Mineirinho (refrigerante)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mineirinho (refrigerante)
Tipo Refrigerante
Definição Normal
Sabor Chapéu-de-couro
Cor Caramelo
Origem  Brasil
Lançamento 1940
Fabricante Indústria de Bebidas Reflexa Ltda
Distribuidor Indústria de Bebidas Reflexa Ltda
Comercialização Regional
Slogan Sua vida com um sabor só seu
Variante(s)
  • Mineirinho Diet
  • Mineirinho Zero
Website www.mineirinho.net

Mineirinho é um refrigerante brasileiro com extrato de guaraná e chapéu-de-couro, fabricado na cidade de São Gonçalo e distribuído principalmente no Estado do Rio de Janeiro, e encontrado com mais facilidade no comércio de Niterói, São Gonçalo e Leste Fluminense. Tradicionalmente associado à cidade de Niterói, o Mineirinho ganhou popularidade regional como referência cultural e industrial fluminense.

História[editar | editar código-fonte]

O refrigerante da marca Mineirinho foi criado em Minas Gerais pelo químico Eugenio Auvray , tendo sua primeira fábrica sido instalada na cidade de Ubá no início da década de 1940. O refrigerante é feito a partir do extrato da planta da flora brasileira chapéu-de-couro. No ano de 1946, em virtude da demanda na produção, sua fabricação foi transferida para o Estado do Rio de Janeiro na cidade de Niterói. No mesmo ano, a razão social da fábrica modificou-se de "Sociedade Industrial de Refrigerantes Fusano Ltda" para "Sociedade Industrial de Refrigerantes Flexa Ltda". As primeiras versões do rótulo do Mineirinho não descreviam os ingredientes. Em 1978, a linha de produção passou para um novo parque industrial na cidade de São Gonçalo onde o refrigerante é fabricado desde então. Em 1989, foi lançado o Mineirinho em garrafas PET de 2 litros e de 350 mililitros. Nos anos 1990, o refrigerante passou a mencionar o chapéu-de-couro como ingrediente; Na década de 1990, a razão social mudou para "Indústria de Bebidas Reflexa Ltda". No início da década de 2000, o refrigerante Mineirinho começou a ser oficialmente referido como um refrigerante de guaraná com chapéu-de-couro. O produto se estabeleceu como tipicamente regional, sendo amplamente distribuído nas cidades de Niterói, São Gonçalo e outras cidades fluminenses[1] [2]

Variantes da marca[editar | editar código-fonte]

Com uma coloração escura e visualmente semelhante aos refrigerantes de cola, o refrigerante Mineirinho é comercializado em embalagens PET de 350 mililitros e 2 litros nas seguintes variantes:[2]

  • Mineirinho Diet (a partir da década de 1990).
  • Mineirinho Zero (Lançado em 2008).

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Tornaram-se típicos nos bares de Niterói as placas do Mineirinho que traziam o logotipo do refrigerante inscrito na tradicional elipse verde e acompanhado dos slogans como "Refrigerante Salutar" ou "Muito Mais Refrigerante". Porém, a distribuição na cidade do Rio de Janeiro costuma ser modesta e pouco regular. O fato reforça a percepção do produto como uma espécie de símbolo cultural niteroiense e, em menor grau, fluminense. Por possuir, em sua composição, extrato de chapéu-de-couro, o produto também é procurado pelas propriedades diuréticas da planta.

Referências

  1. ABIR. O timeline da indústria de refrigerantes. Disponível em: http://www.abir.org.br/article.php3?id_article=395 Acessado em: abril de 2010.
  2. a b MINEIRINHO. História. Disponível em: http://www.mineirinho.net Acessado em: abril de 2010.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]