Milionário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o cantor, veja Milionário (cantor).
Participação global da riqueza por grupo de riqueza, Credit Suisse, 2021

Milionário é uma pessoa muito rica. A definição varia consoante o contexto e época, mas pode-se, em geral, considerar milionário o indivíduo que possua no mínimo um milhão de dólares dos Estados Unidos em ativos disponíveis para investimentos.

Tecnicamente, a palavra "milionário" surgiu em meados do século XVIII na Europa e se referia aos milionários da época, quando possuir uma quantia equivalente a um milhão em valores da moeda corrente local era extremamente difícil. Mas hoje, na atualidade, o termo "milionário" deixou de ser designado por um valor especifico e passou a ser atribuído através de um conceito. Podendo-se ser designado a um indivíduo de grandes poderes financeiros: que não precisa trabalhar para manter um padrão de vida luxuoso e confortável e, mesmo assim, pode deixar uma boa estrutura financeira para a família.

Para se ter uma ideia, se corrigidos os valores daquela época para o momento atual, um milhão de dólares daria aproximadamente 25 milhões na mesma moeda nos dias atuais. Por isso, quando a palavra foi formada, o conceito de sua formulação se referia a um indivíduo de grande poder financeiro.

No contexto do Brasil[editar | editar código-fonte]

Atualmente no Brasil existem muitas pessoas que detém em seu poder patrimônios (em dinheiro/espécie) e propriedades que na soma superam a cifra de um milhão de reais, mas esses indivíduos não podem ser considerados tecnicamente milionários. Esses valores são provenientes da elevada inflação histórica do Brasil, das escaladas dos preços dos imóveis. São em suma, por exemplo, pessoas que adquiriram propriedades há vários anos e hoje veem seu patrimônio representar outras cifras. Seriam pessoas, por exemplo, que compraram uma casa dez anos antes por 150 mil reais e hoje, com a valorização do imóvel em algumas regiões do país, vivem em residências avaliadas em 500 ou 700 mil reais. Soma-se a isto a renda das pessoas da casa e planejamentos financeiros, possíveis após o Plano Real e a estabilidade econômica, e temos famílias bem-sucedidas com patrimônio avaliado em um milhão de reais. Mas reforço novamente, que isso não fará dessas pessoas tecnicamente milionárias, por que o conceito da palavra deixou de ser representativo em uma cifra especifica e passou a ser designado a indivíduos com padrão de vida elevado e luxuoso.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]