Minibaja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Bajas são veículos construídos para competições entre estudantes de engenharia. O nome vem dos veículos Baja, que eram carros de corrida construídos por amantes de aventura off-road e que corriam no deserto de Baja nos Estados Unidos.

Os veículos[editar | editar código-fonte]

Os veículos são compostos de 1 motor padrão da marca Briggs & Stratton de pequena potência, 10 CV, transmissão por CVT (a maioria, alguns usam caixa de marchas de motocicletas), habitáculo em forma de gaiola de tubos, obrigatoriamente de aço com resistência mecânica igual ou superior ao SAE 1020, pneus off-road usados em ATVs.

Regras[editar | editar código-fonte]

Existem certas regras para se dirigir e construir uma minibaja. Caso estejam fora das regras os competidores donos dos minibajas serão imediatamente desclassificados.

  • O veículo deve ter quatro ou mais rodas e ser capaz de transportar pessoas com até 1,90 m de altura, pesando 113,4 kg (250 lbs). Veículos com três rodas são expressamente proibidos.
  • O veículo deve ser capaz de operar seguramente sobre terrenos acidentados, incluindo pedras, areia, troncos de árvore, lama, grandes inclinações e lâminas de água em qualquer ou todas as combinações e em qualquer condição climática. O veículo deve ter tração suficiente para vencer os obstáculos e distância adequada do solo.
  • Todos os veículos devem mostrar seus números de identificação na frente, em ambas laterais, na parte superior (acima dos 4 pontos da gaiola de proteção – Roll Hoop Overhead - RHO) e recomenda-se o uso na parte traseira.

Competição[editar | editar código-fonte]

São realizadas duas competições por ano, uma regional e outra nacional, sendo que a universidade vencedora, segunda e terceira colocada nesta competição, sem ser da mesma instituição, têm direito de representar o Brasil na etapa realizada nos EUA, onde o Brasil já se sagrou campeão com a equipe da UFRN em 1998 e FEI, bicampeã em 2007.

Organização[editar | editar código-fonte]

Atualmente a entidade que organiza a competição de minibaja no Brasil é a SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, antiga Sociedade de Engenheiros Automotivos).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Automobilismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.