Milhafre-preto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMilhafre-preto
Milhafre-preto em voo
Milhafre-preto em voo
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Accipitriformes[1]


Família: Accipitridae
Género: Milvus
Espécie: M. migrans
Nome binomial
Milvus migrans
Boddaert, 1783
Distribuição geográfica

Sub-espécies
Ver texto
Milvus migrans - MHNT

O milhafre-preto (Milvus migrans), que também é conhecido como rabo-de-bacalhau ou milhano-preto,[2] é uma ave de rapina diurna do grupo dos milhafres. É uma espécie migradora, que está presente no território português de Março a Agosto. O seu Inverno é passado em África, a sul do deserto do Saara.[3]

O milhafre-preto mede cerca de 55 cm de comprimento e 135–155 cm de envergadura, para cerca de 1 kg de peso. A plumagem é de cor castanha, de tom mais escuro na parte superior das asas, mais claro na região ventral, e tem a cauda comprida e bifurcada.[2] De perfil parece curvado, com a cauda e a cabeça pendidas.[3] Não há dimorfismo sexual evidente, mas os machos são em geral menores que as fêmeas. Como em todos os accipitrídeos, o bico é recurvado e está adaptado a um modo de alimentação carnívoro. Esta ave vive de forma solitária ou em casais.

Esta ave de voo flutuante e tranquilo é frequentemente vista a caçar ao longo das estradas ou sobre planos de água.[3]

A época de reprodução varia bastante com a zona habitada pela espécie, sendo observada na Primavera das regiões temperadas e na estação seca das regiões quentes e tropicais. O ninho é construído numa zona elevada, que pode ser uma árvore, uma escarpa ou mesmo um edifício, ou aproveitado de outras espécies.

Em áreas urbanas, o milhafre-preto costuma forrar o ninho com sacos de plástico ou outros materiais isolantes descartados pelo homem. Cada postura contém 2 a 3 ovos, incubados ao longo de 26 a 38 dias. As crias recebem cuidados parentais de ambos os progenitores e tornam-se independentes com cerca de dois meses. A maturidade sexual é atingida por volta do ano e meio de vida.

O milhafre-preto é uma ave predadora que se alimenta de pequenos mamíferos, em particular roedores, e anfíbios, mas com características de oportunista alimentar que varia a dieta de acordo com a localização geográfica e época do ano. Esta ave adaptou-se bastante bem à presença humana e pode ser observada em cidades, onde caça pombos e ratos e procura alimento nas lixeiras. O milhafre-preto é ocasionalmente necrófago, aproveitando os cadáveres de outros animais mortos em estradas.

O milhafre-preto não se encontra actualmente em risco de extinção e é uma das aves de rapina mais comuns, mas é sensível a factores como a poluição de águas ou uso de pesticidas.

Subespécies[editar | editar código-fonte]

Estão reconhecidas sete subespécies de milhafre-preto:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências