Millennium Bridge

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Millennium Bridge

A Ponte do Milénio (em inglês, Millennium Bridge) é uma ponte suspensa, pedonal e fabricada em aço, localizada na cidade de Londres, na Inglaterra. Foi inaugurada em 2000. Cruza o Rio Tâmisa, unindo a zona de Bankside com a City de Londres. Situa-se entre a Ponte de Southwark e a Ponte de Blackfriars. Foi a primeira a ser construída na cidade desde que foi feita a Ponte da Torre, em 1894. É propriedade da Bridge House Estates, uma fundação de beneficência que também se encarrega da manutenção e que é supervisionada pela City of London Corporation.

História[editar | editar código-fonte]

A ponte vista a partir de um restaurante na Tate Modern

A construção começou em finais de 1998, a partir do projeto do arquiteto Norman Foster.[1] , mas os principais trabalhos começaram apenas em 28 de Abril de 1999. O custo da ponte foi de 18,2 milhões de libras, 2,2 milhões a mais do que havia sido anunciado.

A ponte-passarela foi inaugurada pela rainha em 9 de maio de 2000[2] , mas, por instabilidades e vibrações, foi interditada dois dias depois. Na ocasião, a ponte foi apelidada pelos ingleses de Wobbly Bridge ("ponte trêmula").

Resolvidos os problemas estruturais, abriu ao público apenas em 22 de fevereiro de 2002.[1] Atualmente é cruzada por milhares de pessoas diariamente.

A ponte fez uma aparição no filme Harry Potter e o Enigma do Príncipe, quando é destruída pelos Comensais da Morte no início do filme.

Referências

  1. a b TEPERMAN, Sergio. Revista aU: Travessias. Página visitada em 22/10/2008.
  2. BBC News: Sci-fi bridge looks to the future (em Inglês) (9/05/2000). Página visitada em 22/10/2008.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]