Mineração da Web

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Portal A Wikipédia possui o portal:

A Mineração na Web, ou Web Mining, é uma metodologia de recuperação da informação, que usa ferramentas de mineração de dados para extrair informações tanto do conteúdo das páginas e de sua estrutura de relacionamentos (links), quanto dos registros de navegação dos usuário.

Neste sentido, podemos dividir a Mineração da Web em três variantes:

  1. Mineração do Conteúdo da Web, ou Web Content Mining;
  2. Mineração da Estrutura da Web, ou Web Structure Mining;
  3. Mineração dos Registros de Navegação na Web, ou Web Usage Mining.

Mineração do Conteúdo da Web[editar | editar código-fonte]

O processo de mineração do conteúdo da web consiste em analisar textos, imagens e outros componentes presentes nos documentos HTML. Esta técnica é essencialmente utilizada como forma de facilitar o acesso ao conteúdo predominantemente desestruturado encontrado nestes tipos de documento. Dentre as principais utilizações, destacam-se a categorização automática das páginas HTML e indexação do conteúdo.

Mineração da Estrutura da Web[editar | editar código-fonte]

Estuda o relacionamento entre as páginas da web através de seus hiperlinks.

Mineração dos Registros de Navegação da Web[editar | editar código-fonte]

Basicamente é a análise dos registros de navegação dos usuários nos documentos da internet. A principal utilização é a descoberta de padrões de navegação que podem ajudar a melhorar a navegabilidade dos sítios publicados. É também uma das técnicas básicas para a implementação do processo de Personalização da Busca, que permite a utilização de um contexto próprio na busca de documentos na internet possibilitando a geração de um resultado personalizado e é a base do novo modelo de busca utilizado pelo Google.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.