Mineirinho Vivo ou Morto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mineirinho Vivo ou Morto
 Brasil
1967 • cor • 90 min 
Direção Aurélio Teixeira
Roteiro Aurélio Teixeira
Braz Chediak
Elenco Jece Valadão
Leila Diniz
Fábio Sabag
Gracinda Freire
Género Policial
Idioma português
Página no IMDb (em inglês)

Mineirinho Vivo ou Morto é um filme brasileiro de 1967 do gênero "policial", dirigido e co-escrito por Aurélio Teixeira. Conta a história do criminoso José Rosa do Nascimento, apelidado pela imprensa sensacionalista de "Mineirinho".Sílvio César, que havia protagonizado o filme alterior do diretor, "Na Onda do Iê-Iê-Iê" (1966), canta a música-tema.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Zezé é um trabalhador comum que ama sua namorada Maria das Graças. Sua vida sofre uma reviravolta quando uma mulher desconhecida entra no bar onde estava e lhe pede ajuda contra três homens que a perseguiam. Zezé tenta impedir que os bandidos agridam a mulher e é violentamente espancado. Achando que vai morrer, Zezé mata o líder dos bandidos com uma garrafada na cabeça. Nesse momento é ouvida a sirene da polícia e todos fogem, inclusive Zezé que é levado pela mulher que se chama Isabela para um barraco no Morro da Mangueira, onde ela vai cuidar de seus ferimentos.

A vítima de Zezé era uma bandido temido e a imprensa sensacionalista abre grandes manchetes sobre o caso, apelidando Zezé de Mineirinho. A polícia continua a investigar e sobe o Morro, mas no caminho acontece um tiroteio com o traficante Cobrinha e seu bando, que também estavam atrás de Isabela. Os três policiais que estavam na ação são mortos e a imprensa atribui os crimes a "Mineirinho", que assim se torna o "Inimigo Público Número Um". O Comissário Geraldo e seus homens entram no caso, cercam o morro e começam a vigiar a namorada de Zezé. Mas Zezé consegue escapar do cerco com a ajuda de Isabela e de bandidos (Neném, Caveira, Cabo, Onofre) e moradores da favela. Revoltado com a situação, Zezé reage com violência e começa a liderar os bandidos em várias ações criminosas e também se torna um "benfeitor" da favela agindo como um "Robin Hood", o que acirra ainda mais a perseguição a ele por parte das autoridades e da polícia.

Ver também[editar | editar código-fonte]