Milford Hall

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vista de Milford Hall em 1848.

Milford Hall é um palácio rural, do século XVIII, localizado em Milford, próximo de Stafford, no Staffordshire, Inglaterra. É um listed building classificado com o Grau II. Milford Hall é a residência da família Levett Haszard e nem o palácio nem os campos estão abertos ao público.

História[editar | editar código-fonte]

Brasão dos Levett, Igreja de St Leonard, Blithfield, Staffordshire.

A propriedade passou para a família Levett em 1749, quando o Reverendo Richard Levett, filho do Reitor de Blithfield, Staffordshire, casou com Lucy Byrd, herdeira de Milford e uma descendente da família Byrd, de Cheshire1 2 . A família Levett veio do Sussex e os Levett do Staffordshire mantêm a posse dos papéis da relação da família do Escudeiro William Levett, que era lacaio do camareiro do rei Carlos I, acompanhando o monarca no seu aprisionamento no Carisbrooke Castle, na Ilha de Wight3 , e, finalmente, na sua execução4 .

Também no Milford Hall, existe uma réplica dum antigo selo de bronze encontrado, na década de 1800, próximo de Eastbourne (agora na colecção do Museu do Lewes Castle), carregando o brasão de John Livet5 . Acredita-se que o sinete pertenceu a um dos primeiros membros da família que foi Senhor do Solar de Firle, no East Sussex, em 13166 .

Milford Hall também contém uma antiga iluminura da árvore genealógica com as armas heráldicas da família traçadas a partir das suas raízes no Sussex e na Normandia a partir do século XI.

Esta família do Sussex produziu Sir Richard Levett, um poderoso mercador, Lord Mayor of London e proprietário do Kew Palace - que era filho do Reverendo Richard Levett (irmão de William, cortesão do rei Carlos I) de Ashwell, Rutland - e o Dr. William Levett, Principal do Magdalen Hall, Oxford, e Deão de Bristol7 . A família possui ascendência anglo-normanda e o seu nome deriva da aldeia de Livet (agora Jonquerets-de-Livet), na Normandia8 .

Os Levett substituíram a casa existente por um novo palácio em Estilo Georgiano. O bloco principal, virado a leste, tinha três pisos e quatro secções, sendo flanqueado por duas alas com dois pisos e duas secções cada e estando ligada, para sul, a uma orangerie de cinco secções. A entrada central apresentava um frontão e pilastras jónicas.

O edifício foi muito ampliado e alterado, em 1817, pelo seu filho, também de nome Richard Levett, quando as pilastras foram removidas e a entrada principal mudada para a fachada oeste9 .

Os census ingleses de 1881 registam a família Levett e catorze criados na residência. Aquando da morte do Capitão William Swynnerton Byrd Levett, em 1929, a propriedade passou para a sua filha Dyonese Haszard10 , a esposa do Coronel Gerald Haszard, agraciado com a Ordem do Império Britânico e membro dos Royal Marines11 .

Túmulo do Lugar-Tenente Richard Byrd Levett, membro dos King's Royal Rifle Corps, Igreja de St Thomas, Walton-on-the-Hill, Staffordshire. Armas dos Levett de Milford Hall e dos Levett de Wychnor Park.

A família Levett Haszard mantém a posse do Milford Hall. O único irmão de Dyonese Haszard, o Lugartenente Richard Byrd Levett membro do 60º Rifles, King's Royal Rifle Corps, foi morto na França, em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial12 13 . Graduado por Eton, o Kugartenente Levett morreu num assalto na cidade de Irles, em França, na manhã do dia 14 de Março de 1917. Posteriormente, os seus pais ergueram uma efígie de mármore em sua honra na Igreja de St Thomas Church, na vizinha Walton on the Hill, Staffordshire14 15 . O túmulo do Lugartenente exibe o brasão dos Levett de Milford Hall pelo seu pai, William Swynnerton Byrd Levett, e o brasão dos Levett de Wychnor Park pela sua mãe, Maud (Levett) Levett.

A mãe do Lugartenente Levett e de Dyonese Levett Haszard foi Maud Sophia (Levett) Levett, esposa de William Swynnerton Byrd Levett 16 e, ela própria, era uma Levett17 , sendo filha do Major Edward Levett (membro do 10º Royal Hussars) de Rowsley, Derbyshire, um descendente dos Levett de Wychnor Hall (ou Wychnor Park), no Staffordshire, e da sua esposa, Caroline Georgiana, filha do Reverendo Charles Thomas Longley, Arcebispo da Cantuária18 . A segunda esposa do Major Levett foi Susan Alice Arkwright, uma descendente de Sir Richard Arkwright19 .

Descendente dos Levett de ambos os lados, Maud Levett foi uma escritora sobre tópicos religiosos e espirituais, publicando vários livros sobre o seu filho Lugartenente Levett, um graduado por Eton, que foi ferido duas vezes antes de ser morto em França, na Primeira Guerra Mundial. Uma Levett anterior de Milford Hall, a solteirona Frances M. Levett, também escreveu vários livros, incluindo "Gentle Influence: or the Cousin's Visit", que foram publicados em Londres sob as suas primeiras iniciais20 .

O Coronel Gerald Fenwick Haszard21 serviu como Alto Xerife de Staffordshire em 1952 e Richard Byrd Levett Haszard foi nomeado para o mesmo cargo em 200922 . A família Levett representou o Staffordshire no Parlamento nos século XVIII e XIX.

Os Levett de Milford Hall têm uma longa devoção na vizinha Igreja de St.Thomas, Walton-on-the-Hill, construida em 1842 como uma capela de auxílio para a igreja paroquial. Na igreja, existem vários monumentos para a família Levett23 24 . A Igreja de St. Thomas também apresenta incomuns azulejos azuis, fabricados pela Minton Ltd, com as iniciais dos Levett inscritas em couro25 .

Também existem memoriais à família na Igreja de St. Augustine - na vizinha Rugeley, e na Holy Trinity Church em Berkswich, Staffordshire, onde as famílias Levett e Chetwynd têm bancos privados26 27 .

Nas proximidades fica Shugborough Hall, a propriedade ancestral da família Anson, os Condes de Lichfield. A família Levett de Milford Hall está aparentada com os Anson, e a família Levett Haszard senta-se na mesa de Shugborough Hall, um palácio rural que fica a um par de milhas do Milford Hall28 .

Os Levett também casaram na família Bagot do vizinho Pype Hayes Hall, um ramo dos Bagot de Bagot's Bromley, Staffordshire, e do Blithfield Hall29 .

Também no Staffordshire, um outro ramo distante da família Levett do Sussex possuem o Packington Hall e o Wychnor Hall, dois palácios rurais. Por fim, estes dois ramos da família Levett reuniram-se por casamento30 , pelo que os actuais proprietários de Milford Hall são descendentes de ambos os ramos da família.

Os Levett de Milford Hall também se uniram em matrimónio com outras famílias de proprietários rurais. A família Levett-Scrivener, por exemplo, vive próximo de Yoxford, no Suffolk, onde possuiram durante séculos as ruínas da Abadia de Sibton, a única abadia cisterciense na East Anglia31 32 .

Ne, todos os Levett mantêm o nome de família. O Lugartenete-Coronel Richard W. B. Mirehouse (18491914), Alto Xerife de Pembrokeshire, Gales, em 1886, e Lugartenete-Coronel do 4º Batt. North Staffs Regiment nasceu Richard W. B. Levett de Milford Hall, mas trocou o seu nome pelo da família da sua mãe, Mirehouse33 .

Notas e referências

  1. Bird de Cheshire, A Visitação de Cheshire, no Ano de 1580, Robert Glover, William Flower, William Fellows, ed. por John Paul Rylands, Londres, 1882.
  2. A mesma família Bird de Clopton e Brocton, Cheshire, foram os antepassados do Coronel William Byrd I da Virginia. Filho dum ourives de Londres com raízes no Cheshire, o primeiro William Byrd viveu em Brocton, Cheshire, antes de trocar a Inglaterra pela Virgínia em 1676.
  3. The Parliamentary or Constitutional History of England, Parlamento da Grã-Bretanha, Londres, 1763.
  4. William Levett, Hampton Court, ou a Prophecy Fulfilled, 1844.
  5. The Lewes Castle Museum, Sussex Archaeological Collections Relating to the History and Antiquities of the County, Sussex Archaeological Society, Vol. XVIII, George P. Bacon, Lewes, 1866
  6. Johannis Lyvett, Lord of Firle, 1316, Inquistions and Assessments relating to Feudal Aids, Great Britain Public Record Office, 1908.
  7. Carta de descendência da família Levett, The Home Counties Magazine Devoted to the Topography of London, Middlesex, Essex, Herts, Bucks, Berks, Surrey e Kent, W. Paley Baildon (ed.), Vol. X, Reynell & Son, Londres, 1908.
  8. Túmulo e Monumento Levett, Igreja de Saint Anne, Kew, British History Online.
  9. A History of the County of Stafford, Baswich, L. Margaret Midgely (editor), 1959, Victoria County History, British History Online
  10. Dyonese Levett Haszard foi uma escrupolosa historiadora amadora que contribuiu para as Victoria County Histories do Staffordshire. Também foi autora dum livro sobre a família Levett, o qual foi honesto sobre as manias da família, assim como com as suas realizações. Uma residência da família Levett, notou ela, era conhecida pela sua atmosfera "pesada". Por outro lado, a mesa de jantar era equipada com uma rede por baixo com a qual se agarravam as copiosas garrafas consumidas. Alderman Richard Levett de Londres (1728), filho do Lord Mayor, foi um esbanjador, de acordo com Haszard, que desperdiçou a enorme propriedade que lhe foi deixada pelo seu pai.
  11. placa comemorativa ao Coronel Gerald Haszard, Capela de St. Georges, Igreja de St. Thomas, Walton, Staffordshire.
  12. Memorial ao Lugar-tenente Richard Byrd Levett, Igreja de St. Thomas, Berkswich.
  13. Segundo Lugartenente Richard William Byrd Levett, Rolos de Honra da Eton School, Rolo de Honra para os homens do Kings Royal Rifle Corp mortos na Grande Guerra, Wakefield Family History Society.
  14. Tomb of Lt. Richard Byrd Levett, morto em França, 1917, Igreja de St Thomas, Walton on the Hill, Staffordshire.
  15. Efígie de alabastro do Lugartenente Richard Byrd Levett, King's Royal Rifles, Igreja de St Thomas, Walton on the Hill, Staffordshire.
  16. William Swynnerton Byrd Levett foi nomeado em parte pelos seus antepassados de Swynnerton e Butterton, no Staffordshire.[1] Formou-se em 1873 pelo Eton College.[2]
  17. Túmulo do Lugartenente Richard Byrd Levett, filho de William Swynnerton Byrd Levett e de Maud Sophia (Levett) Levett, Igreja de St Thomas, Walton on the Hill, Staffordshire.
  18. The Plantagenet Roll of the Blood Royal, Volume Mortimer-Percy, Marquês de Ruvigny, reeditado pela Heritage Books, 2001.
  19. Visitation of England and Wales, Joseph Jackson Howard, Frederick Arthur Crisp, College of Arms, Vol. 7, Editado privadamente, 1899.
  20. Gentle Influence; or, the Cousin's Visit, Frances M. Levett, Joseph Masters, Londres, 1852.
  21. Coronel Gerald Fenwick Haszard (Ordem do Império Britânico) (1894-1967), filho do Capitão H F Haszard, da Royal Navy, casou em 1928 com Dyonese Rosamond Levett, filha e herdeira do Capitão W. S. B. Levett DL JP de Milford Hall, Stafford, e teve dois filhos, o mais velho dos quais, Richard Byrd Levett Haszard, herdou Milford Hall. O seu filho, Richard Byrd Levett Haszard, que casou em 1990 com Sarah, filha de Thomas Michael McNair Scott, de Highfield House, Jersey, reside actualmente em Milford Hall e foi nomeado Alto Xerife de Staffordshire para 2009. The couple have three children.
  22. High Sheriffs.com
  23. Igreja de St. Thomas, Walton, Placas de parede, www.berkswich.org.uk
  24. A Paróquia de Berkswich, a História da Igreja de St. Thomas, www.berkswich.org.uk
  25. Azulejos Minton nas Igrejas do Staffordshire, Lynn Pearson, Tiles and Architectural Ceramics Society, www.tilesoc.org.uk
  26. Bancos de igreja das famílias Chetwynd e Levett, Holy Trinity Church, Baswich, Staffordshire Past Track, staffspasttrack.org.uk
  27. Baswich or Berkswich, The Hundred of Cuttlestone, A History of the County of Stafford: Volume 5, Victoria County History, L. Margaret Midgley, 1959, British History Online, www.british-history.ac.uk
  28. Os Anson e os Levett têm membros que casaram nas mesmas famílias, incluindo a dos Lordes Byron, de Newstead Abbey.
  29. A Genealogical and Heraldic History of the Commoners of Great Britain and Ireland, John Burke Esq., Vol. I, Henry Colburn, Londres, 1835.
  30. O casamento de Maud Sophia Levett, descendente dos Levett do Wychnor Hall, e William Swynnerton Byrd Levett, rebento dos Levett de Milford.
  31. Sibton Abbey Account Book, Saxmundham, colecção privada de J. E. Levett-Scrivener, Arquivo de Imagem Digital de Música Medieval, diamm.ac.uk
  32. A família Howard, Duque de Norfolk, receberam a Abadia de Sibton da Coroa aquando da Dissolução dos Mosteiros. A Abadia de Sibton e o solar de Sibton foram, posteriormente, vendidos em 1610 a Ralph Scrivener, barrista de Ipswich. A abadia está em ruínas, mas o refeitório e a parede sul da nave ainda sobrevivem, apesar das ruínas estarem fortemente cobertas.[3]
  33. Richard Mirehouse, antigamente Levett, The Eton Register, Parte III, Old Etonian Association, Spottiswoode & Co., Eton, 1906.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • The Levetts of Staffordshire, Dyonese Levett Haszard, imprimido privadamente.
  • Burkes Genealogical and Heraldic Dictionary of the Landed Gentry, Volume 1 (1847) p 724.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]