Mind da Gap

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mind da Gap
Informação geral
Origem Porto
País  Portugal
Gênero(s) Hip-hop, rap
Período em atividade 1993 - actualmente
Gravadora(s) Norte Sul
Meifumado
Página oficial Sítio oficial
Integrantes Ace, Presto e Serial

Mind da Gap é uma banda de hip-hop do Porto constituída por três elementos: Ace, Presto e Serial.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Começaram em 1993, ainda como Da Wreckas. Em 1994, depois de terem recusado participar no disco “Rapublica”, gravam a sua primeira maquete como Mind da Gap e causam desde logo grande impacto no meio, chegando ao primeiro lugar do top de ouvintes do programa Rapto de José Mariño com o tema “Piu Piu Piu”.

Assinam contrato com a Nortesul e gravam o seu E.P. de estreia que é editado no início de 1995. Em lançam o EP "Flexogravity" em conjunto com os Blind Zero.

A sua estreia em álbum aconteceu em 1997 com “Sem Cerimónias” e foi sem dúvida um momento importante para o Hip Hop nacional ainda na fase inicial.

Em 2000 surge “A Verdade” e, mais uma vez os Mind da Gap crescem e inovam.

Chega 2002 e “Suspeitos do Costume”. Disco que alcança o galardão de disco de prata, um feito pioneiro no hip hop nacional.

Em 2006 depois de 4 anos, de sucesso, na “estrada”, os MDG voltam com um novo e entusiasmante álbum: “Edição Ilimitada”. Acontece ainda a nomeação do grupo para os prémios MTV EUROPEAN MUSIC AWARDS 2006, na categoria de Best Portuguese Act.

Em 2007 lançaram a compilação "Matéria Prima (1997-2007)" com temas dos seus quatro álbuns incluindo também temas novos e inéditos. Fizeram a apresentação do disco nas FNAC de Braga, grande Porto e grande Lisboa.

Os Mind da Gap editaram em 2010 um novo álbum que contou com os singles de avanço Abre os Olhos e A Essência [1] [2] .

Imprensa[editar | editar código-fonte]

“Há pérolas no disco, que evidenciam o lugar de destaque ocupado por Serial na produção hip-hop nacional…Edição Ilimitada é um disco globalmente bem disposto, filtrado por um instrumental de luxo que é uma maravilha hiper tecnológica” IN – Público (Y)

“Edição Ilimitada” o melhor álbum, dos Mind Da Gap, é um álbum hi-tec, desmesurado, depurado, pop…” IN Blitz

“Os MDG ganham taça Ibérica por muitos pontos e estão na frente do hip hop Europeu.” - in Alabama (Espanha)

“MDG têm um álbum de um grande standard de qualidade, com poderosas e contundentes rimas (álguem disse que o português não é musical?). ‘Sem Cerimónias’ é um exemplo comparável a qualquer artista do ‘outro lado do oceano’... façam um favor: comprem-no já.” - in On The Rocks (Espanha)

“Um dos mais ambiciosos e excitantes discos dos ultimos tempos. Os MDG conseguem chegar à verdadeira essencia do hip hop e ficar com o seu melhor. Não existem dúvidas... os MDG só podem ser comparados com os melhores". - in Mondo Sonoro (Espanha)

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título
1995 Mind da Gap
1996 Flexogravity
1997 Sem Cerimónias
2000 A Verdade
2002 Suspeitos do Costume
2006 Edição Ilimitada
2008 Matéria Prima (1997-2007)
2010 A Essência
2012 Regresso ao Futuro

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Antena 3 Ouve a nova canção dos Mind Da Gap
  2. Antena 3 Vídeo: "A Essência"
Portal A Wikipédia possui o
Portal do Hip Hop
Flag of Portugal.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical de Portugal, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.