Mineirinho (refrigerante)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mineirinho (refrigerante)
Tipo Refrigerante
Definição Normal
Sabor Chapéu-de-couro
Cor Caramelo
Origem minas gerais  Brasil
Lançamento 1940
Fabricante Indústria de Bebidas Reflexa Ltda
Distribuidor Indústria de Bebidas Reflexa Ltda
Comercialização Regional
Slogan Sua vida com um sabor só seu
Variante(s)
  • Mineirinho Diet
  • Mineirinho Zero
Website www.mineirinho.net

Mineirinho é um refrigerante brasileiro com extrato de guaraná e chapéu-de-couro, fabricado na cidade de São Gonçalo e distribuído principalmente no Estado do Rio de Janeiro, e encontrado com mais facilidade no comércio de Niterói, São Gonçalo e Leste Fluminense. Tradicionalmente associado à cidade de Niterói, o Mineirinho ganhou popularidade regional como referência cultural e industrial fluminense.

História[editar | editar código-fonte]

O refrigerante da marca Mineirinho foi criado em Minas Gerais pelo químico Eugenio Auvray , tendo sua primeira fábrica sido instalada na cidade de Ubá no início da década de 1940. O refrigerante é feito a partir do extrato da planta da flora brasileira chapéu-de-couro. No ano de 1946, em virtude da demanda na produção, sua fabricação foi transferida para o Estado do Rio de Janeiro na cidade de Niterói. No mesmo ano, a razão social da fábrica modificou-se de "Sociedade Industrial de Refrigerantes Fusano Ltda" para "Sociedade Industrial de Refrigerantes Flexa Ltda". As primeiras versões do rótulo do Mineirinho não descreviam os ingredientes. Em 1978, a linha de produção passou para um novo parque industrial na cidade de São Gonçalo onde o refrigerante é fabricado desde então. Em 1989, foi lançado o Mineirinho em garrafas PET de 2 litros e de 350 mililitros. Nos anos 1990, o refrigerante passou a mencionar o chapéu-de-couro como ingrediente; Na década de 1990, a razão social mudou para "Indústria de Bebidas Reflexa Ltda". No início da década de 2000, o refrigerante Mineirinho começou a ser oficialmente referido como um refrigerante de guaraná com chapéu-de-couro. O produto se estabeleceu como tipicamente regional, sendo amplamente distribuído nas cidades de Niterói, São Gonçalo e outras cidades fluminenses[1] [2]

Variantes da marca[editar | editar código-fonte]

Com uma coloração escura e visualmente semelhante aos refrigerantes de cola, o refrigerante Mineirinho é comercializado em embalagens PET de 350 mililitros e 2 litros nas seguintes variantes:[2]

  • Mineirinho Diet (a partir da década de 1990).
  • Mineirinho Zero (Lançado em 2008).

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Tornaram-se típicos nos bares de Niterói as placas do Mineirinho que traziam o logotipo do refrigerante inscrito na tradicional elipse verde e acompanhado dos slogans como "Refrigerante Salutar" ou "Muito Mais Refrigerante". Porém, a distribuição na cidade do Rio de Janeiro costuma ser modesta e pouco regular. O fato reforça a percepção do produto como uma espécie de símbolo cultural niteroiense e, em menor grau, fluminense. Por possuir, em sua composição, extrato de chapéu-de-couro, o produto também é procurado pelas propriedades diuréticas da planta.

Referências

  1. ABIR. O timeline da indústria de refrigerantes. Disponível em: http://www.abir.org.br/article.php3?id_article=395 Acessado em: abril de 2010.
  2. a b MINEIRINHO. História. Disponível em: http://www.mineirinho.net Acessado em: abril de 2010.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]