Milt Franklyn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Milt Franklyn (Cidade de Nova Iorque, 16 de setembro de 1897 - Hollywood, 24 de abril de 1962) foi um compositor estadunidense que trabalhou nas curtas-metragens de animação da Warner Bros chamadas Looney Tunes.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Franklyn nasceu na cidade de Nova York em 16 de setembro de 1897, com o casamento de Julius B. Frumkin (1874–1913) e Fanny Hertzberg (solteira; 1876–1932). Julius Frumkin era o proprietário da loja de charutos Frumkin em Salt Lake City , especialmente a loja de charutos Mission, no número 139 da South Main Street. Franklyn tinha três anos quando sua família se mudou de Nova York para Salt Lake City . Franklyn cursou o ensino médio em Salt Lake City e se formou em 10 de junho de 1915. Ele terminou um ano na Universidade de Utah . Ele foi o campeão estadual de tênis júnior em Utah por seis anos.  Os próximos dois anos foram passados ​​na Universidade da Califórnia, Berkeley, então ele começou um semestre na Universidade da Pensilvânia quando foi chamado para servir na Primeira Guerra Mundial. Franklyn não serviu no exterior; ele treinou como oficial da Marinha por três meses e então o Armistício foi assinado em 11 de novembro de 1918. Ele retornou a Berkeley para terminar seus estudos.

Como Franklyn tocava vários instrumentos, ele se juntou a uma banda em San Francisco e nos anos seguintes tocou nos hotéis Palace e St. Francis . Ele começou sua própria orquestra de nove instrumentos, conhecida várias vezes como a Peninsula Band,  os Super Solistas e os Merrimakers, e apareceu em San Mateo (1926 a junho de 1927), onde também possuía uma loja de música,  e San Jose (1928 a janeiro de 1929), onde foi Mestre de Cerimônias e escreveu revistas para o California Theatre  antes de seguir para Fresno e Oakland . Por dois anos ele foi mestre de cerimônias com Fanchon e Marco na Fox West Coast emSan Diego ; diretor musical e mestre de cerimônias da Paramount Publix Corporation, viajando para Seattle , Denver , Houston e Toledo ; e finalmente trabalhou no circuito de Loew em Providence, Rhode Island e New York City de 1933 a 1935. Franklyn deixou o vaudeville para ir para Hollywood em 1935 e passou um ano fazendo trabalhos ocasionais.

No início de 1936, ele ingressou na Warner Bros. como arranjador musical de Carl Stalling , tornando-se diretor musical em 1954. O primeiro desenho animado com Franklyn como compositor foi Bugs and Thugs , lançado em 1954, embora Franklyn tenha estimado na época seu 599º desenho para a Warners foi Perfumance Passado .  Franklyn sempre compunha suas pontuações em casa no início da manhã; ele apenas foi ao estúdio para assistir a Warner Bros. Orchestra de 30 peças gravar a música ou para ver o desenho animado. Entre as canções que Franklyn compôs com o diretor Chuck Jones e o escritor Michael Maltese está The Michigan Rag para o desenho animado de 1955 One Froggy Evening, apresentando Michigan J. Frog .  No entanto, o banco de dados ASCAP lista apenas maltês como o compositor. Ele se tornou o único compositor em 1958 após a aposentadoria de Stalling.

Morte[editar | editar código-fonte]

Franklyn morreu de ataque cardíaco em 24 de abril de 1962. No momento de sua morte, Franklyn estava compondo a trilha de um desenho animado do Tweety , The Jet Cage (em Portugal, Gaiola a Jacto). Os primeiros dois minutos do desenho animado foram marcados por Franklyn, o restante por William Lava , que estava trabalhando no lote principal da Warner Bros. e o substituiu como diretor musical. Os créditos de abertura do Jet Cage listam Franklyn e não Lava, enquanto o banco de dados ASCAP credita Franklyn pela composição do título de abertura, sem menção a Lava, mas uma mudança no estilo de composição do desenho animado é perceptível.

Nota: A partir dos dois minutos e trinta e sete segundos, na parte em que Frajola observa Piu Piu a voar e ouve-se melodias de voo, a tela fica escura. Quando reabre, é possível reparar uma mudança de estilo de composição. Portanto, a partir daí, Lava passa a compor.

Franklyn ingressou na ASCAP em 1954 e era membro da Academy of TV Arts and Sciences. Ele e sua esposa Charlotte K. Franklyn eram democratas registrados.

Após sua morte, a música de Franklyn também apareceu em Bugs Bunny na Broadway .