Minamidaitojima

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Minami Daitō-jima)
Vista aérea de Minami Daito.

Minamidaitojima (南大東島 Minami Daitō-jima?), também conhecida por Minami Daito ou Minami Daitoō, é uma ilha japonesa com uma área de 30.57 km² e 1 329 habitantes (Março de 2006). Situada no grupo insular das ilhas Daito, a ilha administrativamente faz parte da prefeitura de Okinawa.

A ilha foi durante muito tempo conhecida como ilha Borodino do Sul, nome que lhe foi atribuído pelo navio russo Borodino que a avistou, então desabitada, em 1820.

Em 1899 instalaram-se na ilha os primeiros habitantes permanentes, um grupo de agricultores vindos da ilha de Hachijo que se dedicou à cultura da cana-de-açúcar. A ilha chegou a ter uma pequena linha ferroviária destinada ao transporte da cana de açúcar, entretanto desmantelada[1].

A ilha está localizada na região subtropical e é de origem coralina. Com excepção da vizinha ilha de Kita Daito, a terra habitada mais próxima fica a 4oo km de distância. Devido à deslocação da estrutura tectónica sobre a qual assenta, a ilha move-se em direcção ao norte a uma velocidade de cerca de 7 cm por ano.

As principais actividades económicas são a agricultura (cana-de-açúcar) e a pesca. A ilha é servida por um aeroporto.

A ilha é antípoda de uma região desabitada do estado do Paraná, no Brasil, próxima à divisa com a cidade catarinense de Garuva.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Minamidaitojima
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.