Minibloq

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde agosto de 2013).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.

Esta página esta em construção e será constantemente atualizada e recebendo adição de conteudo no decorrer da tradução do material original

Introdução[editar | editar código-fonte]

Minibloq é um ambiente de programação gráfica(o icónica) que tem por principal objetivo facilitar a programação e sua aprendizagem, seja a crianças, principiantes, e pessoas com poucos conhecimentos de informática. Minibloq é um projeto ativo e em permanente evolução, e é possivel que no futuro sirva tambem como linguagem genérica para todo tipo de aplicações e para usuarios avançados. Atualmente está orientado especialmente para a programação de dispositivos de computação física e robótica, tais como kits Multiplo, placas Arduino, etc..

  • Algumas das principais características de Minibloq são:

Fácil: Só alguns clicks, e seu primeiro programa estará funcionando.

Geração de código em tempo real: Cria o código a medida que agregas blocos ou modificas parametros, mostrando instantaneamente numa janela com sintaxe colorida. Desta forma, Minibloq facilita a transição para a programação baseada em texto.

Controle de erros em tempo real: Minibloq marca em vermelho todos os erros e parametros incompletos a medida que o programa é criado.

Interface de usuario avançado: Drag & drop com autopan, Zoom, cortar e colar, janelas acoplaveis e navegação no editor tanto por mouse como por teclado são só algumas das características da interface de usuario (GUI) de Minibloq. E há mais...

Terminal incorporado: Permite receber e enviar dados da placa através de portas USB ou serial.

Solução”tudo em um”: O software vem pronto para usar, incluindo todo o necessario. Não ha necessidade de instalar outras bibliotecas,ferramentas de software, etc..

Portable: Não requer instalação (exceto para os drivers de dispositivos, como os necessarios para que funcionem placas como Arduino™). Pode inclusive ser executado a partir de um pendrive flash. Não requer conexão a Internet para funcionar, ja que reside completamente na máquina na qual esta sendo executado. E mais: você pode ter diferentes copias do Minibloq, inclusive configuradas para trabalhar com diferente hardware, todos rodando ao mesmo tempo no mesmo computador.

Rápido: Minibloq é uma nativa, compilada com C++ (gcc), utilizando uma biblioteca chamada wxWidgets. Por esta razão, é perfeitamente apto para funcionar em pequenos computadores, tais como netbooks. Tambem, compila realmente rápido teus programas, ja que contem código precompilado.

Modular e expansivel: Os usuarios avançados podem criar seus proprios blocos (nas próximas versões serão implementadas novas facilidades para a criação de novos blocos de forma rápida e simples).

Como Funciona[editar | editar código-fonte]

Minibloq é um gerador de código. Cada bloco de código é configurado em XML. Em sua primeira versão, permite ver o código de geração (para este fim utiliza Scintilla). Aqui estão alguns exemplos de código gerado para Arduino:

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Minibloq + OLPC + Arduino.

O Minibloq é multi-plataforma.

E pode ser obtido em download, na sua versão atual.

Documentação[editar | editar código-fonte]



Referências[editar | editar código-fonte]

Links externos[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Minibloq


Artigos na Web[editar | editar código-fonte]