Ministério das Relações Exteriores (França)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde fevereiro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Logo de la République française.svg
Ministério das Relações Exteriores
Ministère des Affaires étrangères
Quai d'Orsay 37, 7e, Paris
www.diplomatie.gouv.fr
Criação 1547
A entrada de honra para o edifício do Ministério em Quai d'Orsay.
A entrada de honra para o edifício do Ministério em Quai d'Orsay.
Atual ministro Laurent Fabius
Atual Ministro-delegado Thierry Repentin
Orçamento 5,1 milhões (2011)

O Ministério das Relações Exteriores da França (em francês: Ministère des Affaires étrangères), tem sede localizada no Quai d'Orsay em Paris, próximo à Assembleia Nacional Francesa.

O Ministro das Relações Exteriores (em francês: ministre des Affaires étrangères) no governo da França é o chefe de gabinete responsável pelas relações exteriores da França. "Quai d'Orsay" é frequentemente utilizado como uma metonímia para o ministério. Parte da administração central do ministério está localizada em Nantes.

A atual ministra é Laurent Fabius, que também detém o título de Ministra dos Assuntos Europeus (Ministre d'Etat, ministre des Affaires étrangères et européennes).

História[editar | editar código-fonte]

Secretários do Rei tornaram-se especializados, escrevendo correspondências para governos estrangeiros, bem como para negociar tratados de paz.

Os quatro Secretários de Estado franceses, que tinham as relações externas divididas por região em 1589, tornaram-se centralizados, sendo que um deles se foi incumbido a ser o primeiro-secretário, responsável pelas relações internacionais.

A posição de Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros do Antigo Regime foi transformada em ministro dos Negócios Estrangeiros em torno de 1723, [1] e foi renomeada para Ministro dos Negócios Estrangeiros em 1791, após a Revolução Francesa.

Todos os cargos ministeriais foram abolidos em 1794 pela Convenção Nacional e reestabelecidos pelo Diretório.

Por um breve período na década de 1980, o escritório foi renomeado para Ministério das Relações Externas.

Referências