Minor Planet Center

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Nuvola apps important.svg
A tradução deste artigo ou se(c)ção está abaixo da qualidade média aceitável.
É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este artigo conforme o guia de tradução.

O Minor Planet Center (em português, Centro de Planetas Menores) é uma organização que opera no Observatório Astrofísico Smithsonian (Smithsonian Astrophysical Observatory — SAO), e que é parte do Centro para a Astrofísica (Center for Astrophysics — CfA) junto com o Observatório da Faculdade de Harvard (Harvard College Observatory — HCO). Deve o seu nome oficial ao facto de, historicamente, os asteroides terem sido conhecidos como planetas menores. Desde a resolução de 2006, a União Astronómica Internacional (UAI) recomenda que o termo planeta menor deva, de uma forma geral, cair em desuso por ser demasiado ambíguo.[1] Não obstante, para já, o Minor Planet Center tem mantido o seu nome tradicional.
Sob os auspices da UAI, é a organização oficial na carga de coletar dados observacionais para asteroides e cometas, calculando suas órbitas e publicando esta informação através das Circulares de Planetas Menores (Minor Planet Circulars).[2] Funciona um número de serviços on line gratuitos para observadores ajudá-los a observar asteróides e cometas. O catálogo completo de órbitas de asteróides (MPCORB, na sigla em inglês, às vezes referido como "Catálogo de Planetas Menores") pode ser baixado da Internet gratuitamente.

Referências

  1. Questions and Answers on Planets (em inglês) U.A.I.. Visitado em 11 de Agosto de 2013.
  2. Minor Planet Center (em inglês). Visitado em 6 de fevereiro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]