Ming-Na

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde agosto de 2009).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Ming-Na
溫明娜
Nascimento 20 de Novembro de 1963 (51 anos)
Ilha Coloane, Macau
Nacionalidade Chinesa
Ocupação Atriz

Ming-Na Wen (chinês: 温明娜, pinyin: Wēn Míng-Nà) (20 de novembro de 1963) é uma atriz sino-americana.

Ela foi creditada, em suas atuações, com e sem o seu sobrenome, mas a maioria dos créditos desde 1990 esteve sem sobrenome.

Ela é bem conhecida por ser a voz de Fa Mulan nos filmes Mulan e Mulan II e da série de vídeo games Kingdom Hearts, e como Dra.Jing-Mei "Deb" Chen no drama médico ER da NBC.

Ela também apareceu em quatro episódios da comédia, Two and a Half Men, como a juíza divorciada Linda Harris, um dos interesses românticos de Charlie Harper. A atriz voltou à televisão , em outubro de 2009, como a personagem Camile Wray em Stargate Universe.

Entre os papeis notáveis no cinema podem ser creditados June Woo de Clube da boa sorte e da felicidade, Chun-li em Street Fighter - O Filme).

Atualmente é parte do elenco da série Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D[1]

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Ming-Na nasceu na ilha de Coloane, Macau, território então Português ( devolvido à China em 1999). O seu nome em chinês significa iluminação.

A sua mãe Lin Chan Wen se divorciou do seu pai quando Ming-Na era apenas um bebê. Ela tem um irmão mais velho chamado Jonathan. Após o divórcio, mudaram para Hong Kong, aonde a sua mãe se tornou uma enfermeira. Então a sua mãe conheceu o futuro marido Soo Lim Yee, um empresário chinês-americano. Eles logo se casaram e aos 4 anos de idade, Ming-Na se mudou com a sua família para o Queens, em Nova York. Cinco anos mais tarde, mudaram-se para Pittsburgh, cidade natal de Yee, aonde a sua família dirige o restaurante Chinatown Inn. Jonathan e o seu meio-irmão, Leong, agora gerenciam este restaurante.

Lutando para se ajustar na escola secundária, Mt. Lebanon no subúrbio de Pittsburgh, ela mudou o seu nome para Maggie & Doris. Ela encontrou a paixão pela atuação ao aparecer em uma peça da terceira classe na Páscoa, onde ela interpretou o "coelho klutzy". A sua mãe não estava animada sobre o seu desejo de atuar, ela preferia que ela se graduasse em medicina. No entanto, Ming-Na formou-se na Carnegie Mellon University com uma licenciatura em teatro com o título de Bacharelada em Belas Artes em Drama, a mesma Universidade que o produtor de "ER", John Wells, freqüentou.

Ela conseguiu o seu primeiro emprego atuando em 1988 na novela "As the World Turns" (1956). Ela se casou com o escritor de filme americano Kirk Aanes em 1990, mas eles se divorciaram em 1993.

A sua grande chance veio quando ela foi lançada em O Clube da Felicidade e da Sorte (1993). Quando ela precisou de um parceiro para a estréia do filme, o seu instrutor de atuação enviou um dos seus alunos, Eric Michael Zee. Os dois começaram a namorar em 1994, depois Ming-Na mudou-se definitivamente para Los Angeles, se casaram em 16 de junho de 1995 e tiveram dois filhos, Michaela e Cooper Dominic.

Ming-Na abandonou o seu sobrenome, Wen, na época. Ela diz que agora é como Ann-Margret.

Zee é um roteirista e, com Ming-Na, gerencia o At Last, uma banda de meninos da Ásia.


Desde 2007, ela e a sua família vivem na pequena cidade de Calabasas, que possui 35 km² e aproximadamente 23 mil habitantes, na Califórnia.

As suas medidas atuais são : altura = 1,52 m e 34/25/34 busto/cintura/quadril.

Carreira[editar | editar código-fonte]

O papel mais conhecido da Ming-Na é a da médica Dra.Jing-Mei "Deb" Chen em ER. Ela primeiro atuou como convidada na 1° temporada. Cinco anos depois, ela foi convidada de novo, como personagem regular durante a 6 ° temporada e continuou no seriado até a sua 11° temporada.

Ming-Na estrelou a versão cinematográfica do romance de Amy Tan, The Joy Luck Club, e fez Chun-Li em Street Fighter.

Ela apareceu como convidada na comédia The Single Guy com quem atuou ao lado de Jonathan Silverman.

Ming-Na emprestou a sua voz para o filme de animação da Disney,Mulan, e a sua seqüência Mulan II, como também reprisou o seu papel no videogame da Square Enix/Disney - Kingdom Hearts II, Aki Ross no filme de animação computadorizada Final Fantasy: The Spirits Within, e a detetive Ellen Yin nas séries animadas The Batman. Ela também era a atriz que dá a voz para Jade, um personagem secundário na série de animação da HBO, Spawn.

No ano de 2004, ela participou do Hollywood Home Game on the World Poker Tour, e ganhou.

Em setembro de 2005, ela estrelou o seriado drama da NBC Inconceivable como a personagem principal, Rachel Lu. Porém, a exibição do seriado foi cancelada depois de 2 episódios, mesmo tendo a 1ª temporada 10 episódios já gravados possivelmente por se tratar de um assunto delicado, a da reprodução assistida e das relações pessoais entre os médicos.

O próximo papel na TV foi de uma agente do FBI na FOX no seriado dramático Vanished, que estreou no outono de 2006 e foi cancelado 3 meses depois.

Ela também fez um pequeno papel como uma professora de universidade e, George Lopez, seriado da TV.

No dia 8 de outubro à 29 de outubro de 2007, Ming-Na ( como "Ming Wen") apareceu em quatro episódios no seriado da CBS, Two and a Half Men, fazendo o interesse amoroso de Charlie Haper, uma juíza divorciada de 40 anos, Linda Harris, com a idade próxima a dele.

Em 2008 de novembro, ela fez uma participação em séries como Private Practice e Boston Legal.

No dia 5 e 6 de dezembro de 2008, Ming-Na estrelou em uma produção beneficente do musical Grease com "Stuttering" John Melendez no Class Act Theatre.

Ming-Na foi escalada para a série Stargate Universe como a diplomata política Camille Wray.

Em 2013 (e atualmente) Ming-Na está estrelando em Marvel Agents os S.H.I.E.L.D como a agente Melinda May, na série May é perito em combate e espionagem, piloto e especialista em artes marciais. A série é transmitida pelo canal Americano ABC todas as terça-feiras.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Outras Notas
1992 Rain Without Thunder "Uudie" Prisoner
1993 The Joy Luck Club Jing-Mei "June" Woo
1994 Terminal Voyage Han
Hong Kong 97 Katie Chun
Street Fighter Chun-Li Zang
1997 One Night Stand Mimi Carlyle
1998 12 Bucks Gorgeous
Mulan Fa Mulan Voz
1999 Spawn 3: Ultimate Battle Jade/Lisa Wu Voz
2001 Aki's Dream Dr. Aki Ross Voz
Final Fantasy: The Spirits Within Dr.Aki Ross Voz
2002 A Ribbon of Dreams Mei-Ling Voz
Teddy Bears' Picnic Katy Woo
2003 The Bronx Bunny Show s1 e1 Talkshow
2004 Perfection Woman
Mike's Super Short Show
Mulan II (V) Fa Mulan Voz
The Batman Ellen Yin Voz
2005 The World of Mulan Fa Mulan Voz
2006 Kingdom Hearts II Fa Mulan Voz
2008 Prom Night Dr. Elisha Crowe
Boston Legal Ming Wang Shu Convidada
Private Practice Kara Convidada
2009 Push Emily Hu Supporting Actress
Stargate Universe Camille Wray Supporting Actress
2013 Marvels Agents of SHIELD Melinda May

Referências[editar | editar código-fonte]

Links[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ming-Na