Mindelo (Vila do Conde)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 Portugal Mindelo  
—  Freguesia  —
Padrão Comemorativo do Desembarque no Mindelo
Padrão Comemorativo do Desembarque no Mindelo
Brasão de armas de Mindelo
Brasão de armas
Localização no concelho de Vila do Conde
Localização no concelho de Vila do Conde
Mindelo está localizado em: Portugal Continental
Mindelo
Localização de Mindelo em Portugal
41° 18' 52" N 8° 42' 56" O
País  Portugal
Concelho VCD1.png Vila do Conde
 - Tipo Junta de freguesia
Área
 - Total 5,74 km²
População (2011)
 - Total 3 491
    • Densidade 608,2/km2 
Gentílico: Mindelense
Correio electrónico geral@jf-mindelo.pt
Sítio www.jf-mindelo.pt

Mindelo é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila do Conde[1] , com 5,74 km² de área (2013)[2] , 3 491 habitantes (2011)[3] e densidade populacional de 608,2 hab/km².

Localização[editar | editar código-fonte]

Mindelo é uma freguesia do Concelho de Vila do Conde, distrito do Porto,Portugal, inserida na Área Metropolitana do Porto, na zona costeira Noroeste de Portugal. Dista cerca de 5 km da sede do Concelho, 10 km do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, 15 km do Porto de Mar da Póvoa de Varzim e 20 km da cidade do Porto. Tem como freguesias confrontantes: Fajozes pelo norte, Fajozes e Gião pelo nascente, Modivas e Vila Chã pelo sul e o Oceano Atlântico pelo poente.

Acessos pela EN13 ou A28, ou pela linha B do Metro do Porto.

Economia[editar | editar código-fonte]

A agro-pecuária, a indústria tradicional e de ponta, os serviços e o turismo, constituem as principais actividades económicas da freguesia.

Sociedade e Educação[editar | editar código-fonte]

A Freguesia tem um movimento associativo forte e empenhado em contribuir para o desenvolvimento social da população. A Associação dos Amigos de Mindelo para a Defesa do Ambiente, a Associação Cultural e Desportiva de Mindelo (ACDM), a Associação Recreativa Rancho Regional de Mindelo (ARRRM), o Centro Social de Mindelo – IPSS e o Corpo Nacional de Escutas – Agrup. 572, têm tido um papel notável, pelas acções que têm desenvolvido em prol do Ambiente, da Cultura, do Desporto, do Recreio, da Solidariedade e da Formação.

A Educação é assegurada pelos Jardins de Infância e Escolas do 1º ciclo do Carvalhal e da Areia e pelo Agrupamento Vertical de Escolas do Mindelo - Escola Básica D.Pedro IV [1].

Mindelo é a primeira Freguesia do País com um processo de Agenda 21 local, forma de envolvimento da comunidade na identificação de problemas e na definição de prioridades, rumo ao Desenvolvimento Sustentável e à Qualidade de Vida.

Património e História[editar | editar código-fonte]

O documento mais antigo com referências a Mindelo Vila do conde data de 1068 e refere-se a um trespasse aqui efectuado.

Outros documentos anteriores ao ano de 1100 citam a vila de Amidjelus, que viria a dar o nome a Mindelo. Integra desde 1836 o município de Vila do Conde. Como nota histórica relevante, de referir o desembarque do exército liberal, comandado por D. Pedro IV, nas praias entre Mindelo e Pampolide, em 8 Julho de 1832, cujos soldados ficaram conhecidos por Bravos do Mindelo.

É a esta freguesia a que se deve o nome da cidade do Mindelo na ilha de São Vicente, em Cabo Verde.

Do património arquitectónico religioso constam a igreja paroquial de S. João Evangelista (século XVIII) e a capela de S. Pedro dos Mareantes (século XX).

De referir ainda outros edifícios com interesse arquitectónico associados à actividade agrícola, nomeadamente na rua do Covelo e na rua de Paredes, bem como o edifício da "Vila Corina" ou da “Vila Belo Horizonte” (século XIX), onde já funcionou o liceu.

Desporto[editar | editar código-fonte]

A freguesia de Mindelo possui excelentes condições costeiras para a prática de desportos de mar.

O surf, o bodyboard e, mais recentemente, o kitesurf são desportos praticados diariamente nas praias locais, por dezenas de atletas provenientes do Grande Porto.

Há duas zonas ideais para a prática de desportos de mar - a praia do Pinhal e, mais a norte, no cotovelo marítimo localizado em frente ao maciço rochoso (guilhado).

O surf e o bodyboard começaram a ser praticados no Mindelo, com regularidade, a partir de 1990. Também a prática da pesca desportiva e lúdica de mar encontra condições ideais em toda a sua frente marítima. Na zona de areais o surfcasting. Nas zonas de rocha, a pesca com bóia, a chumbadinha e o spinning. Muita variedade de espécies de peixes são pescados ao longo do ano.

Principais Eventos[editar | editar código-fonte]

  • Festival de concertinas e cantares ao desafio (Primavera)
  • Festa de São Pedro (finais de Junho)
  • Festa do Padroeiro, São João Evangelista (primeiro Domingo de Agosto)
  • Festival Folclórico (segundo Domingo de Agosto)
  • Festas do Menino, cortejos de Natal em honra do Menino de Deus

Reserva Ornitológica de Mindelo[editar | editar código-fonte]

A Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM) é a única área costeira na Área Metropolitana do Porto que mantém as suas características naturais. Com uma área de cerca de 600 ha é formada por um conjunto de praias e dunas embrionárias e interiores, campos agrícolas e manchas florestais, sendo atravessada pela Ribeira de Silvares. Por essa razão é alvo de diversos estudos científicos, nomeadamente, o estudo das aves (ornitologia). Por aqui passam mais de 150 espécies de aves, existindo também mamíferos e uma grande variedade de espécies de anfíbios. Foi, em 1957, a primeira área protegida criada em Portugal.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro (Reorganização administrativa do território das freguesias) (pdf) (em português). Diário da República eletrónico. Página visitada em 6 de Abril de 2014. Cópia arquivada em 6 de Janeiro de 2014.
  2. Áreas das freguesias, municípios e distritos da CAOP2013 (em português). Direcção-Geral do Território (2013). Página visitada em 6 de Abril de 2014. Cópia arquivada em 4 de Dezembro de 2013. "Separador Areas_Freguesias_CAOP2013"
  3. População residente, segundo a dimensão dos lugares, população isolada, embarcada, corpo diplomático e sexo, por idade (ano a ano) (em português). Instituto Nacional de Estatística. Página visitada em 6 de Abril de 2014. Cópia arquivada em 4 de Dezembro de 2013. "Informação no separador "Q601_Norte""