Ministério de louvor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ministério de Louvor)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Ministério de Louvor, Ministério de Louvor e Adoração ou Ministério de Música são os nomes dados em muitas igrejas protestantes e em algumas católicas aos departamentos eclesiásticos encarregados da música litúrgica e aos conjuntos musicais formados por estes departamentos, cujo o intuito é realizar o louvor e a adoração praticando métodos artísticos, especialmente durante os cultos, missas e outras reuniões.

A equipe musical[editar | editar código-fonte]

O título Ministério de Louvor é uma tradução do termo inglês Praise Ministry, pelo fato de seu uso ser extremamente famoso em países de língua anglófona para se referir a bandas com inúmeros músicos e que realizam apresentações espetaculares. Tais bandas geralmente são compostas por: Vocalistas protagonistas, backing vocals coadjuvantes, guitarristas, violonistas, baixistas, tecladistas e baterista. Algumas vezes podem possuir outros instrumentistas, e mais, podem ser acompanhadas por corais, orquestras, dançarinos e atores. No Brasil os ministérios de louvor e adoração adotam e seguem o mesmos modelos (sempre personalizando) utilizados pelos ministérios de louvor internacionais (especialmente pentecostais e católicos carismáticos).

Dignitário Musical[editar | editar código-fonte]

Um Ministro de Louvor, em alguns países é conhecido como: Worship Pastor e Worship Leader; ou ainda Praise Minister, Adoration Minister e Music Minister. Se trata de um músico protestante ou católico responsável pela liderança de um ministério de louvor e adoração. Porém algumas vezes ministro de louvor pode se referir a qualquer músico cristão ou não, que é versado ou aspirante ao "dom" do "Ministério do Louvor", sendo este ou não, líder de um ministério de louvor. Muitos dizem que tal dignidade é oposta a do Ministro do Evangelho ao qual o "dom", pertence ao "Ministério da Pregação".

Indústria da música[editar | editar código-fonte]

Muitos ministérios de louvor gravam álbuns, EPs e shows com suas canções, quase sempre em tomadas ao vivo em seus próprios templos ou em celebrações campais utilizando equipamentos audiovisuais comandados por técnicos do áudio e do vídeo. Mas há também ministérios de louvor e adoração que para ter à disposição recursos profissionais como equipamentos high tech, ambientes de alta qualidade acústica e visual, elaboração e publicação álbuns de estúdio, vídeoclipes, shows, remuneração e copyright se tornam profissionais do elenco de diversas gravadoras, sejam elas globais ou independentes: Sony Music, Warner Music Group, Universal Music Group, EMI, Som Livre, Radar Records, SBT Music, etc. Há uma terceira opção considerada também bastante eficaz; igrejas, empresas e instituições decidem investir na Indústria fonográfica e constituem suas próprias gravadoras ou estúdios de gravação: MK Music, Line Records, New Music, Graça Music, Gospel Records, Art Gospel, Sião Records, BV Music, Central Gospel Music, Etni, Square Records, Paulinas-COMEP, 7 Taças, etc.

Conjuntos proeminentes[editar | editar código-fonte]

Alguns dos ministérios de louvor que se destacam, no Brasil, são: o Diante do Trono (ministério de louvor da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte), o Renascer Praise (ministério de louvor da Igreja Apostólica Renascer em Cristo sede, em São Paulo), o Ministério de Louvor Apascentar ou Toque no Altar e o Ministério Trazendo a Arca (grupos musicais da igreja evangélica Ministério Apascentar, em Nova Iguaçu; o Ministério Adoração e Vida (da Igreja Católica Apostólica Romana, em São José dos Campos), o Ministério Voz da Verdade (da Igreja Evangélica Voz da Verdade, em Santo André), etc. Em outros países há vários eminentes ministérios de louvor, como o Hillsong United (conjunto musical da Hillsong Church, em Sydney) por exemplo.

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Ver Ainda[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.