007.
  16. «Breakout certified Platinum». RIAA. 17 de outubro de 2008. Consultado em 22 de junho de 2009 
  17. Caulfield, Keith (1 de abril de 2009). «'Now 30,' 'Hannah Montana' Lead Busy Week On Billboard 200». Billboard (em inglês). Nielsen Business Media, Inc. Consultado em 9 de outubro de 2009 
  18. Reviews (19 de fevereiro de 2009). «Miley Cyrus - The Climb». nashville4u.com. Consultado em 24 de fevereiro de 2009 
  19. «"Disney's Friends For Change - Send It On"». aCharts.us (em inglês). Consultado em 21 de Agosto de 2009 
  20. «Walmart Presents Miley Cyrus 2009 Wonder World Tour». Walmart Press Release. 3 de junho de 2009. Consultado em 3 de junho de 2009. Arquivado do original em 11 de junho de 2009 
  21. "Miley Cyrus anuncia pausa na carreira"
  22. [1]
  23. Vena, Jocelyn (26 de abril de 2010). «Miley Cyrus' Can't Be Tamed Due June 22» (em inglês). MTV News. Consultado em 26 de abril de 2010 
  24. http://www.superpride.com.br/2014/11/miley-cyrus-confirma-novo-album-para-2015.html
  25. «Miley Cyrus será a apresentadora do VMA 2015». Consultado em 6 de outubro de 2015 
  26. «"Miley Cyrus announces new album, Miley Cyrus and Her Dead Petz, during VMAs performance".». Entertainment Weekly. 30 de agosto de 2015. Consultado em 6 de outubro de 2015 
  27. Wood, Mikael (1 de setembro de 2015). «'Miley Cyrus & Her Dead Petz': a wrecking ball in need of a target». Los Angeles Times. Consultado em 4 de setembro de 2015 
  28. «"Reviews for Miley Cyrus & Her Dead Petz by Miley Cyrus".». Metacritic. Consultado em 6 de outubro de 2015 
  29. «Miley Cyrus Brings Flaming Lips, 'Dead Petz' to 'SNL'». Rolling Stone 
  30. «Miley Cyrus anuncia a "The Dead Petz Tour" » Miley Cyrus Brasil». www.miley.com.br (em inglês). Consultado em 17 de abril de 2017 
  31. Marafon, Renato. «Ouça Hands of Love, música de Miley Cyrus para o romance 'Freeheld' | CinePOP». cinepop.com.br. Consultado em 17 de abril de 2017 
  32. «Miley Cyrus será conselheira de candidatos no "The Voice" americano» 
  33. «"The voice": com Miley Cyrus e Alicia Keys, prévia da nova temporada será transmitida nesta terça». ZH 2014 
  34. «Gwen Stefani volta ao "The Voice" no lugar de Miley Cyrus» 
  35. Marafon, Renato. «'Crisis in Six Scenes': Série de Woody Allen com Miley Cyrus ganha novo trailer | CinePOP». cinepop.com.br. Consultado em 12 de abril de 2017 
  36. «Finally! Miley Cyrus addresses her engagement ring from Liam Hemsworth on 'Ellen'». USA TODAY (em inglês) 
  37. Galvão, Felipe (8 de fevereiro de 2017). «Miley Cyrus divulga no Instagram que está de volta ao estúdio». Nação da Música (@nacaodamusica) 
  38. «Nossa Miley tá viva! Billy Ray Cyrus confirma novas músicas da filha! - Febre Teen». Febre Teen. 14 de março de 2017 
  39. «Miley Cyrus vai quebrar hiato: há single e performances a caminho». portalpopline.com.br. Consultado em 12 de abril de 2017 
  40. Porter, Rick; Porter, Rick (29 de agosto de 2022). «Dolly Parton NBC Holiday Movie Sets Cast». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 26 de janeiro de 2023 
  41. «Miley Cyrus Is Making New Music with Bangerz Producer Mike WiLL Made-It to Debut in 2023». Peoplemag (em inglês). Consultado em 26 de janeiro de 2023 
  42. «Miley Cyrus Announces New Album 'Endless Summer Vacation' — Her 'Love Letter' to Los Angeles». Peoplemag (em inglês). Consultado em 26 de janeiro de 2023 
  43. «Miley Cyrus celebra fãs após vitória no Grammy 2024: 'vocês me viram antes desse reconhecimento'». Glamour. 5 de fevereiro de 2024. Consultado em 8 de março de 2024 
  44. Queiroz, Izabela (5 de fevereiro de 2024). «Quais categorias Miley Cyrus venceu no Grammy 2024?». Recreio. Consultado em 8 de março de 2024 
  45. Souza, Marcelle (5 de fevereiro de 2024). «Grammy 2024: Rainha! Miley Cyrus solta vozeirão, provoca plateia e dança muito na primeira performance de "Flowers" na TV; assista». Hugo Gloss. Consultado em 8 de março de 2024 
  46. «Grammy 2024: Miley Cyrus ganha primeira estatueta após 8 indicações». Glamour. 4 de fevereiro de 2024. Consultado em 8 de março de 2024 
  47. «Hannah Montana Singer Miley Cyrus Changes Her Name» (em inglês). USMagazine.com. 29 de janeiro de 2008. Consultado em 26 de abril de 2009 
  48. «Os ex-namorados mais gatos da Miley Cyrus». Capricho. Consultado em 16 de abril de 2023 
  49. Locateli, Victor (17 de janeiro de 2023). «Tudo o que aconteceu durante o relacionamento de Miley Cyrus e Liam Hemsworth». Recreio. Consultado em 16 de abril de 2023 
  50. «Miley Cyrus says not all her relationships has been 'straight,heterosexual'» (em inglês). Billboard. Consultado em 31 de julho de 2015 
  51. «Miley Cyrus: 'I told my mom I love women at 14'» (em inglês). Yahoo. Consultado em 31 de julho de 2015 
  52. Stutz, Colin (16 de junho de 2015). «Miley Cyrus Says She's Gender Fluid: 'It Has Nothing To Do With Any Parts of Me'». Billboard (em inglês). Consultado em 23 de fevereiro de 2024 
  53. «Five things you didn't know about Miley Cyrus' girlfriend Stella Maxwell» (em inglês). The New Zealand Herald. Consultado em 31 de julho de 2015 
  54. «Além de Demi Lovato: 10 celebridades que se declaram pansexuais». gq. 30 de março de 2021. Consultado em 19 de janeiro de 2023 
  55. «Everything Miley Cyrus Has Said About Her Sexuality». Peoplemag (em inglês). Consultado em 23 de fevereiro de 2024 
  56. «Miley Knows Best». Vanity Fair 
  57. «Hacker leaks racy Miley Cyrus pics». Msn News. Arquivado do original em 3 de julho de 2012 
  58. a b «Miley Cyrus Hacker Used Celebrity MySpace Accounts for Spamming — Update». Wired 
  59. «Hacker Claims He Used Celeb E-mail, MySpace Accounts to Send Spam». ABC News. Arquivado do original em 18 de agosto de 2013 
  60. «Miley Cyrus topless controversy». Daily Telegraph 
  61. «Revealing Photo Threatens a Major Disney Franchise». The New York Times 
  62. «Annie Leibovitz: 'Miley Cyrus Photos Were Misinterpreted'». Hollywood 
  63. «Miley Cyrus Spoofs Her Tennessee Roots In Teen Choice Awards Performance». MTV 
  64. «Miley Cyrus' pole-dancing performance sparks criticism». Newsday 
  65. «Miley Cyrus voted worst celebrity influence of 2009». Reuters 
  66. «OCA Criticizes Singer Miley Cyrus for Mocking APA Community.». OCA. Arquivado do original em 8 de fevereiro de 2009 
  67. «Miley Cyrus accused of racism in new photo scandal». Belfast Telegraph 
  68. «Miley Cyrus -- So You Think You Can Lap Dance?». TMZ 
  69. «Miley's Dad on Lap Dance Video: 'Just Fun'». TMZ 
  70. «Miley Cyrus & Avan Jogia: Kissing Couple». Just Jared. Arquivado do original em 26 de novembro de 2011 
  71. «Miley Cyrus Video -- Partying with a Bong». TMZ 
  72. «Miley Cyrus' smoking salvia boosts sales, renews calls for ban». International Business Times. Arquivado do original em 3 de outubro de 2011 
  73. «Miley Cyrus' Dad Billy Ray 'So Sad' About Bong Video». MTV 
  74. «Billy Ray Cyrus: Miley's Hannah Montana "Destroyed My Family"». US Weekly 
  75. «Miley Cyrus' Supersize 16 Party». Chicago Tribune. 7 de outubro de 2008 
  76. «Miley Cyrus to Hold Sweet 16 Fundraiser Birthday Bash at Disneyland». Fox News. 23 de agosto de 2008. Consultado em 9 de fevereiro de 2010. Arquivado do original em 5 de abril de 2009 
  77. «Miley Cyrus parties hard at sweet 16 at Disneyland». Daily Telegraph (United Kingdom) and News Digital Media (a News Corporation company) of Australia. 7 de outubro de 2008 
  78. «Miley Cyrus To Celebrate 'Sweet 16' Birthday And Honor Youth Volunteers At Disneyland». Access Hollywood. 22 de agosto de 2008 
  79. «Hannah Montana's Miley Cyrus Celebrates Her Sweet 16 at Disneyland With Friends and Fans — Event Celebrates Youth Volunteers With $1 Million Disney Gift». MarketWatch. 5 de outubro de 2008. Consultado em 9 de fevereiro de 2010. Arquivado do original em 30 de abril de 2009 
  80. Brady MacDonald (6 de agosto de 2008). «Miley Cyrus parties nonstop at Disneyland Sweet 16 birthday celebration». Los Angeles Times 
  81. Miley Gives Hope Arquivado em 27 de junho de 2009, no Wayback Machine. 2008-01-03,Kewl magazine.
  82. Tim Saunders (20 de agosto de 2008). «Female Stars Unite For New Charity Single». looktothestars.org. Consultado em 4 de dezembro de 2008 
  83. «The Walt Disney Company Is Presenting Miley Cyrus, Jonas Brothers and Demi Lovato in a Special Concert to Benefit City of Hope on September 14». Foxbusiness.com. Consultado em 16 de dezembro de 2008. Arquivado do original em 7 de abril de 2009 
  84. Friends for Change: Project Green Disney
  85. a b «"Send It On," an anthem by the world's biggest teen stars, Miley Cyrus, Jonas Brothers, Selena Gomez and Demi Lovato, for Disney's "Friends for Change: Project Green," will debut on Radio Disney, Disney Channel, Disney.com and iTunes» (DOC) (Nota de imprensa). Disney Channel. 6 de agosto de 2009. Consultado em 20 de agosto de 2009 
  86. «Send It On (feat. Demi Lovato, Jonas Brothers, Miley Cyrus & Selena Gomez) – Single». iTunes Store. Apple Inc. 11 de agosto de 2009. Consultado em 20 de agosto de 2009 
  87. «Hear Simon Cowell's Haiti benefit single, 'Everybody Hurts': Miley, Mariah, Susan Boyle, and more sing the R.E.M. classic». ew.com. Consultado em 7 de fevereiro de 2010 
  88. «Complete list of 'We Are the World' artists». USAToday.com. Gannett Co. Inc. 2 de fevereiro de 2010. Consultado em 17 de fevereiro de 2010  Parâmetro desconhecido |lauthor= ignorado (ajuda)
  89. «Cópia arquivada». MileyBRCom. 29 de abril de 2012. Consultado em 7 de outubro de 2012. Arquivado do original em 2 de dezembro de 2013 
  90. http://www.purebreak.com.br/noticias/miley-cyrus-inaugura-fundacao-de-apoio-a-jovens-lgbt-e-lanca-clipe-incrivel-para-promover-a-causa/14070
  91. «Miley Cyrus To Follow in Father's Footsteps». About.com. 14 de junho de 2004. Consultado em 7 de outubro de 2006  Texto "author" ignorado (ajuda); Texto "Shelly Fabian" ignorado (ajuda)
  92. Samantha Critchell (20 de junho de 2007). «Style: Company targets tweens with 'Hannah Montana' clothes». Washington Post. Consultado em 30 de abril de 2008 
  93. «Forbes Magazine Top 20 Under 25». Consultado em 8 de dezembro de 2007 
  94. «Wax Miley Cyrus Hits Madame Tussaud's». People Magazine. 20 de março de 2008. Consultado em 2 de março de 2008 
  95. Italie, Hillel (3 de fevereiro de 2009). «Miley Cyrus becomes author with upcoming memoir». Seattle Times/Associated Press. Consultado em 24 de março de 2009 
  96. Cyrus, Miley; Liftin,Hilary (2009). Miles to Go. [S.l.]: Disney/Hyperion Books. ISBN 978-1-42-311992-0 
  97. «Miles to Go- First Ever Book from Superstar Miley Cyrus – is a #1 Best Seller» (Nota de imprensa). Business Wire. 23 de março de 2009. Consultado em 23 de março de 2009 
  98. Motoko Rich (22 de abril de 2008). «A Bookish Miley Cyrus». The New York Times. Consultado em 22 de abril de 2008 
  99. a b c Miley & Max for Wal-Mart is Just So-So (Kelly O'Reilly 2009-08-05)
  100. «Cópia arquivada». Consultado em 9 de fevereiro de 2010. Arquivado do original em 10 de agosto de 2009 
  101. «Miley Cyrus & Max Azria For Walmart Is A Lotta 'Meh' The Frisky». Consultado em 9 de fevereiro de 2010. Arquivado do original em 21 de dezembro de 2009 
  102. Fleming, Michael (30 de março de 2009). «Robinson to direct Cyrus' 'Song'». Variety. Consultado em 31 de março de 2009. O filme começará em junho 
  103. Miley Cyrus vai participar da décima temporada de Two and a Half Men. Paraíba.com.br Página visitada em 12 de agosto de 2012.
  104. Documentário Miley: The Movement estreia na (nova) MTV. cafedeideias.com Página visitada em 5 de abril de 2017.
  105. ‘Crisis in Six Scenes’: Série de Woody Allen com Miley Cyrus ganha novo trailer. http://cinepop.com.br Página visitada em 5 de abril de 2017.

Ligações externas

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre Miley Cyrus:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons
Wikidata Base de dados no Wikidata