Millennium Stadium

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Millenium Stadium)
Millennium Stadium


Nome Millennium Stadium
Características
Local Cardiff, País de Gales,  Reino Unido
Gramado Grama Natural
Capacidade 74.500
Inauguração
Data 26 de junho de 1999 (24 anos)
Recordes
Público recorde 85.550
Proprietário Welsh Rugby Union
Administrador Cardiff City

O Millennium Stadium ou Estádio do Milênio (galês: Stadiwm y Mileniwm), em Cardiff, é o principal estádio do País de Gales. Tem capacidade para 74.500 pessoas e contém um teto móvel que pode cobrir totalmente o gramado, sendo também um dos 6 estádios do Reino Unido a receber a qualificação de 5 estrelas da UEFA.

É usado principalmente para jogos de rugby, mas também para futebol. Abrigou parte dos jogos de futebol dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, sediou a final da Liga dos Campeões da UEFA de 2016–17 e as finais da Copa da Inglaterra, da Copa da Liga Inglesa e da Supercopa da Inglaterra entre 2001 e 2006, enquanto o Wembley Stadium era reconstruído.

O estádio possuía o título de maior estádio de futebol do Reino Unido até a reforma e ampliação do Old Trafford, que logo também perdeu o título para o Wembley Stadium. O Millennium Stadium é administrado pela Millennium Stadium plc, subsidiária da União Galesa de Rugby, ou WRU.

Características[editar | editar código-fonte]

Remodelação dinâmica do estádio para corridas de Speedway.

O estádio é o segundo na Europa com teto móvel, sendo o maior do mundo com essa característica. A grama natural foi colocada em um sistema modular feito pela GreenTech ITM que contém irrigação e drenagem própria. O campo foi montado em cima de paletes que podem ser removidas fazendo com que o estádio receba espectáculos, exibições e outros eventos sem ter que sacrificar o gramado.

O estádio contém 3 anéis (exceto pela área norte que possui apenas 2): o anel inferior acomoda 23.500 pessoas, o do meio acomoda 18.000 e o de cima acomoda 33.000.

A superestrutura é baseada em 4 mastros de 90,3 metros. O estádio foi construído com 56 mil toneladas de concreto e aço, tem 128 camarotes, 22 bares, 7 restaurantes, 17 pontos de primeiros socorros, 12 escadas rolantes e 7 elevadores.

Construção[editar | editar código-fonte]

O antigo National Stadium.
Vista panorâmica.

As instalações foram construídas em 1999 no local do antigo Estádio Nacional (National Stadium) no Cardiff Arms Park. O estádio foi construído para acolher os jogos da Copa do Mundo de Rugby de 1999, em que o País de Gales era a principal sede.

O orçamento foi de £126 milhões, sendo considerado baixo pelos padrões de "obra-de-arte" do estádio. Os fundos da construção saíram de investimentos privados, cerca de £46 milhões dos cofres públicos vindos da Loteria Nacional, e empréstimos. Os custos deixaram a WRU bastante endividada. A construção foi feita pela John Laing plc.

O primeiro grande evento do Millennium Stadium foi no jogo amistoso entre a Seleção Galesa de Rugby e a África do Sul em 26 de junho de 1999. Gales venceu por 29 a 19, conseguindo assim sua primeira vitória sobre os Springboks.

Abrigou parte dos jogos de futebol dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e sediou a Final da Liga dos Campeões da UEFA de 2016–17 no dia 3 de Junho, quando o Real Madrid venceu a Juventus por 4 a 1.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Sítio oficial (em inglês)

Precedido por
Ellis Park Stadium, Joanesburgo África do Sul
Copa do Mundo de Rugby
Final 1999
Sucedido por
Telstra Stadium, Sydney Austrália
Precedido por

San Siro, Milão

Liga dos Campeões da UEFA

Final 2017

Sucedido por

NSK OlimpiyskyiKiev