Miracle on 34th Street (1947)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Miracle on 34th Street
De Ilusão Também se Vive (PT)
De Ilusão Também se vive / Milagre na Rua 34 (DVD) (BR)
 Estados Unidos
1947 • pb • 96 min 
Direção George Seaton
Roteiro Valentine Davies (história)
George Seaton (roteiro)
Elenco Maureen O'Hara
John Payne
Natalie Wood
Edmund Gwenn
Harry Antrim
Género Comédia natalina
Idioma língua inglesa
Página no IMDb (em inglês)

Miracle on 34th Street (De Ilusão Também se Vive no Brasil e em Portugal; Milagre na Rua 34 no Brasil) (DVD) é um filme estadunidense de 1947 do gênero comédia natalina, escrito e dirigido por George Seaton. O roteiro adaptou uma história de Valentine Davies.

Em 2005 o filme foi selecionado para preservação pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.[1] [2]

Davies escreveu uma curta história baseada no roteiro, publicada pela Harcourt Brace e lançada na mesma época da exibição inicial do filme.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O idoso de longas barbas brancas Kris Kringle passeia pelas ruas de Nova Iorque e fica indignado quando percebe que o homem fantasiado de Papai Noel na Parada Anual do Dia de Ação de Graças da Loja de Departamentos Macy's está bêbado. Ele reclama com a funcionária da loja encarregada do desfile, Doris Walker, e esta o convence a assumir o lugar dele. Depois Kris vai trabalhar na loja Macy's da Rua 34, atendendo as crianças como Papai Noel.

Kris começa a indicar outras lojas aos pais quando os pedidos de brinquedos feitos pelas crianças não podem ser atendidos pelo estoque da Macy's. Isso se torna uma grande campanha promocional natalina e todos os vendedores da Macy's e de outras lojas são instruidos a fazerem o mesmo, enaltecendo o "espírito natalino".

Kris vai morar com o jovem advogado Fred Gailey, vizinho de Doris, e conhece a filha dela, Susan. Mas a mania de Kris de dizer que é o Papai Noel verdadeiro o faz ser examinado pelo egoista psicólogo da Macy's, o senhor Granville Sawyer. Kris se desilude com as pessoas e volta para um sanatório onde já estivera internado, o que leva a que o advogado Gayley mova um processo no Tribunal de Nova Iorque para provar ser Kris o verdadeiro Papai Noel como afirma.

Premiação[editar | editar código-fonte]

O filme venceu o Oscar para Melhor Ator Coadjuvante (Edmund Gwenn), Melhor História Original (Valentine Davies) e Melhor Roteiro Adaptado. Foi indicado a melhor filme mas perdeu para Gentleman's Agreement.

Adaptações e refilmagens[editar | editar código-fonte]

Existem quatro refilmagens e um musical da Broadway que adapta a história:

Em 1955, foi adaptado para a TV americana com Thomas Mitchell, Macdonald Carey, Teresa Wright e Sandy Descher, na The 20th Century Fox Hour. O programa foi reprisado com o título mudado para Meet Mr. Kringle.

Ed Wynn interpretou Kris em uma adaptação televisiva de 1959. Orson Bean também atuou. O programa foi ao ar a cores pela NBC no dia após o Feriado de Ação de Graças.

Em 1963 a versão como musical da Broadway, chamada Here's Love, foi escrita por Meredith Willson.

Em 1973 houve um filme para televisão com Jane Alexander, David Hartman, Roddy McDowall, Sebastian Cabot, Suzanne Davidson, Jim Backus, David Doyle e Tom Bosley. Foi adaptado por Jeb Rosebrook do roteiro de George Seaton e a direção ficou com Fielder Cook. O primeiro nome da senhora Walker foi mudado para Karen nessa versão.

A refilmagem para o cinema de 1994 (Miracle on 34th Street) foi estrelada por Richard Attenborough, Elizabeth Perkins, Dylan McDermott, J. T. Walsh, Timothy Shea, James Remar, Jane Leeves, Simon Jones, William Windom e Mara Wilson. O roteiro foi adaptado por John Hughes do roteiro de Seaton e a direção foi de Les Mayfield. Macy's não permitiu o uso do seu nome que foi mudado para "Cole's". A loja Gimbels não existia em 1994 e foi substituida pela fictícia "Shopper's Express". Alvin Greenman (Alfred na versão original) interpreta um porteiro.

Nomes dos personagens nas diferentes versões[editar | editar código-fonte]

1947 1955 1959 1963 musical da Broadway 1973 1994
Doris Walker Karen Walker Dorey Walker
Frederick M. Gailey Bill Schaffner Bryan Bedford
Kris Kringle
Susan Walker
Cleo [eliminado]
Papai Noel bêbado [nenhum nome] [nenhum nome] Tony Falacchi
Julian Shellhammer Senhor Shellhammer Marvin Shellhammer Horace Shellhammer Donald Shellhammer
Senhora Shellhammer [eliminado]
Alfred Alfred [eliminado]
Granville Sawyer Dr. Albert Sawyer Dr. William Sawyer Dr. Henry Sawyer [eliminado]
R. H. Macy Mr. Macy R. H. Macy C. F. Cole
Senhor Gimbel Victor Landbergh
Dr. Pierce [eliminado] Dr. Pierce [eliminado]
Juiz Henry X. Harper Juiz Harper Juiz Martin Group Juiz Harper Juiz Henry Harper
Charlie Halloran [eliminado]
Thomas Mara Senhor Mara Thomas Mara Ed Collins
Senhora Mara [eliminado] [eliminado] Rebecca Collins
Loja de Departamentos Macy's Loja de Departamentos Cole's
Loja de Departamentos Gimbels Shopper's Express

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]