Milk-shake

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Batido de leite, leite batido, frapê ou milk-shake[1] [2] (pron. "milque-xeique"[3] ou "mílc-cheic"[4] ) é uma bebida à base de leite e algum outro alimento, normalmente fruta e/ou sorvete.

Pode ser adoçado com açúcar, mel ou leite condensado. Não se costuma adoçar o milk-shake, pois geralmente usa-se sorvete de baunilha/creme, morango ou chocolate para prepará-lo, além de caldas/coberturas de vários sabores.

Nada impede que se misturem vários alimentos ou mesmo que se coloque gelo, quando se quer o batido gelado. É uma bebida bastante popular no café da manhã em algumas regiões, em especial aqueles à base de cereais e que podem ser preparados quentes. No entanto, não há uma tendência genérica de horário de seu consumo, variando de acordo com a cultura alimentar e o clima local. O batido de leite com frutas é muito consumido por pessoas preocupadas com a preparação física, por ser considerada mais saudável que o consumo de cafeína ou o chocolate.

Milk-shake[editar | editar código-fonte]

O milk-shake é uma bebida que combina leite e sorvete batidos, e daí o surgimento do nome, originário do inglês milk (leite) e shake (batido). Normalmente a bebida é feita a base de sorvete batido com leite e adornado com calda de chocolate, morango ou caramelo.

O sabor do milk-shake pode ser enriquecido com polpa de fruta ou achocolatado em pó, por exemplo, ou mantido simplesmente pelo sabor do sorvete usado. Cabe então tomar a devida atenção, diferenciando estas duas diferentes bebidas, que se assemelham em aparência e por serem à base de leite, mas que no entanto são conhecidas por nomes diferentes: milk-shake e vitamina ou "batido de leite" (em Portugal), ou ainda conhecido pelos mais antigos como "leite batido", no Brasil.

No Brasil, o termo é usado para se diferenciar a vitamina de frutas do leite batido com sorvete. A principal distinção entre as duas bebidas é que o milk-shake é composto por leite e sorvete batidos com o acréscimo opcional de algum sabor de fruta ou chocolate, enquanto a vitamina é resultado do leite batido com uma ou mais frutas.

História[editar | editar código-fonte]

Milk-shake de morango

Quando a palavra milk-shake foi primeiro usada na imprensa, em 1885, os milk-shakes eram uma bebida alcoólica com whisky.[5] Entretanto, por volta de 1900, o termo foi referido como uma bebida batida feita de xarope de chocolate, morango ou baunilha. No início da década de 1900, as pessoas começaram a pedir pela nova bebida, frequentemente acompanhada de sorvete. Nos anos 1930, os milk-shakes se tornaram muito populares nas malt shops, típicos pontos de encontro de estudantes na época.

Formas de preparo[editar | editar código-fonte]

Entre as diversas composições do batido de leite, as mais comumente encontradas são:

Vitaminas, batido a base de frutas como:

Milk shake, batido a base de sorvete, leite e algum sabor adicional como:

Mingaus ou batidos, base de cereais como:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete milk-shake.

Referências

  1. Dicionário Houaiss, verbete "milk-shake": "bebida à base de leite ou farinha láctea misturada com sorvete e aromatizante".
  2. UmPortugues.com: acordo ortográfico da língua portuguesa. Disponível em http://umportugues.com/acordo/alfabeto. Acesso em 1 de agosto de 2013.
  3. Milk-shake, Dicionário Michaelis da Língua Portuguesa, ed. online.
  4. Milk-shake, Dicionário Caldas Aulete.
  5. 26 Fatos deliciosos sobre milk-shakes (em inglês)
Ícone de esboço Este artigo sobre bebidas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.