MindFreedom Internacional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A MindFreedom Internacional é uma coalizão internacional de mais de cem grupos populares e milhares de membros individuais de catorze nações.

História[editar | editar código-fonte]

Foi fundada em 1988 para defender contra a medicação forçada, as restrições físicas e a eletroconvulsoterapia involuntária terapêutica. A MindFreedom é dedicada a proteger os direitos das pessoas em todo o mundo que foram rotuladas com transtornos psiquiátricos. A maioria dos membros da MindFreedom se identifica como sobrevivente de violações dos direitos humanos no sistema de saúde mental e a adesão está aberta a todos aqueles que apoiam os direitos humanos, incluindo os profissionais de saúde mental, advogados, ativistas e membros da família. A MindFreedom é reconhecida pelo Conselho Económico e Social das Nações Unidas como uma ONG de direitos humanos com status consultivo.

A MindFreedom Internacional está enraizada no movimento de sobreviventes psiquiátricos, que surgiu diretamente do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos do final dos anos 1960 e início dos anos 1970. O termo "sobrevivente psiquiátrico" é usado para descrever pessoas cujos direitos humanos foram violados pelo sistema de saúde mental. Em finais de 1988, líderes de várias das principais bases nacionais e grupos de sobreviventes psiquiátricos decidiram que uma coalizão independente era necessária, e sob o seu nome original, a Coalizão de Apoio Internacional (SCI) foi formada. A primeira ação pública da SCI foi em uma contra-conferência de protesto na cidade de Nova Iorque, em Maio de 1990, ao mesmo tempo em que a Associação Psiquiátrica Americana fazia sua reunião anual.

Associação Internacional para o Avanço do Desajustamento Criativo (IAACM)[editar | editar código-fonte]

A IAACM foi criada com o propósito de ajudar a cumprir um sonho expresso por Martin Luther King Jr., que disse que estava orgulhoso de ser "psicologicamente mal-ajustado" à opressão, à guerra e à pobreza. Durante as duas últimas décadas de sua vida, King solicitou o estabelecimento de uma tal organização, alegando que a "salvação do mundo está nas mãos do mal-ajustados!" A IAACM é atualmente presidida pelo médico Patch Adams.

Programa MindFreedom Shield[editar | editar código-fonte]

O Programa MindFreedom Shield é um sistema de registro tipo "todos por um e um por todos" e de rede de membros que busca o máximo possível de proteção contra o tratamento psiquiátrico involuntário. Se é sabido que um membro está sendo tratado involuntariamente, um alerta é enviado para a Rede de Solidariedade MindFreedom sobre essa pessoa em seu nome. Espera-se que os membros da rede participem de ações recomendadas pelo programa, construtivas e não violentas, quando tenha sido emitido um alerta.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Anti-psiquiatria

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Anti-psiquiatria MindFreedom Brasil

Ícone de esboço Este artigo sobre Psiquiatria é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.